Topo

Talitha Morete pede desculpas por caso de racismo em 'É De Casa': 'Errei'

Talitha Morete pede desculpas por caso de racismo em "É de Casa": "Eu errei" - Reprodução/TV Globo
Talitha Morete pede desculpas por caso de racismo em 'É de Casa': 'Eu errei' Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

18/06/2022 07h11Atualizada em 18/06/2022 10h33

O 'É de Casa' (TV Globo) começou com um pedido de desculpas. Após Talitha Morete protagonizar um caso de racismo na edição do último sábado (11), a apresentadora comentou o acontecimento durante os primeiros minutos do programa de hoje.

"Eu queria começar o programa de hoje pedindo desculpas a você de casa. Eu já fiz isso nas redes sociais, mas quero pedir por aqui também, como já fiz com a dona Silene, que eu convidei na semana passada para vir aqui dividir com a gente uma receita dela, de uma cocada maravilhosa", começou.

"E eu pedi à dona Silene que servisse a cocada que ela fez pra gente, quando na verdade eu deveria servi-la. Então, eu errei, quero transformar esse episódio aqui em aprendizado. Serviu de aprendizado não só para mim, mas para muita gente, e eu aproveito para agradecer também ao meu colega Manoel Soares pelo cuidado com a dona Silene. É muito importante quando a gente está num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Então, dona Silene, meu amor, todo o meu amor e meu respeito por você e eu espero e desejo que a senhora venda muita cocada."

No programa do último dia 11, a doceira SIlene foi convidada para apresentar suas cocada. Talitha havia contado que conheceu Silene quando estava fazendo as unhas em um salão de beleza, e resolveu convidar a mulher, negra, para reproduzir a receita no programa.

Quando ela terminou de preparar as cocadas, Talitha entregou a bandeja para que Silene servisse os demais convidados. A doceira levanta, oferece a sobremesa primeiro para a apresentadora, que a abraça. Manoel Soares, único apresentador negro do programa, também levanta e pega a bandeja das mãos da convidada. "Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém", diz.

A atitude de Talitha gerou uma discussão sobre racismo nas redes sociais. Espectadores observaram que Talitha, mulher branca, terceirizou a função de servir para a convidada negra.

No pedido de desculpas feito por Morete em seu Instagram, Manoel Soares comentou pedindo para que o caso sirva de aprendizado:

"Meu desejo é que o resultado desse episódio seja pedagógico e construtivo não só para você, mas para o Brasil. Você é minha amiga e vamos estar juntos nas telas da vida buscando sempre nossa evolução diária como pessoas e comunicadores. Beijo no coração", finalizou.