'Não podemos permitir': famosas pedem apoio contra novo manual do aborto
Após recentes casos envolvendo gravidez de vítimas de estupro, como o da atriz Klara Castanho, o Ministério da Saúde promoverá amanhã uma audiência pública para discutir um manual sobre o aborto.
Carla Araújo, colunista do UOL, informa que o material é chamado por "Atenção Técnica para Prevenção, Avaliação e Conduta nos Casos de Abortamento". Segundo a Comissão Arns, o texto apresenta informações falsas sobre o tema.
Entre outras atrizes, Dira Paes, que interpreta Filó em "Pantanal", compartilhou um posicionamento. Segundo as artistas, o manual "prevê que pessoas que sofreram violência sexual e fizeram um aborto legal sejam investigadas pela polícia".
"Pessoas que engravidaram em decorrência de estupro, que gestam fetos anencéfalos ou que correm risco de morrer caso levem adiante a gestação precisam acessar o serviço de abortamento de forma segura e humanizada", diz o texto também compartilhado pelas atrizes Camila Pitanga e Ana Hikari.
As artistas divulgaram uma campanha contra o manual que será discutido pelo Ministério da Saúde. A cantora Maria Rita, o ator Gregorio Duvivier e o diretor de cinema Kleber Mendonça Filho assinaram a petição.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) se posiciona contra o aborto mesmo em casos que possuem previsão legal, como os de estupro.
O debate está marcado para amanhã, às 8h00, e poderá ser acompanhado pelo canal do ministério no YouTube. Os interessados em contribuir podem participar por meio do endereço eletrônico: audiência.saps@saude.gov.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.