Topo

As aparições de 'Thor' no cinema antes do novo 'Amor e Trovão'

Pré-venda do novo longa solo de Thor já está aberta Imagem: Divulgação

Mariana Assumpção

Da Ingresso.com

28/06/2022 04h00

Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber apresentaram Thor ao cânone da Marvel Comics no início da década de 60 e, quase 50 anos depois de sua estreia nos quadrinhos, o deus do trovão finalmente deu as caras no MCU.

Vivido no Universo Cinematográfico da Marvel pelo ator Chris Hemsworth, o asgardiano é um dos personagens mais queridos pelos fãs dos filmes de super-heróis. Sua força, dignidade e carisma conquistaram a audiência, e agora ele se prepara para estrelar sua quarta aventura solo.

Thor: Amor e Trovão chega aos cinemas no dia 7 de julho, e a pré-venda oficial para o longa já está aberta. Através do nosso site ou app, você pode garantir os seus ingressos antecipados para assistir ao filme.

Thor marca presença no MCU há mais de dez anos, e muita coisa aconteceu até que ele estivesse pronto para encarar os desafios de Amor e Trovão. Para que você não perca nenhum detalhe ou referência do novo filme do herói, relembramos a jornada do deus do trovão no MCU até aqui. Confira:

Alerta de Spoiler Splash Imagem: Arte UOL

HOMEM DE FERRO 2 (2010)

Martelo de Thor Imagem: Divulgação

O Mjolnir, famoso martelo de Thor, apareceu pela primeira vez na cena pós-créditos de Homem de Ferro 2. O artefato é encontrado no deserto do Novo México pelo agente da S.H.I.E.L.D. Phil Coulson (Clark Gregg). A cena em questão apresentou o primeiro indicativo concreto sobre a presença do herói no MCU.

THOR (2011)

No ano seguinte, Thor estrelou seu primeiro filme solo. Nesta história, somos apresentados a Asgard e ao herói, um príncipe tolo e inconsequente, cujas más ações culminam em uma nova guerra entre o seu povo e os Gigantes de Gelo.

Decepcionado com a arrogância de Thor, Odin (Anthony Hopkins), rei de Asgard e pai do protagonista, o exila na Terra.

Já no nosso planeta, o deus do trovão precisa aprender valiosas lições para, enfim, tornar-se novamente capaz de empunhar o Mjolnir. Agora, a arma está protegida por um encantamento, e só pode ser usada por aqueles que realmente são dignos. Enquanto isso, seu meio-irmão Loki (Tom Hiddleston) descobre ser filho biológico de Laufey, o líder dos Gigantes de Gelo, e trama para assumir o trono de Asgard.

Enfrentando as investidas de Loki, Thor prova ser digno e recupera o Mjolnir e a confiança de Odin. De volta a Asgard, sua namorada na Terra, Jane Foster (Natalie Portman), planeja abrir um portal para o reino do amado.

OS VINGADORES (2012)

Thor em 'Os Vingadores' Imagem: Divugalção

Os Vingadores é o filme que apresenta a famosa equipe de super-heróis ao MCU. A trama segue explorando a vilania de Loki que, após cair em um buraco de minhoca no final de Thor (2011), planeja atacar a Terra a mando de Thanos (Josh Brolin).

O Titã Louco entrega a Loki um cetro poderoso, capaz de controlar a mente e as ações de seus inimigos - artefato que, posteriormente, descobrimos carregar a Joia da Mente, fonte de seu poder. Agora, o irmão de Thor tem a missão de roubar o Tesseract (Joia do Espaço) da S.H.I.E.L.D. e entregá-lo a Thanos.

É neste longa que acontece a Batalha de Nova York, na qual Loki é derrotado. Ele falha em sua missão e é levado, sob custódia, de volta a Asgard por Thor, que é um dos membros da Iniciativa Vingadores.

THOR: O MUNDO SOMBRIO (2013)

Neste filme, descobrimos mais detalhes sobre a história de Asgard. No passado, Bor (Tony Curran), pai de Odin, derrotou o exército de Elfos Negros liderado por Malekith (Christopher Eccleston), quando eles planejavam usar o Éter, substância incrivelmente poderosa, para fazer com que o universo retornasse à sua forma original: uma completa escuridão.

Ao longo da trama, Jane Foster acidentalmente entra em contato com o Éter, que foi escondido por Bor anos atrás. Thor encontra a cientista e, sabendo que ela é uma hospedeira da substância, decide levar sua amada a Asgard na tentativa de reverter a situação.

As ações de Jane acabaram despertando Malekith e seu braço-direito Algrim (Adewale Akinnuoye-Agbaje), que partem em busca do Éter para destruir os Nove Reinos. Chegando a Asgard, eles matam Frigga (Rene Russo), mãe de Thor, que estava protegendo Jane desde sua chegada ao reino.

Com sede de vingança, Thor e Jane se aliam a Loki para impedir que Malekith conclua seus planos. Com a ajuda de Volstagg (Ray Stevenson), Sif (Jaimie Alexander) e Erik Selvig (Stellan Skarsgård), o trio derrota o vilão.

O Éter, que depois descobrimos ser a Joia da Realidade em forma líquida, é levado por Volstagg e Sif para o Colecionador (Benicio del Toro), já que a dupla acha imprudente manter outra Joia do Infinito - além do Tesseract - guardada em Asgard.

Thor decide retornar à Terra e Loki, apesar de ter ajudado o irmão a derrotar o líder dos Elfos Negros, segue trapaceando na cobiça pelo trono de Asgard.

VINGADORES: ERA DE ULTRON (2015)

Vingadores: Era de Ultron foi lançado em 2015 Imagem: Divulgação/Marvel Studios

Com a queda da S.H.I.E.L.D. em Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014), a HIDRA recuperou o cetro de Loki - aquele que carrega a Joia da Mente -, usado pelo vilão em Os Vingadores (2012). De posse do poderoso artefato e sob a liderança do Barão Wolfgang von Strucker (Thomas Kretschmann), a HIDRA passou a realizar experiências em humanos - entre eles, os gêmeos Pietro (Aaron Johnson) e Wanda Maximoff (Elisabeth Olsen).

Após um confronto entre os Vingadores e Wanda, Thor preocupa-se com as visões apocalípticas que a futura Feiticeira Escarlate revelou durante as suas investidas mentais. O deus do trovão decide afastar-se da equipe em busca de respostas e, com a ajuda de Erik Selvig, tem uma visão profética sobre as Joias do Infinito, o Ragnarok e as intenções de Thanos.

Em paralelo, após a equipe de super-heróis atacar a HIDRA e recuperar o cetro, descobrem que ele também esconde uma inteligência artificial bastante avançada. E é ela que acaba dando origem a Ultron (James Spader), que adquire consciência e decide que o planeta só será salvo após a aniquilação da raça humana.

Ultron segue seu plano, e começa a construir um exército de robôs e um corpo perfeito para si, com a ajuda involuntária da Dra. Helen Cho (Claudia Kim). Porém, quando Wanda percebe as intenções malignas de Ultron, liberta a Dra. Cho de seu domínio e impede que ela conclua o upload de Ultron no sintozoide.

Os Vingadores acabam resgatando o corpo sintético e, com a ajuda de Thor, motivado pelas revelações recentes, criam o Visão (Paul Bettany) - a junção de uma parte de Ultron com o sistema operacional J.A.R.V.I.S. e a Joia da Alma dá vida ao super-herói.

Após a derrota de Ultron, Thor preocupa-se ainda mais com o aparecimento das Joias do Infinito e o perigo que elas podem representar para a Terra, e deixa o planeta para tentar desvendar o mistério por trás disso.

DOUTOR ESTRANHO (2016)

Thor volta a aparecer em uma cena pós-créditos do longa de Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), revelando que está em busca de Odin. O Doutor Estranho o questiona sobre as intenções de Loki, e promete ajudar o deus do trovão a encontrar o pai, contanto que todos retornem a Asgard.

THOR: RAGNAROK (2017)

'Thor: Ragnarok' foi o terceiro filme do Deus do trovão Imagem: Divulgação/Marvel Studios

De volta a Asgard, Thor encontra Loki assumindo o lugar de Odin. Decidido a resgatar o pai perdido, o Doutor Estranho cumpre a sua promessa e o ajuda a descobrir o paradeiro do rei.

O deus do trovão encontra seu pai à beira da morte, e Odin revela que, após sua partida, sua filha Hela (Cate Blanchett) estará livre do exílio e pronta para assumir o trono de Asgard.

Thor se junta a seu irmão adotivo mais uma vez, e combatem a poderosa vilã, que chega a destruir o martelo Mjolnir. No primeiro confronto, Thor acaba sendo exilado em Sakaar, um planeta distante e hostil.

Lá, ele encontra Hulk e Valquíria (Tessa Thompson). Com a ajuda da dupla e de novas artimanhas de Loki, o filho de Odin consegue escapar e enfrenta Hela novamente. É neste confronto que Thor perde um olho e os eventos do Ragnarok dão fim a Asgard. Parte de seu povo consegue sobreviver, mas Thanos, que já havia aparecido na cena pós-créditos de Era de Ultron, consegue interceptar a nave que transporta os asgardianos.

VINGADORES: GUERRA INFINITA (2018)

Os rumos da Saga do Infinito ficam ainda mais explícitos e complexos neste filme, e Thor e Hulk alertam os Vingadores sobre as intenções de Thanos. Super-heróis de todos os cantos se unem contra o Titã Louco, na tentativa de impedir que ele reúna as seis Joias do Infinito e, com a manopla, destrua metade dos seres vivos do universo.

Quando Thanos toma o Tesseract, a Joia do Espaço, Loki tenta detê-lo, e acaba sendo morto pelo vilão.

O longa tem muitos detalhes que são imprescindíveis para o entendimento da conclusão da saga que vemos em Vingadores: Ultimato (2019). Porém, para o arco de Thor, um dos momentos mais marcantes e infelizes acontece quando o deus do trovão está cara a cara com Thanos, e lança o Rompe Tormentas (Stormbreaker), seu novo martelo, no peito do vilão para matá-lo.

Certo da conclusão de seu objetivo, ele encara Thanos enquanto ele diz: "Devia ter arrancado a minha cabeça". Logo após, ele estala os dedos com a manopla e obtém êxito em seu plano maligno, transformando metade do universo em poeira.

VINGADORES: ULTIMATO (2019)

Aqui encontramos um Thor "quebrado", que entregou seu físico e psicológico a uma vida sem sentido, tomado pela culpa por ter sido incapaz de impedir as ações de Thanos. O deus do trovão sobreviveu ao estalo, mas jamais se perdoou por ver T'Challa (Chadwick Boseman), Groot (Vin Diesel), Peter Quill (Chris Pratt) e tantos outros deixarem de existir.

Mas Hulk e Rocket, que também sobreviveram, encontram o asgardiano e o recrutam para voltar no tempo, recuperar as joias e reverter o estrago de Thanos.

Thor ainda se mantém bastante inseguro e descrente, porém, quando ele e Rocket realizam o salto temporal para recuperar a Joia da Realidade, ele revê Frigga, sua falecida mãe. O reencontro, que marca uma das passagens mais emotivas do MCU, faz com que Thor relembre do seu verdadeiro potencial como herói.

Durante a jornada, Thor ainda consegue se vingar do Titã Louco, enfim arrancando a sua cabeça. Depois, é impossível esquecer de Hulk trazendo todos de volta à vida, da grande batalha final e do sacrifício de Tony Stark, que dá um fim definitivo a Thanos.

Na conclusão de Ultimato, Thor se junta aos Guardiões da Galáxia e, após centenas de anos, ele finalmente parte em uma aventura "sem planos". Nova Asgard, o lar na Terra para os refugiados do reino do deus do trovão, passa a ser comandado por Valquíria.

Em Thor: Amor e Trovão, descobriremos o que aconteceu ao herói depois de seguir viagem com os Guardiões da Galáxia, o destino de Nova Asgard e muitas outras surpresas.

O filme mostrará o protagonista em uma jornada diferente de tudo que já enfrentou: ele está em uma busca pela paz interior. Porém, sua aposentadoria é interrompida por um assassino galáctico conhecido como Gorr, o Carniceiro dos Deuses (Christian Bale), que busca a extinção das divindades. Para combater a ameaça, Thor pede a ajuda do Rei Valquíria (Tessa Thompson), Korg (Taika Waititi) e de sua ex-namorada Jane Foster (Natalie Portman), que, para surpresa de Thor, inexplicavelmente carrega o Mjolnir, como a Poderosa Thor. Juntos, eles embarcam em uma alucinante aventura para descobrir o mistério da vingança do Carniceiro dos Deuses e detê-lo antes que seja tarde demais.

Além de dar vida a Korg, Waititi também dirige a produção. James Gunn, diretor de O Esquadrão Suicida (2021), atua como consultor do longa. No Brasil, a estreia de Thor: Amor e Trovão acontece no dia 7 de julho, exclusivamente nos cinemas - garanta o seu ingresso na pré-venda através do nosso site ou app.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

As aparições de 'Thor' no cinema antes do novo 'Amor e Trovão' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade