Fama internacional? Como a Europa tem recebido Anitta em sua turnê
Quando Anitta subiu ao palco do Rock in Rio Lisboa em 2018 vestida com figurino de Carmen Miranda, ela dava os primeiros passos rumo à carreira internacional. Quatro anos depois, a brasileira lançou parcerias com artistas de diversos países e um disco focado no mercado internacional, o "Versions of Me".
Após esse esforço para se consolidar no exterior, o quanto Anitta é reconhecida, de fato, em terras gringas? Os últimos acontecimentos e números indicam que sim.
Em abril, a brasileira de 29 anos se apresentou no Coachella, principal festival pop dos Estados Unidos. Agora, ela excursiona sua primeira turnê pela Europa, onde possui relevância expressiva em alguns países. Neste mês, já se apresentou para 50 mil pessoas na França, onde ganhou um certificado de diamante, e para 80 mil em Portugal no Rock in Rio Lisboa. Irlanda e Dinamarca foram outros países que a receberam de braços abertos.
A versão lusitana do festival carioca só esgotou em um dia: o de Anitta. No último domingo, além da brasileira, Jason Derulo e o headliner Post Malone também subiram ao palco.
Diferente do dia anterior, fãs se aglomeraram na grade do festival bem cedo. Por volta das 16h, boa parte do espaço à frente já estava ocupado. A maioria era de fãs de Anitta como apurou Splash no local.
Em bate-papo com esses fãs, eles explicaram o motivo de serem apaixonados pela artista carioca.
As irmãs Maria João Pinto, de 24 anos, e Bárbara Pinto, de 15, foram juntas ao festival e destacaram que Anitta resume a vibe da música brasileira, além de também cantar em português, o que aproximaria os fãs de Portugal.
"Anitta faz sucesso em todos os lados, assim como a música brasileira. Ela é a base dessa música brasileira para a gente", disse Bárbara.
"Somos fãs da Anitta desde que ela cantava' Show das Poderosas'", completou Maria João, em referência à música que fez Anitta estourar no Brasil em 2013 e viajar à Portugal pela primeira vez em 2014.
Já a jovem Marinela, de 22 anos, que saiu do Porto, no norte de Portugal, para assistir ao festival usou uma maquiagem colorida inspirada na brasileira. "Ela é poderosa".
Fred Daniel, de 31 anos, saiu da cidade de Seixas, um distrito de cerca de 2 mil habitantes que fica no limite norte de Portugal com a Espanha. Ele fez uma viagem de mais de seis horas para chegar ao local do show na madrugada anterior, às 1h30, oito horas antes da apresentação.
"Vim para ver a Anitta e o Jason Derulo. Mas o foco é a Anitta. Eu trouxe uma carta para ela. A Anitta me tirou de maus momentos em 2017. As músicas dela salvaram minha vida", afirmou.
Anitta também é tratada com relevância pela imprensa de Portugal. Antes de subir ao palco do festival, ela atendeu mais de 20 jornalistas, entre brasileiros e portugueses, e teve entrevista coletiva exibida ao vivo pela SIC Radical, canal de TV da maior emissora do país.
Além disso, segundo dados da SIC, o show da funkeira foi o mais assistido de todo o festival, com mais de 325 mil telespectadores. Post Malone (185 mil) e Jason Derulo (180 mil) aparecem na sequência. Ivete Sangalo, que cantou no primeiro final de semana da atração, teve 103 mil espectadores na TV.
Fora do festival, o sucesso da artista brasileira fica evidente nas ruas, bares e baladas da cidade. É comum encontrar, em especial, adolescentes e jovens escutando músicas como "Vai, Malandra", "Envolver" e o remix de "Dançarina" com o DJ Pedro Sampaio.
Depois de Portugal, Anitta segue com sua turnê pela Europa, onde passará por países como França, Itália, Holanda, Suiça e Suécia,
Gafes afetam popularidade?
Quase tudo o que Anitta faz viraliza nas redes, principalmente as gafes. Durante o show do Rock in Rio Lisboa, ela quebrou o óculos de um fã e pegou a bandeira da Espanha de um fã para levar ao palco. Os portugueses não aprovaram, criticaram a atitude e cogitaram que ela pudesse não conhecer a bandeira do país em que cantava.
Registradas em vídeo, as imagens viralizaram nas redes sociais de Portugal e Espanha. Mas, segundo Anitta, em seu Instagram Stories, ela não se confundiu e pegou a bandeira intencionalmente.
"Sei que a bandeira que peguei é de Espanha, ok? Só quis mostrar o meu amor por Espanha também", disse. "Não sou doida e (não) achei que era a bandeira de Portugal! Mas, eu não tinha a bandeira de Portugal", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.