Programas de 'true crime' já ajudaram a mudar vereditos; veja casos
O podcast "A Mulher da Casa Abandonada", de Chico Felitti para a Folha de S. Paulo, é um dos grandes assuntos do momento na internet brasileira. O programa que escancara a vida de Margarida Bonetti em um dos bairros mais caros de São Paulo, no entanto, não é o único a levantar debates sobre a aplicação da lei e a reparação na Justiça de casos que se tornaram históricos.
O gênero é chamado de "true crime", expressão cuja tradução literal para o português é "crime real" ou "crime verdadeiro". São filmes, séries, livros e até podcasts que relatam crimes do passado, de forma documental, como "A Mulher da Casa Abadonada", ou com dramatização, como as temporadas da série "American Crime Story".
Mas você sabe quais casos tiveram seus vereditos influenciados ou atravessados por programas de "true crime"?
The Jinx
Um dia antes de a HBO lançar o último episódio do documentário "The Jinx", o alvo das investigações, Robert Durst, foi preso. Ele já havia sido condenado antes pelo assassinato seu vizinho, Morris Black, e também era suspeito do assassinato de Susan Berman. Quando o diretor do documentário, Andrew Jarecki, entregou evidências adicionais à Justiça, ele foi levado em custódia pela polícia de Nova Orleans.
Eu Terei Sumido na Escuridão
Um criminoso sexual atormentou o norte da Califórnia violentando dezenas de pessoas antes de desaparecer em 1986, evitando a própria captura por 30 anos.
A jornalista Michelle McNamara passou a dedicar-se ao caso em seu pequeno blog na internet, e sua investigação obstinada foi essencial para que a polícia conseguisse reunir pistas e capturar o homem que ficou conhecido como o "Assassino do Estado Dourado".
O documentário da HBO conta a história não apenas das sobreviventes do serial killer como também da própria jornalista e de como sua obsessão transformou drasticamente sua própria realidade.
O Caso Evandro
O notório podcast de Ivan Mizanzuk, transformado em série documental para o Globoplay, não apenas escancarou as centenas de casos de garotos desaparecidos pelo interior do Brasil entre as décadas de 1980 e 1990 como transformou o olhar que existia sobre o desaparecimento de Evandro Ramos Caetano.
O caso antes conhecido era como "As Bruxas de Guaratuba", e após as investigações e a repercussão nacional do documentário, o governo do estado do Paraná entregou um pedido de desculpas formal à família do menino, pela falta de conclusão e pelos erros ocorridos no processo, que incriminaram pessoas posteriormente consideradas inocentes.
A Verdade Contra Tudo
Muito antes da onda atual de obsessão por true crime, o documentário de Errol Morris de 1988 ajudou a provar uma inocência. Randall Dale Adams passou 12 anos na prisão, acusado do assassinato de um policial em Dallas. Depois do documentário, a comoção pública ajudou a defesa de Adams a conseguir reabrir o caso, após seis anos de tentativas negadas. Com isso, ele foi inocentado e saiu da prisão. Adams passou o resto de sua vida lutando contra a pena de morte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.