Topo

William Waack cai em 'fake news' sobre Boris Johnson ao vivo na CNN Brasil

Sem saber, William Waack divulgou fake news e foi alertado por colega da CNN Brasil ao vivo - Reprodução/ CNN Brasil
Sem saber, William Waack divulgou fake news e foi alertado por colega da CNN Brasil ao vivo Imagem: Reprodução/ CNN Brasil

De Splash, em São Paulo

08/07/2022 18h20Atualizada em 09/07/2022 07h14

O apresentador William Waack, da CNN Brasil, repercutia em seu programa "WW" a renúncia do agora ex-primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, quando exibiu e comentou na noite de ontem uma fake news como se fosse verdade. A peça de desinformação foi feita por uma página que fazia paródia da BBC e dizia que Johnson havia ido para a praia após renunciar. A conta foi retirada do ar pelo Twitter.

"[Boris Johnson, fica] Interinamente até a eleição de um novo líder cuja data ainda não tá marcada. O que que vocês acham que ele foi fazer logo depois de anunciar que ele renunciava? Dá uma espiada", disse Waack com um sorriso e voz sarcástica.

O programa então exibiu um print da publicação feita pela página do Twitter "BCC News", que possui ícone vermelho semelhante à BBC, mas ao invés de dois Bs, possui dois Cs.

"Ele foi tomar um banho de mar. Ele é um pândego, né? Para dizer o mínimo. Hein Lourival?! Devo dar crédito a quem merece, essa imagem foi divulgada pela BBC, lá na Grã-Bretanha. Ele dá um pulinho dentro d'água. Ele sempre foi muito nesse sentido, vai?! [...] Um tremendo cínico, até para os padrões tradicionais da política britânica", criticou Waack até ser alertado pelo comentarista Lourival Sant'Anna.

"William, não tenho certeza que essa informação é verdadeira não. Olha bem, é BCC, não é BBC", avisa Sant'Anna. "BCC?", pergunta Waack. "Eu acho que isso aí é um 'fake news'. [...] Precisamos checar", afirma Lourival Sant'Anna, analista internacional da CNN Brasil.

Mesmo após fala de Lourival, a imagem voltou a ser exibida rapidamente quando a bancada até dá risada com a possibilidade de ser fake news. O trecho da gafe está disponível na íntegra do programa no YouTube a partir do minuto 25. Parte da gravação também repercutiu nas redes sociais.

'Erramos'

Menos de duas horas da divulgação da peça de desinformação em seu canal, a CNN Brasil publicou às 0h05 de hoje uma nota afirmando que errou e divulgou uma informação incorreta, reforçando que Boris Johnson não foi à praia.

"Erramos: Boris Johnson não foi à praia após renúncia", assumiu a emissora em seu site. "A informação incorreta foi veiculada pelo jornal após reproduzir um tuíte do perfil BCC News, que parodia a BBC".

"Ao contrário do que foi veiculado no jornal WW desta quinta-feira (7), o primeiro-ministro britânico Boris Johnson não foi visto em uma praia após ter renunciado ao cargo. A informação incorreta foi veiculada pelo jornal após reproduzir um tuíte do perfil BCC News, que parodia a BBC (British Broadcasting Corporation), corporação pública de rádio e televisão do Reino Unido", complementa o canal de notícias.

Como dito anteriormente, na tarde de hoje o perfil do Twitter que parodiava a BBC encontrava-se fora do ar suspenso por violar as regras da rede social e o tuíte reproduzido pela CNN Brasil já não estava visível.

1 - Reprodução/ Twitter - Reprodução/ Twitter
A página "BCC News", paródia da BBC News no Twitter, foi suspensa da rede social por violação de regras
Imagem: Reprodução/ Twitter