Quem é Gorr, vilão de Christian Bale em "Thor: Amor e Trovão"?
Na próxima quinta-feira (7), Thor: Amor e Trovão finalmente chega às telonas do Brasil. O filme, que está com pré-venda de ingressos disponível no nosso site e app, apresenta a quarta aventura solo do asgardiano nos cinemas.
Desta vez, Thor embarca em uma jornada inédita: agora ele parte em busca da paz interior. Os Guardiões da Galáxia, Valquíria e Jane Foster são apenas alguns dos aliados do super-herói que retornam na sequência, na tentativa de ajudar o protagonista a combater um perigo que ameaça o seu período sabático e o destino do mundo.
O vilão da vez é Gorr, a assustadora figura já explorada na prévia, interpretada pelo ator Christian Bale. O antagonista, assim como a maioria dos personagens que vemos no Universo Cinematográfico da Marvel, tem como base as criações presentes nas HQs.
Taika Waititi, diretor da continuação, afirmou que a versão em live-action do Carniceiro dos Deuses tem muitas semelhanças com sua história de origem. Assim, ainda que o filme reserve surpresas e reviravoltas originais para o vilão, o surgimento de Gorr dos quadrinhos pode guardar pistas valiosas do que está por vir em Thor: Amor e Trovão.
Você conhece a história de origem do Gorr?
A primeira aparição de Gorr nos quadrinhos
Diferente de muitos personagens clássicos da Marvel, que carregam décadas de histórias e tradição, Gorr surgiu nas HQs há pouco tempo, em uma edição do Thor lançada em 2013.
Criado por Jason Aaron e Esad Ribić, a estreia do vilão em Thor: God of Thunder #2 marcou o início da ascensão de sua importância na trajetória do deus do trovão. Hoje, ele é considerado um dos mais poderosos e significativos antagonistas do super-herói.
A origem dramática
Desde o seu surgimento, descobrimos que Gorr nasceu em um planeta sem nome, tomado pela fome e miséria. Seus pais seguiam a tradição de sua raça alienígena, e ensinaram o filho a confiar e venerar os deuses, para que a família sempre estivesse segura.
No entanto, a fé do casal não foi o suficiente para livrá-los de um destino terrível: ambos morreram quando Gorr ainda era jovem, fazendo com que ele precisasse se virar sozinho em um ambiente extremamente duro e hostil. Ainda neste planeta, escasso de vida selvagem e vegetação, ele conhece sua esposa e, juntos, constroem uma família.
Porém, é claro que o passado de um vilão estaria marcado por dramas ainda mais intensos. Gorr e sua esposa passam anos sofrendo com a morte trágica de muitos de seus filhos, até que ela, grávida novamente, acaba falecendo durante um terremoto.
Assim, Gorr e Agar, o único filho sobrevivente do casal, passam a cuidar um do outro, agora que a família foi dizimada. Mas o destino reserva outra desagradável surpresa: Agar também não resiste à fome e às condições do planeta inóspito, e padece da mesma doença que tirou a vida do pai de Gorr. A morte de seu último filho o deixa sozinho no mundo, mais uma vez.
O carniceiro dos deuses e sua sede de vingança
Os habitantes do planeta de Gorr acreditam que, algum dia, os deuses irão salvá-los de sua desgraça, e mantêm uma fé inabalável nas divindades. Após a morte de Agar, Gorr passa a questionar a existência a as intenções dos deuses, incitando a ira de seu povo. Ele enterra o corpo do filho, o que é considerado uma blasfêmia em sua cultura, e seus semelhantes o apedrejam e o isolam do restante da sociedade.
Vagando solitário pelos desertos do planeta, ele avista dois seres luminosos caindo dos céus. Ao se aproximar, presencia uma luta entre deuses, e percebe que um deles está à beira da morte.
O sobrevivente pede auxílio ao alienígena, que prontamente se recusa a ajudar. Gorr está finalmente cara a cara com as divindades, aquelas a quem responsabiliza por todo o seu sofrimento. Neste momento, uma substância desconhecida se desprende de Knull, o deus abatido, e se liga ao corpo de Gorr. Ele agora é portador de uma lâmina e armadura poderosas, conseguindo aniquilar o deus que lhe pediu ajuda e dando início à sua vingança contra as omissas divindades: nasce, então, o temido Carniceiro dos Deuses.
Necroespada e os poderes de Gorr
Gorr é um ser de uma raça alienígena que, até onde se sabe, não possui nenhum superpoder natural. Todas as habilidades de Gorr provêm do All-Black, o simbionte amorfo que ligou-se ao seu corpo durante a batalha de deuses que ele presenciou.
Na cronologia dos quadrinhos, o All-Black foi o primeiro simbionte a aparecer no Universo Marvel. Knull, um deus maligno e ancestral, foi o responsável pela sua criação. O All-Black faz com que Gorr seja capaz de voar e de se regenerar, e aumenta sua força e resistência. Com ele, o Carniceiro dos Deuses pode moldar armaduras em torno de seu corpo e produzir armas. Uma das mais poderosas, a Necroespada, estende-se a partir dos seus braços e é feita da mais pura escuridão.
Além disso, a Necroespada se fortalece à medida que entra em contato com o sangue das divindades. Assim, quanto mais deuses Gorr executa durante a sua trajetória vingativa, mais poderoso o vilão se torna.
Durante a sua caçada, o Carniceiro dos Deuses vaga pelo universo há milênios, e também é capaz de viajar no tempo para destruir os seres divinos de todas as eras e realidades.
Os caminhos cruzados com Thor
Como já explicitamos aqui, ainda é impossível afirmar como Gorr e o asgardiano estarão frente a frente em Amor e Trovão. Contudo, o confronto da dupla já aconteceu nos quadrinhos, e Gorr é uma ameaça perigosa para o super-herói.
Em uma das HQs, após a derrota de Gorr, Thor se questiona sobre a sua dignidade. Atormentado pelas investidas do vilão, que jurou vingar-se da omissão das divindades, o deus do trovão avalia ao seu passado e acaba tornando-se incapaz de erguer o Mjolnir, seu martelo encantado.
Em um outro momento, Loki, o irmão de Thor, ressuscita o Carniceiro dos Deuses para que ele, novamente, enfrente o super-herói.
Em Amor e Trovão, Christian Bale encara a árdua missão de viver um dos personagens mais complexos do MCU. Taika Waititi já declarou que, para ele, Gorr "é um dos melhores vilões da Marvel", e muitas surpresas sobre o arco do antagonista são aguardadas pelos fãs nesta sequência.
Além de revermos parte da equipe dos Guardiões da Galáxia, como Peter Quill (Chris Pratt), Mantis (Pom Klementieff) e Drax (Dave Bautista), o longa mostrará Jane Foster como a Poderosa Thor, interpretada por Natalie Portman. Russell Crowe dá vida a Zeus, e Chris Hemsworth volta à pele do personagem-título.
James Gunn, diretor de O Esquadrão Suicida (2021), atua como consultor do longa. No Brasil, a estreia do filme acontece no dia 7 de julho, exclusivamente nos cinemas - garanta o seu ingresso antecipado através do nosso site ou app.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.