Por que indicação de 'Round 6' faz história no Emmy
Em março deste ano, "Round 6" fez história quando se tornou a primeira série de TV de língua não-inglesa a vencer os prêmios principais do SAG Awards. Agora, ela continua sua trajetória de sucesso com o Emmy. A atração coreana da Netflix recebeu 14 indicações ao prêmio da Academia.
A lista completa de indicados ao Emmy 2022, divulgada hoje pela Academia de Artes e Ciências Televisivas, tem "Succession" (HBO) como a série com o maior número de indicações, totalizando 25. "Ted Lasso" (Apple TV+) segue com 20 e "Only Murders in the Building" (Hulu/Star+) e "Hacks" (HBO Max) têm 17 cada.
O drama criado por Hwang Dong-hyuk torna-se a primeira série falada de forma predominante em um idioma que não é o inglês a ganhar uma indicação à categoria principal no Emmy. E uma vitória a faria seguir os passos de "Parasita", que ganhou o Oscar de melhor filme em 2020.
Quando estreou na Netflix, em 17 de setembro do ano passado, "Round 6" (que, em inglês, recebeu o título "Squid Game"), rapidamente subiu ao topo do ranking das séries mais vistas da plataforma de streaming. Hoje, de acordo com o próprio serviço, ela soma 1,65 bilhão de horas assistidas nos primeiros 28 dias após a estreia, sendo a série mais popular até o momento entre as originais Netflix.
Antes disso, no entanto, o projeto para a série teve uma longa trajetória até, enfim, se tornar realidade. A ideia começou em 2008, quando Hwang concebeu a história pensando na disparidade social que observava entre ricos e pobres em seu país enquanto dividia uma casa pequena com a mãe e a avó.
Depois que desenvolveu o roteiro, Hwang passou alguns anos tentando oferecer a ideia para alguns estúdios, como série ou até mesmo como um filme. O roteiro foi rejeitado diversas vezes devido ao alto teor de violência dos jogos e à execução fantasiosa.
Para ele, misturar jogos infantis em uma disputa mortal seria uma forma de exaltar a crueldade da premissa da competição. "Demonstra uma certa ironia, assim como o desespero dos jogadores", disse, em entrevista ao jornal The Korea Times.
Após muitas tentativas em vão, Hwang acabou desistindo de transformar seu roteiro em filme ou série. Ele partiu para outros projetos e, em determinada ocasião, precisou parar de escrever e vender seu computador para contribuir com as despesas da casa.
A reviravolta
Hwang foi tentar a sorte novamente mais de 10 anos depois de ter tido a ideia para "Round 6". Desta vez, ele contava com a sua popularidade em ascensão após ter comandado três filmes entre 2011 e 2017, sendo dois deles sucessos de público e bilheteria na Coreia.
Foi desta forma que ele chegou até à gigante do streaming. Em setembro de 2019, a Netflix anunciou globalmente a aquisição de um novo drama sul-coreano. Na época, a plataforma começava a fazer investimentos no k-drama, apostando na popularidade em ascensão da cultura oriental entre o público ocidental.
"O mundo se transformou em um lugar tão peculiar que histórias de sobrevivência violentas como esta passaram a ser bem-vindas", justificou.
"Os jogos se alinham ao desejo das pessoas de ficarem ricas com criptomoedas, ações, imóveis. Infelizmente, o mundo foi para este lado, então, as pessoas simpatizam com a história."
Quebrando a barreira das legendas
O destaque que "Round 6" vem recebendo em Hollywood lembra a trajetória do drama "Parasita". Quando a obra ganhou o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 2020, o diretor Bong Joon-ho fez um discurso que ficou marcado na história das premiações de cinema hollywoodianas:
Quando vocês superarem a barreira de uma polegada das legendas, serão introduzidos a tantos outros filmes incríveis.
Bong Joon-ho, diretor e roteirista de 'Parasita'
O cineasta se referia ao fato de, muitas vezes, obras faladas em uma língua que não é o inglês ficarem escanteadas entre o público estadunidense. Com o sucesso e a vitória de "Parasita" no maior prêmio da Sétima Arte, outras produções começaram a ganhar destaque e a serem vistas com um olhar mais apurado.
Somente na Netflix, outras séries de língua não-inglesa que se tornaram fenômenos globais são "La Casa de Papel", "All of Us Are Dead" e "Lupin".
A cerimônia de premiação do Emmy 2022 acontecerá em 12 de setembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.