Topo

Marquezine e mais famosas que deixaram seios à mostra e rebateram críticas

Bruna Marquezine, Cleo Pires, Letícia Colin e mais sofreram críticas por seios à mostra - Reprodução/Instagram
Bruna Marquezine, Cleo Pires, Letícia Colin e mais sofreram críticas por seios à mostra Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

12/07/2022 04h00

Florence Pugh, atriz conhecida por interpretar a personagem Yelena Belova em "Viúva Negra", compartilhou uma sequência de fotos em que mostra os seios em um vestido transparente, durante um desfile de moda em Roma, Itália. Na legenda, a atriz afirma não se importar com as reações sobre a roupa utilizada, rebateu críticas recebidas em relação aos seus seios e lamentou comentários machistas.

"O que tem sido interessante assistir e testemunhar é como é fácil para os homens destruir totalmente o corpo de uma mulher, publicamente, com orgulho, para todos verem", escreveu em um trecho do desabafo compartilhado no Instagram.

Assim como Florence, outras famosas como Bruna Marquezine, Giselle Itié, Cleo Pires e mais já sofreram ataques nas redes sociais ao exibirem os seus mamilos, e responderam à altura.

Bruna Marquezine

Bruna Marquezine desfilou pelos bastidores da Paris Fashion Week com uma regata que permitia ver parte de seus seios e rebateu comentários negativos que recebeu por causa do look.

"Não se preocupe comigo e nem com os meus peitos. E eu tô na Europa, aqui é normal. Não é essa cafonice do Brasil que só aceita ver teta em carro alegórico no Carnaval."

Maria Casadevall

Maria Casadevall faz topless e escreve "Ele Não" nos seios em desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Maria Casadevall faz topless e escreve "Ele Não" nos seios em desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta
Imagem: Reprodução/Instagram

A atriz Maria Casadevall chamou atenção no Carnaval de 2019, no bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, em São Paulo. Na ocasião, ela optou por estar com o peito à mostra enquanto se divertia em meio aos milhares de foliões.

Nas redes sociais, ele explicou o que pretendia passar com a escolha do look.

"Não, meu peito à mostra no último domingo em um bloco pré-carnaval de SP não era um protesto. Não era uma manifestação feminista e não era um convite a coisa nenhuma. O meu peito à mostra no último domingo pré-Carnaval, reconheço, estava ali protegido por todos os privilégios que me cercam como mulher branca e figura pública e certamente garantiriam a minha integridade física ao fazer essa escolha naquela tarde, como aconteceu. Meu peito à mostra no último domingo pré-Carnaval foi fruto de uma escolha pessoal, mas eu pude fazer uma escolha. E isso é um privilégio. Meu peito à mostra no último domingo também não era um chamado à avaliação masculina sobre a forma e ou simetria deles, muito menos um pedido desesperado pelas suas aprovações a partir de critérios desinteressantes e estapafúrdios que pouco me interessam. (...) Meu peito à mostra no último domingo pré-Carnaval era minha vontade de dispor do meu próprio corpo e de me expressar através dele", disse.

Letícia Colin

Leticia Colin estrela a edição de dezembro da Marie Claire - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Leticia Colin estrela a edição de dezembro da Marie Claire
Imagem: Reprodução/Instagram

Em 2018, Letícia Colin foi capa da revista "Marie Claire" e surpreendeu ao aparecer com uma camisa aberta e sem sutiã, deixando parte dos seios à mostra.

"Diante do avanço do conservadorismo, posar com os seios à mostra é um jeito de lutar pelas liberdades. No mundo inteiro, existem tabus em torno da imagem feminina e leis que interferem nas escolhas que fazemos em relação a ela. Nosso corpo deve ser um instrumento de nossas escolhas e desejos. Seios de mulheres não deveriam causar estranhamento. Por que homens podem andar sem camisa e nós não?".

Ao compartilhar a capa da publicação, ela declarou: "Juntas, Somos. Com liberdade. Pelo dia em que nossos corpos nunca mais nos farão mortas".

Zoe Kravitz

Zoe Kravitz no Met Gala - Reprodução/Instagram @topfashiontv - Reprodução/Instagram @topfashiontv
Zoe Kravitz no Met Gala
Imagem: Reprodução/Instagram @topfashiontv

A atriz Zoe Kravitz, de Big Little Lies, foi criticada por uma seguidora em seu Instagram por usar um vestido transparente no Met Gala, em Nova York (EUA), na edição de 2021. Ao postar o look na sua rede, a internauta escreveu: "Não entendo por que elas vão praticamente nuas. Ela é maravilhosa. Por que ela sente a necessidade de usar um vestido assim?".

A modelo, que vive a Mulher-Gato no novo "Batman", respondeu a seguidora, mas apagou a mensagem em seguida, assim como todos os seus posts: "Ficar desconfortável com o corpo humano é colonizador / lavagem cerebral. É apenas um corpo. Todos nós temos".

Giselle Itié

A atriz Giselle Itié, que defende a busca da igualdade entre homens e mulheres com o movimento "free the nipple" (liberte o mamilo, em tradução livre), perdeu seguidores nas redes sociais após postar fotos dos seus seios. Ela diz que a cada foto postada defendendo os peitos livres, acaba perdendo pelo menos mil deles.

"O 'free the nipple' levanta a liberdade, a 'não-objetificação' da mulher. Se a gente entender que toda a sobrecarga do cuidado dentro do lar cai em cima da mulher, a gente está objetificando essa mulher. Ela é um robô, uma vassoura, ela é qualquer coisa menos um ser humano. Vai além da sexualização do nosso corpo", explicou em entrevista a Splash.

Ao perder seguidores, Giselle entende que ainda são pessoas que não estão preparadas para entender que nem sempre é preciso sexualizar o corpo da mulher.

"Na semana passada fui ao Baile da Vogue com um figurino para já fazer um link com o clipe 'Ocitocina'. No que eu postei a foto no feed perdi mil seguidores. Um dos teasers do clipe estou com um biquíni que imita o peito, um mamilo. Tenho que avisar que estou de biquíni", afirmou.

Cleo Pires

Em 2018, Cleo Pires decidiu compartilhar um desabafo nas redes sociais após ser alertada por sua equipe para que não publicasse um vídeo em que aparece com os seios à mostra no Instagram.

"Meus seios não são órgãos sexuais. Antes, são órgãos feitos para alimentar um bebê. É machismo eu não poder expor meus seios da forma que eu quero em uma plataforma digital e ela apagar minha foto por isso, enquanto um homem pode posar sem camisa e ser tratado normalmente."

"E aqui vai meu vídeo lindo que estou apaixonada, pois é bem esse tipo de erotização que faz parecer que expondo meu corpo eu quero necessariamente causar algo em vocês, homens! Vocês realmente acreditam na balela de que a testosterona faz vocês serem estúpidos? Que pena!", completou.

Leticia Birkheuer

A atriz Leticia Birkheuer compartilhou uma foto em que aparece só de calcinha, deixando os seios à mostra. Minutos depois, porém, ela apagou a publicação e colocou uma estrelinha no mamilo.

"Não devemos ter vergonha do nosso corpo. Depois de engordar 27 kg na gravidez, achei que nunca mais faria fotos sem roupa. Beleza natural" escreveu ela na legenda do registro feito por Steven Herteleer. A atriz também reclamou de sua primeira postagem ter sido apagada. "Mais cedo, postei a mesma foto, mas por causa da censura, protegi o mamilo, aquele mesmo que amamentou meu filho e nenhuma mulher deveria se envergonhar de mostrar".