Topo

Bianca Andrade desabafa e convoca homens a falarem de estupro: 'Opressores'

Bianca Andrade (Boca Rosa) fez desabafo em série de vídeos nos Stories do Instagram - Reprodução/ Instagram @bianca
Bianca Andrade (Boca Rosa) fez desabafo em série de vídeos nos Stories do Instagram Imagem: Reprodução/ Instagram @bianca

De Splash, em São Paulo

14/07/2022 19h55Atualizada em 19/07/2022 19h21

A influenciadora digital e empresária Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, fez uma série de vídeos desabafando sobre a ausência de homens se manifestando e abordando a questão do estupro, principalmente quando casos ganham repercussão nacional — o que, infelizmente, vem ocorrendo com frequência no Brasil.

"Acredito que eu como comunicadora e uma influência pra tantas pessoas, não posso vir aqui falar só de coisas boas e perfumadas nas redes sociais, é extremamente necessário que a gente também tenha debates sérios como sociedade", escreveu Bianca ao compartilhar a série de vídeos dos Stories no seu perfil do Instagram no início da noite.

Ela disse que estava conversando com conhecidos e terapeuta quando refletiu sobre os últimos acontecimentos, dizendo que tem dois lados como pessoa: um "good vibes" e outro mais "indignado".

"[Esse] outro lado acha que tá tudo uma merd*, que ninguém tá entendendo nada, que a gente tá retrocedendo, um outro lado meu que está em pânico. É meu papel trazer para vocês aqui, debates que eu tenho na minha vida. [Debati recentemente] Sobre tudo que tem acontecido com a mulher, os últimos casos [de estupro] que têm chocado muita gente, mas que é só o reflexo do que de fato acontece", desabafa.

Ela então se questiona sobre o papel dos homens no debate sobre esse crime, já que enxerga toda uma movimentação de mulheres: "Conversando sobre isso, sobre o quanto a gente como mulher se machuca, se posiciona, se revolta, aprende, se une, se ajuda e aí a nossa reflexão foi: nessas horas, o que os homens fazem?".

"O que os homens, que são os opressores, [...] estão fazendo para mudar? Porque de fato a gente [mulheres] não tem que fazer nada para mudar. Não tem que usar uma roupa diferente, falar algo diferente, não tem que ter nada no nosso comportamento, a gente tem que ser livre. Os opressores precisam debater tanto quanto muito mais a gente debate sobre, para ter uma evolução, para que a gente deixe de ser vítima um dia", ressaltou a influenciadora.

1 - Reprodução/ Instagram @bianca - Reprodução/ Instagram @bianca
Bianca Andrade compartilhou texto original de autoria de @luisalancellotti que a levou a refletir
Imagem: Reprodução/ Instagram @bianca

'Conclusão'

Bianca Andrade então compartilha uma imagem publicada pela Luisa Lancellotti que questiona a cobrança das mulheres para se manifestarem a respeito de violências misóginas contra outras mulheres, pois isso deveria vir dos homens que "são os perpetradores dessas violências todas".

"Chegamos numa conclusão de que toda mulher conhece uma mulher que já foi estuprada, violentada [e assediada]. Mas será que nessa mesma proporção todo homem conhece um estuprador? Eles falam sobre esses casos assim como a gente fala?", pergunta Bianca aos seguidores, respondendo em seguida.

A resposta é que não. Mas se a gente parar para pensar um pouco, homem só escuta homem. São pouquíssimos os que escutam uma mulher quando a gente fala de um homem machista, opressor, criminoso. [...] Homens, eu deixo esse espaço aqui aberto para vocês refletirem. Não sei se isso vai mudar alguma coisa, o pensamento de algum homem, mas quero provocar reflexão entre vocês Bianca Andrade

Por fim, ela convoca homens a falarem a respeito do estupro: "Homens que não concordam com esse crime do estupro, falem sobre, se influencie pelo amor de Deus para que um dia a gente [nossas filhas, netas, ou sei lá qual geração] possa ter paz", finaliza.