Topo

OPINIÃO

Aline Ramos: 'Juma se tornou uma protagonista chata e sem consistência'

Colaboração para Splash, em São Paulo

15/07/2022 04h00

A personalidade de Juma (Alanis Guillen) tem deixado alguns fãs de "Pantanal" (TV Globo) incomodados. A mulher-onça aparece na maior parte das cenas reclamando de alguma coisa ou confusa em relação ao casamento com Jove (Jesuíta Barbosa) e ao que sente por Zé Lucas (Irandhir Santos).

Para a colunista de Splash Aline Ramos, a confusão da personagem se reflete em como o público assiste a trama.

Existe uma confusão em como a história é contada. Em alguns momentos, a Juma parece ter medo do Zé Lucas e em outros ela está interessada nele. Isso é muito ruim porque gera uma confusão no próprio público e resume a história como a Filó diz, que a Juma ama o Jove e nutre um tesão pelo irmão dele.

Na versão original da novela, exibida em 1990 pela TV Manchete, a narrativa de Juma e Zé Lucas era focada no assédio dele. Aline Ramos acrescenta que a atração de Juma pelo primogênito de Zé Leôncio não existia.

Essa adaptação deixou Pantanal com uma protagonista chata e sem consistência dentro do que já conhecemos sobre ela. O remake poderia explorar a Juma como uma mulher vulnerável e que poder ter poucos recursos não entende o que sente.

Central Splash

Comandado por Chico Barney no YouTube (e no TikTok e no Twitter) de Splash, o "Splash Show" de quarta cresceu, ganhou um novo nome e uma faixa em horário quase-nobre só para ele. No "Central Splash", de segunda a sexta-feira, sempre às 18h, o colunista se junta aos colegas Aline Ramos e Lucas Pasin para discutir tudo o que está bombando nos realitys shows, TV e na vida das celebridades e subcelebridades.