Carla Vilhena expõe machismo nos estádios de futebol: 'Ninguém se choca'
A jornalista Carla Vilhena relatou uma situação vivida pelo marido, Carlos Monnerat, no Morumbi, para expor o machismo em estádios de futebol. Ele havia convidado a parceira para assistir à partida entre São Paulo e Fluminense, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ela acabou não indo, mas contou o que o companheiro presenciou.
Carla relatou que Monnerat disse a ela, após o jogo: "Ainda bem que você não foi, pois as mulheres presentes eram xingadas pelas duas torcidas". Com isso, ela levantou o questionamento:
"Vamos falar de mulheres no estádio? Meu marido foi ontem ao jogo do Fluminense no Morumbi. Cheguei a pensar em ir, mas estava cansada. Quando ele chegou, me disse: 'Ainda bem que você não foi, pois as mulheres presentes eram xingadas pelas duas torcidas'. Ele próprio já adiantou: 'Elas não estavam fazendo nada, nem vestidas diferente dos homens. Xingadas apenas por ser mulheres'. Até quando? O futebol é um 'espaço masculino'? A ousadia de invadi-lo custa a nós ter que ouvir gritos de 'pir*nha', apenas por estar ali?", escreveu a jornalista.
Carla ainda reforçou que não existe punição — nem aos clubes, nem aos agressores — nessas situações.
Lamento que contra isso não haja punição. O clube não é punido, agressores não são processados, a polícia não faz nada, ninguém nem comenta. Ninguém se choca. Mas eu lembro: toda violência começa COM DISCURSOS DE ÓDIO. É o primeiro passo. O que explica muita coisa.
São Paulo e Fluminense empataram por 2 a 2. Além do machismo presenciado por Carlos Monnerat e relatado por Carla Vilhena, a partida no Morumbi, na capital paulista, também foi marcada por um caso de racismo. Um torcedor do Fluminense denunciou o ato vindo de um são-paulino nas arquibancadas do estádio — também no Twitter, um homem com o nome de perfil "Brandão Fluminense" postou um vídeo do torcedor do São Paulo imitando um macaco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.