Como Alcides foi castrado após Tenório descobrir traição em Pantanal 1990?
Tenório (Murilo Benício) deve descobrir no capítulo de hoje, segundo os resumos divulgados pela TV Globo, que Maria Bruaca (Isabel Teixeira) o traiu com o seu capanga, Alcides (Juliano Cazarré). Isso vai acontecer quando o fazendeiro ouvir uma conversa entre Alcides e Zefa (Paula Barbosa). Ele ainda vai anunciar que pensa em levar a segunda esposa, Zuleica (Aline Borges), e os outros filhos para a fazenda.
Na versão de 1990, alguns capítulos depois de descobrir a traição da esposa e se separar dela, Tenório (interpretado por Antônio Petrin) decide "capar" Alcides (Ângelo Antônio). Tudo isso na frente de Maria Bruaca (Ângela Leal).
Considerada pesada, a cena escrita por Benedito Ruy Barbosa chocou os telespectadores da TV Manchete e virou notícia nos jornais da época.
"O ápice dessas sequências foi, naturalmente, a cena da castração. Muito sangue, muita cara feia de dor e pavor. Todos os elementos necessários para fazer parecer real - mesmo sem mostrar o 'fato consumado' - o ato de cortar 'os bagos' do peão Alcides", escreveu uma reportagem da Folha de S. Paulo em 16 de novembro de 1990.
Mas como foi a cena de castração de Alcides?
Maria Bruaca decide visitar a filha, Guta, na fazenda em que vivia com a família antes de se separar de Tenório e é bem recebida por Zuleica. Alcides, no entanto, fica à beira do rio para esperá-la e não encontrar, possivelmente, o ex-patrão.
Alcides e Maria acabam relembrando os momentos que viveram juntos na fazenda, mas são surpreendidos por Tenório. O personagem, portado de uma arma, ameaça matar os dois e os mantém amarrados.
Após anoitecer, ele revela a intenção de castrar o peão. Desesperada, Maria suplica ao ex-marido para que não mutile Alcides e diz que está disposta a lhe devolver as terras do Sarandí, que ficaram com a personagem após a separação. "Não faz isso, pelo amor de Deus", pede Bruaca.
"Você deveria ter pensado nisso antes de se deitar com esse peãozinho de merda", responde Tenório, antes de atacar o peão com um golpe em suas partes íntimas, causando dor e grito em Alcides. O fazendeiro ameaça jogar o ex-peão no rio para ser devorado pelas piranhas se Bruaca não se deitar com ele mais uma vez, estuprando a ex-mulher.
Bruaca e Alcides são levados para a tapera de Juma e Tenório vai embora com a arma e o barco deles. Triste, o peão diz a Bruaca que não quer continuar vivo. Ela, por sua vez está decidida a matar o ex- marido. Desnorteados, eles voltam para a fazenda e decidem não contar a verdade para ninguém. Diante de todos, eles afirmam que foram atacados por uma onça e que o barco foi levado pela correnteza.
Como foi gravar a cena?
Para o ator que viveu Alcides, Ângelo Antônio, que estava em sua primeira novela, gravar uma das cenas mais fortes da telenovela foi "assustador".
A gente não acreditava (que ia fazer a cena). Lembro de ser um momento de muita surpresa e impacto. Imagina isso no ar naquela época.
Ângelo, em entrevista ao O Globo.
Se Bruno Luperi seguir o que foi escrito pelo seu avô em 1990, alguns capítulos depois, Alcides se vinga e mata Tenório. Ele também revela a Bruaca que não teve o órgão genital atingido no momento de fúria do fazendeiro. Ângelo acredita que essa reviravolta tenha sido uma resposta do autor à comoção dos telespectadores da novela na época.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.