Como está Cid Moreira após polêmicas com filhos e problema de saúde?
Mais de 26 anos depois de deixar a bancada do "Jornal Nacional", Cid Moreira investe no YouTube e celebra estar lúcido aos 94 anos de idade. Há cerca de um ano e meio, ele e a esposa, Fátima Sampaio, de 59, optaram por se mudar de um sítio, construído em um distrito afastado de Petrópolis (RJ), para um apartamento duplex de pouco mais de 700 m² e próximo a hospitais na serra fluminense. Afinal, ele trata doença renal desde o início de 2021.
Cid recebeu Splash em seu apartamento para conversar sobre a vida aos 94 anos. Na entrevista, ele afirmou estar focado no presente, sem olhar para as conquistas, nem as mágoas do passado, como as polêmicas envolvendo os filhos, Rodrigo e Roger Moreira.
No ano passado, os filhos do jornalista foram à imprensa e à Justiça dizer que a madrasta mantinha Moreira em cárcere privado e tentaram interditar o pai, alegando que ele havia perdido a lucidez.
"Foram coisas tão absurdas, dizendo que eu tava passando fome. Meu Deus! Como? Como eu teria a saúde que eu tenho... Dormi mal uns dez dias (após as acusações), mas não perdi a fé em Deus e superei", diz.
Cid relata que provar sua sanidade foi um processo desagradável e inesperado. "Pensei que nunca fosse acontecer comigo. Nunca. E, de repente, eu tive que provar que não... Eu tive que ir ao médico, etc. É desagradável, não é?", explica.
O jornalista espera que os filhos não recorram à Justiça novamente após o Ministério Público arquivar o caso. Para ele, é impossível uma reconciliação com Rodrigo e Roger, pois eles "erraram de uma maneira definitiva" motivados por "interesse financeiro".
"Para mim, não existe mais nada. (O processo) foi arquivado. Espero que não recorram pela terceira vez... Eu não fico remoendo mágoa, nem pensando em vingança. Para mim, simplesmente, é como se não existisse", diz.
Eu sou um homem de fases. Vivo as minhas fases, né? Hoje, estou vivendo a fase de uma pessoa que vai completar 95. Tudo o que eu posso fazer nessa fase, eu faço. Estou estudando poemas e continuo gravando para a Bíblia.
Cid Moreira
Procurado por Splash, Roger Moreira, um dos filhos do jornalista, comentou sobre o arquivamento do processo. Segundo ele, já foi solicitada a reabertura do caso junto ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
"Passaram um pano por cima disto. [...] Mas acredito que será reaberto em breve", afirma. Um áudio, cedido por Roger e divulgado pela Record TV na terça-feira (26), pretende abrir uma nova frente de questionamento sobre a união do pai: levantar a hipótese de que o relacionamento entre Cid e Fátima tenha se iniciado enquanto o jornalista era casado com outra mulher.
Na saúde e na doença
O ex-apresentador do "Jornal Nacional" conta que a polêmica com os filhos abalou momentaneamente a relação com Fátima, com quem está casado há 22 anos. Mas, hoje, a crise está superada.
"No ano passado, enfrentamos uma crise que balançou (o casamento), mas, graças a Deus, tudo foi esclarecido", diz.
É Fátima também quem faz as sessões de diálise no marido no próprio apartamento do casal. Diferente da hemodiálise, procedimento realizado em Cid no ano passado, que precisa ser desenvolvido no hospital, a diálise pode ser feita em casa. Para isso, Fátima teve de fazer um curso no Hospital Santa Tereza, em Petrópolis.
"Só agora que ele percebeu que está idoso, porque é o primeiro problema sério de saúde dele", diz Fátima.
"Comecei a fazer hemodiálise e me aconselharam fazer diálise pelo peritônio (na região abdominal). O líquido é introduzido por um cateter e limpa as gordurinhas, dissolvendo-as. Decidi fazer em casa, é mais confortável. A Fátima aprendeu e gosta de fazer. No hospital, você corre o risco de contaminação, principalmente até o ano passado", conta Cid.
O jornalista só descobriu a doença ao fazer um exame de rotina antes de gravar uma publicidade. "Eu fui fazer uma propaganda no interior de São Paulo, em um plano de saúde, e o médico disse: 'não quer fazer um check-up?'. Eu fiz e deu um problema nos rins que eu não sabia. Foi uma fase pesada", desabafa.
Como Cid conheceu Fátima?
Casada com o ex-apresentador do "Jornal Nacional", Fátima também é jornalista. Os dois se conheceram quando ela o entrevistou após uma disputa de tênis no Ceará.
"Eu pedi uma mulher para Deus. Já fiz isso até em igreja. Pedi seriamente, ajoelhado e, uns dez dias depois, tocou o telefone, era alguém me convidando para um torneio de tênis no Ceará. Eu botei um monte de defeito e exigência, mas acabei indo. Lá, a Fátima era repórter e foi me entrevistar", diz.
A entrevista dura até hoje, pô. Foi a maior entrevista.
Cid Moreira ao falar de como conheceu a esposa
Questionado sobre quem paquerou quem primeiro, ele assume: "fui eu". "Eu estava jogando, ela chegou e eu reparei no cabelo dela todo solto. Gostei da aparência. Eu ganhei o primeiro set e, no segundo, eu perdi logo. Depois, ficamos o dia inteiro conversando. E estamos aqui", diz.
No começo da relação, os dois enfrentaram críticas pela diferença de idade de 35 anos. Fátima recorda uma vez que eles estavam em Mônaco, na Europa, e escutaram uma mulher perguntar se Cid era pai de Fátima ao vê-los abraçados.
"A mulher ficou tão incomodada com a nossa diferença de idade, que ela perguntou se era meu pai... É tão difícil acreditar que as diferenças podem dar certo", lamenta Fátima.
Youtuber aos 94
Fazendo tratamento renal em casa, Cid consegue retomar a rotina praticamente como era antes. Lúcido e disposto, apesar de apresentar dificuldade para se locomover sem ajuda de andador, "como bom jornalista", gosta de ler notícias pela manhã e estudar técnicas para interpretar poemas.
Isso porque desde 2019 ele tem um canal no YouTube, no qual lê poemas e compartilha o dia a dia com a esposa. Enquanto recebeu Splash em seu apartamento, o jornalista mostrou vídeos do seu canal e ainda falou sobre a rotina.
"Minha rotina deixou de ser como era, por exemplo, quando eu tinha quadra de tênis. Às 9h, eu estava na quadra batendo bola. Fiz isso até os 89... Mas, na rotina atual, eu me levanto, gosto de me alimentar com frutas e, depois, vou lá na cobertura e tomo um solzinho", diz, aos risos.
"Vou para o computador e tomo conhecimento do que está acontecendo. Eu preciso fazer isso, virou rotina. Depois, eu começo a estudar. Poema é uma coisa muito difícil de você interpretar. Mas aquilo que eu achava quase que impossível para mim, bom, 'eu não vou conseguir fazer esse poema', eu tenho feito e o pessoal tem gostado, não é?", pergunta.
Exigente, ele considera que ainda precisa melhorar o próprio desempenho à frente da narração.
"Eu pretendo fazer, como ninguém fez, eu estou me especializando nisso. Eu já vi gente boa fazendo. Eu já vi, mas a maioria é gente fraca... Eu estou no time dos fracos ainda, mas estou melhorando", completa, bem-humorado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.