Topo

Atriz de 'Beleza Americana' sobre abuso sexual: 'Era apenas um corpo'

Mena Suvari - Reprodução
Mena Suvari Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, de São Paulo

27/07/2022 17h35Atualizada em 28/07/2022 18h26

No ano passado, Mena Suvari, 43 anos, lançou seu livro "The Great Peace: A Memoir" logo depois de dar à luz o filho. Segundo a atriz de "Beleza Americana", estava com depressão pós-parto e precisava desabafar sobre alguns acontecimentos de sua vida, como o sofrimento por ser vítima de abuso sexual e a dependência das drogas.

"Eu precisava me expressar. Eu precisava limpar isso para seguir em frente... eu queria muito deixar isso para lá", destacou a artista. No livro, também tratou sobre um relacionamento abusivo e homens mais velhos que são "predatórios".

De acordo com a famosa, o cinema foi um dos responsáveis por sua sexualização. Afinal, sempre atuou em papéis como o objeto sexual adolescente, a exemplo dos filmes "American Pie" e "Beleza Americana".

Em entrevista ao The Guardian, a atriz comentou que foi estuprada aos 12 anos por um amigo de um dos irmãos mais velhos. O jovem o encorajou a fazer sexo e, depois, falou para colegas da escola que a menina era uma "prostituta".

Mena Suvari lembra que o momento foi traumático e perdeu as esperanças. "Isso me tirou a vida. Acho que foi apenas uma confirmação excessiva de que ninguém iria me salvar, ninguém faria nada por mim", confessou.

Pouco tempo depois, a artista viveu um relacionamento abusivo, no qual era xingada e maltratada. Para lidar com a situação, começou a usar drogas. "Eu não estava sendo amada. Eu era apenas um corpo, um receptáculo para seus desejos [do companheiro], pontuou".

Casada com Michael Hope desde 2018, Mena Suvari continuou trabalhando em filmes e séries, mas também dedicou seu tempo à escrita do livro. Para ela, o processo de escrita da obra foi catártico e importante, apesar de dolorido.