Topo

Que fase! De divórcio e pedido de prisão, Shakira vive dias turbulentos

A cantora Shakira está enfrentando diversos problemas nas últimas semanas - Xavi Meno?s/Reprodução/Instagram
A cantora Shakira está enfrentando diversos problemas nas últimas semanas Imagem: Xavi Meno?s/Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

30/07/2022 04h00

As últimas semanas de Shakira, 45 anos, certamente não foram as melhores da sua vida. Além de anunciar a separação da relação de 12 anos do jogador espanhol Gerard Piquet, 35, pai de seus dois filhos, a cantora está travando uma batalha com o agora ex-marido pela guarda dos filhos.

Não bastasse isso, nesta semana o Ministério Público da Espanha pediu oito anos e dois meses de prisão para a cantora, acusada pelo órgão de crimes contra a Fazenda Pública, instituição que representa para os espanhóis o que a Receita Federal é para o Brasil, conforme informações do jornal espanhol "El Confidencial". É improvável, no entanto, que Shakira seja de fato detida.

Fraude milionária

A cantora está sendo acusada pelo Ministério Público da Espanha de sonegar impostos através de um esquema baseado em paraísos fiscais, de acordo com informações da publicação espanhola.

As autoridades fiscais espanholas exigiram cerca de 14,5 milhões de euros (76,6 milhões de reais pela cotação desta sexta-feira) quando encontraram provas de que, em 2012, a cantora já residia na Espanha e era obrigada a pagar impostos no país.

A artista já pagou esses 14,5 milhões de euros e outros três milhões em juros, o que não a impede de ser julgada por suposta fraude fiscal entre 2012 e 2014.

O caso data de 2017, quando uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), revelou que ela vivia na Espanha com o então marido, Gerard Piqué, e seus dois filhos, mas supostamente estava domiciliada no paraíso fiscal das Bahamas.

Na última quarta-feira, a colombiana rejeitou um acordo oferecido pelo Ministério Público que evitaria que ela fosse julgada por quatro supostos crimes contra as autoridades fiscais e decidiu ir a julgamento, por estar "plenamente confiante" em relação a sua inocência.

A agência de comunicação da artista informou que a equipe jurídica dela conversou com o Ministério Público de Barcelona para chegar a um acordo que reduzisse a sentença que poderia ser imposta, mas a própria cantora decidiu rejeitar a última oferta.

Em um comunicado, Shakira disse que escolheu "deixar o assunto nas mãos da lei, com a paz de espírito e confiança de que a justiça dará razão" a ela.

Embora a acusação e a defesa não tenham chegado a um acordo, isso ainda pode acontecer até o dia do julgamento.

A vontade de Shakira sempre foi de seguir adiante com o processo penal, sem se contentar com uma redução na pena, conforme diz o comunicado.

Para a cantora, o caso "representa uma violação total" de seus direitos, já que ela sempre teve "uma conduta impecável, como pessoa e como contribuinte, e uma total disposição para resolver quaisquer diferenças desde o início, mesmo antes do processo penal".

"Mesmo discordando" da opinião de sua equipe jurídica sobre a suposta fraude fiscal, a artista devolveu 17,2 milhões de euros (o equivalente a cerca de 91 milhões de reais na cotação desta sexta) à Receita espanhola — referente à quantia supostamente fraudada, mais juros — e "durante muitos anos não houve nenhuma dívida pendente".

Shakira disse que "nunca", em nenhum outro país, ela encontrou "uma perseguição tão pouco razoável e feroz", "nem um uso tão óbvio da mídia e da pressão da reputação como mecanismo de arrecadatório".

A investigação do ICIJ também alegou que a cantora administrou cerca de 31,6 milhões de euros (aproximadamente 167 milhões de reais) em royalties de suas canções em dois países com vantagens fiscais, Malta e Luxemburgo.

Os advogados da cantora esclareceram que ela vivia nas Bahamas desde 2004, mas nos anos seguintes teve que viajar "sem parar" e que até 2015 sua presença na Espanha não excedeu o período que a obrigava a pagar impostos.

A defesa alegou ainda que a gestão desses milhões havia sido realizada desde 2007 através de uma empresa maltesa que "cumpre todos os requisitos legais".

Separação após 12 anos

No início de junho, o jornal catalão "El Periódico", afirmou que Shakira e Gerard Piqué estavam se separando após a cantora flagrar uma traição do jogador. Ainda de acordo com a publicação, Piqué já teria saído de casa e está morando sozinho em um apartamento em Barcelona.

Três dias após a publicação do jornal, a cantora confirmou o fim de seu relacionamento com o jogador de futebol, mas não fez comentários sobre as alegações de infidelidade do zagueiro do Barcelona.

"Com muito pesar nós confirmamos que estamos nos separando. Pelo bem-estar dos nossos filhos, que são nossa maior prioridade, pedimos que vocês respeitem nossa privacidade. Obrigada pela compreensão", declarou a nota, reproduzida por veículos como o Daily Mail.

A última aparição do casal junto nas redes sociais foi em março. Shakira viajou duas vezes para Ibiza acompanhada dos filhos, Milan, de 9 anos, e Sasha, de 7, mas sem sinal do então marido.

A relação do casal, que não chegou a se casar, começou durante a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Divórcio conturbado e guarda dos filhos

Piqué e Shakira discutem um acordo sobre a guarda dos filhos, Milan e Sasha, desde o início do divórcio. Segundo a imprensa espanhola, a questão financeira não está em jogo, mas o endereço das crianças tem complicado o debate. Em razão da separação, a cantora deseja deixar Barcelona, na Espanha, e se mudar para Miami, nos Estados Unidos.

No entanto, o jogador de futebol é contra a mudança, pois não quer ficar distante dos filhos. Ele também argumenta que Milan e Sasha cresceram no país europeu e um novo país poderia impactar no cotidiano e na perda de amigos.

"Milan e Sasha podem viver em Barcelona e, sempre que quiser, Shakira poderá levá-los em seu jato privado para os Estados Unidos", afirma no trecho do acordo proposto por Piqué, segundo o jornal Marca.

Enquanto isso, Shakira argumenta com o caso de traição do atleta, que se tornou midiática, para que ela fique com a guarda dos filhos. De acordo com fontes, o jogador de futebol já teria abandonado essa mulher com quem teria ficado quando estava casado com a cantora. Além disso, Piqué teria negado ter apresentado a mulher aos filhos.

"Um pai apaixonado por festas, viagens e relacionamentos com outras mulheres não seria adequado, nem que ele ficasse sozinho tomando conta dos filhos", diz um trecho da proposta dos advogados de Shakira.

De acordo com o jornal espanhol ABC, Piqué assumiu o envolvimento sexual com uma jovem, mas ele já vivia uma vida de solteiro há meses, se relacionando com diversas mulheres. A publicação afirmou que o casal não estava bem há algum tempo, porém o real motivo da separação permanece em segredo. O atleta ainda teria dito que tudo veiculado na imprensa até no momento não seria verdade.

Ainda segundo o jornal, o jogador de futebol e a garçonete viveram um affair rápido e não uma relação como os veículos de comunicação divulgaram.

O programa de televisão 'El Gordo y la Flaca', do canal Univisión, revelou que uma equipe foi contratada pela cantora para confirmar a infidelidade de Piqué com evidências. Foi assim que a artista colombiana recebeu fotos do defensor com outra mulher em situações comprometedoras.

Além disso, o programa garante que essas fotos nunca serão reveladas, já que Shakira as comprou para que não fossem publicadas.

De acordo com o programa 'La Mesa Caliente', do canal televisivo 'Telemundo', o jogador impôs duas condições para deixar que a cantora se mude para os Estados Unidos com as crianças.

A primeira delas é que Shakira dê ao jogador cinco passagens aéreas de primeira classe em voos aos Estados Unidos para que, dessa forma, Piqué consiga fazer visitas a Sasha e Milan. O segundo pedido do jogador é que a artista pague uma quantia de, aproximadamente, 400 mil dólares (cerca de 2 milhões de reais na cotação desta sexta-feira) que deve ao atleta.

Mãe pede reconciliação

Mãe da cantora Shakira, Nidia Ripoll torce pela reconciliação da filha com o zagueiro Gerard Piqué, do Barcelona. Abordada por jornalistas na entrada de um hospital em Barcelona, onde seu marido está internado, Nidia não escondeu o desejo de ver a artista e o jogador novamente juntos.

Questionada pela "Europa Press" se torce pela reconciliação do casal, Nidia acenou positivamente.

"É lógico", respondeu a mãe de Shakira enquanto se dirigia à entrada do hospital para visitar o marido, William Mebarak, de 90 anos, que voltou a ser internado após sofrer um traumatismo craniano no início de junho.

Shakira, porém, não gostou da declaração da mãe e, segundo o jornal "El Economista", pediu para Nidia evitar falar com jornalistas.