Topo

Livro e museu geram atrito com herdeiros de Agnaldo Timóteo: 'Não me ligou'

Livro e museu geram atrito com herdeiros de Agnaldo Timóteo: "Não me ligou" - Reprodução/RecordTV
Livro e museu geram atrito com herdeiros de Agnaldo Timóteo: 'Não me ligou' Imagem: Reprodução/RecordTV

De Splash, em São Paulo

31/07/2022 21h56

A família do cantor Agnaldo Timóteo, que morreu no ano passado passado em virtude da covid-19, está em atrito. A ideia de lançamento de um livro de memórias dele e a abertura de museu na casa deixada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é o mais novo motivo de discórdia envolvendo de Timotinho com os filhos, irmãos e inventariante do artista.

O "Domingo Espetacular" (RecordTV) reuniu os envolvidos no caso para apresentarem suas versões. Damião Sá da Silva, conhecido como o sobrinho Timotinho, relatou o desejo de lançar um livro de memórias do artista e aproveitar as relíquias deixadas em sua casa do Rio de Janeiro — como troféus, discos, quadro e outras curiosidades — para abrir um museu.

"Como o advogado e a família estão com dificuldades de manter a casa, que tem um custo alto, eu e uns artistas tivemos a ideia de criar um museu. Daria pra trazer leis de incentivo e várias coisas", explicou, e afirma ter o aval de Keyty Evelyn Timóteo, filha de Agnaldo Timóteo.

"Depois que o Timóteo veio a morrer, ela tem tido contato diariamente comigo. Falei da ideia do livro e ela disse: 'se depender de mim, estou à disposição'", garantiu.

A jovem de 15 anos, no entanto, concedeu entrevista ao jornalístico da RecordTV negando ter dado autorização ao sobrinho de seu pai para dar andamento a nenhum projeto.

Ele tinha dito que tinha pedido a minha permissão, que eu tinha deixado, mas ele não entrou em contato comigo, não me ligou. Não falei com ele. Eu não dei autorização pra ele.
Keyty Evelyn Timóteo

Os irmãos de Agnaldo Timóteo, Rutinete e Cícero, já se manifestaram contra a proposta de livro e museu anunciada por Timotinho. "Senhor Damião é um mentiroso. Fraude e estelionato que ele comete. O Patrimônio está na Justiça e por enquanto possui seis herdeiros", declarou Rutinete, por meio de carta.

"Tentando tirar uma casquinha"

O advogado Sidnei Lobo Pedroso é o inventariante deixado por Agnaldo Timóteo. Ele administra um patrimônio de cerca de R$ 16 milhões e cuida das entradas financeiras de direitos autorais, além de ser o tutor legal da filha do artista.

"A partir do momento que o Agnaldo Timóteo morreu e abriu o inventário, precisa ser respeitada a decisão dele dentro do processo. Então, não é qualquer um que vai fazer o que quer", disparou ele, e detonou Timotinho:

Assim que o Agnaldo Timóteo morreu, eu recebi uma ligação dele. Ele ficou sabendo do testamento e o quê perguntou no telefone? "Doutor, o Agnaldo Timóteo me colocou no testamento?". A minha resposta foi pontual: "por que ele haveria de deixar pra você alguma coisa?". Gente, sabe o que está acontecendo? Dinheiro. Todo mundo está tentando tirar uma casquinha dos 56 anos de trabalho do Agnaldo.
Sidnei Lobo Pedroso

"Vou lançar queira eles ou não"

Mesmo sabendo da negativa de Keyty, o inventariante e os irmãos de Agnaldo Timóteo, Timotinho está decidido a lançar o livro sobre o tio e diz que não pode ser impedido de contar suas histórias ao lado do artista.

"Eu vou lançar o livro queira eles ou não porque é uma história minha com Agnaldo... O livro é certo que vou fazer porque é a minha história com ele. A questão do museu pedir aos meus advogados para me orientar com isso", afirma ele, e cita que contará histórias de Agnaldo com ele e com famosos.

Eu não podia botar música de ninguém no carro que não fosse a dele. Ele só escutava Agnaldo Timóteo. Ele dizia: 'vou escutar outro cantor sendo que eu sou o melhor deles todos'.
Timotinho

Ele, inclusive, garante que não faz questão de estar no testamento do artista que ainda não teve um desfecho na Justiça. "Estou aqui falando que não faço questão e nem quero de estar em testamento. Se eu quisesse, eu podia ter pedido ao Timóteo para me colocar. Virei produtor de eventos e sou um cara feliz e bem resolvido", ressaltou.

Herdeira de Agnaldo Timóteo

Keyty Evelyn Timóteo foi reconhecida legalmente como a filha de Agnaldo Timóteo no ano passado e, atualmente, mora em São Paulo com Maria do Rosário - que é sua mãe de criação.

"Todo dia é uma saudade muito grande. A gente fica lembrando das coisas que ele fazia, dos momentos, de como ele era em casa. E dá uma saudade de não ter ele pra gente poder abraçar, poder escutar a voz dele", contou ela.

Tô estudando, tô de férias agora, mas logo vão voltar as aulas e eu tô animada, tô me dedicando para ir bem nas provas. Ganhei dois cachorrinhos e são muito lindos: o Alemão e o Hércules. Tô vivendo uma vida legal.
Keyty Evelyn Timóteo

Na divisão dos bens de Agnaldo Timotei, Keyty ficou com 50% dos bens, tem direito mais 25% dos lucros e soma um total de 75%. Rutinete e Cícero, irmãos do cantor, levaram 7,5% cada e os afilhados Márcio e Marcelo ganharam 5% cada. Maria do Carmo, outra irmã do artista, ficou com um apartamento em usufruto,

O inventariante dos bens de Agnaldo Timóteo não vê a hora de todos entrarem em acordo para dar fim a disputa pelos bens do artista na Justiça. "O que eu tentei e estou tentando e espero que a gente consiga isso é uma acordo com a família para que a gente encerre logo o testamento. Encerre também esse inventário e cada um vai receber seu por direito que foi deixado em testamento", clamou Sidnei Lobo Pedroso.

Divisão dos bens de Agnaldo Timóteo - Reprodução/RecordTV - Reprodução/RecordTV
Divisão dos bens de Agnaldo Timóteo
Imagem: Reprodução/RecordTV