Após críticas, Beyoncé promete retirar termo capacitista do novo álbum
Na última semana, Beyoncé fez a alegria dos fãs ao lançar o Renaissance. Apesar da aclamação pelo novo álbum, a cantora foi criticada por uma das músicas conter um termo capacitista.
A faixa 'Heated" tem o verso "spazzin' on that ass, spaz on that ass", "tendo espamos naquele traseiro, ter um espasmo naquele traseiro", em tradução livre. Na língua inglesa, o termo "to spaz" está associado ao termo "espático" e português.
Embora possa apenas se referir a espamos, "spaz" também é usado ofensivamente para se referir a pessoas com paralisia cerebral. Beyoncé irá tirar esse trechinho da música.
Quem também foi acusada de usar o termo capacitista, foi a cantora Lizzo na música "Grrrls", que pediu desculpas publicamente e retirou o trecho da canção.
"Semanas atrás, Lizzo recebeu uma enxurrada de críticas dos fãs, que se sentiram magoados e decepcionados depois que ela usou a mesma linguagem abominável. Felizmente, ela fez a coisa certa e regravou a música. É difícil acreditar que isso poderia ter passado despercebido pela equipe de Beyoncé", disse Warren Kirwan, gerente da fundação Scope, que lute pelo direito das pessoas com deficiência.
Novo álbum
Duas semanas após anunciar o lançamento do álbum "Renaissance", Beyoncé finalmente revelou a capa de seu novo disco. Em uma publicação nas redes sociais, a cantora divulgou a imagem e falou sobre o processo criativo e a expectativa para o novo trabalho, produzido durante a pandemia da covid-19.
"Criar esse álbum me permitiu um lugar para sonhar e para escapar durante um momento assustador para o mundo. Permitiu que eu me sentisse livre e aventureira em um momento em que quase nada estava se movimentando. Minha intenção era de criar um lugar seguro, um lugar sem julgamento. Um lugar para ser livre do perfeccionismo e de pensar demais. Um lugar para gritar, liberar, sentir liberdade. Foi uma linda jornada de exploração", escreveu.
Espero que você encontre alegria nessa música. Espero que te inspire a soltar o rebolado. Ha! E que te inspire a se sentir tão único, forte e sexy quanto você é. Beyoncé
A capa mostra Beyoncé montada em um cavalo coberto de um material brilhante, usando um look metálico que revela suas curvas e exibindo um longo cabelo loiro e ondulado. A imagem pode ser uma referência à ocasião em que a ativista social e política Bianca Jagger, ex-mulher de Mick Jagger, montou um cavalo na badalada boate nova-iorquina Studio 54.
Vale notar que as quatro versões do kit que contém a versão física do álbum, uma camiseta e um pôster se esgotaram no site da cantora antes mesmo de as imagens do trabalho serem reveladas.
Beyoncé também estampou a capa da Vogue britânica deste mês, fotografada pelo brasileiro Rafael Pavarotti, em um ensaio no mesmo clima: cavalos, pistas de dança, globos espelhados e visuais futurísticos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.