Topo

Leandra Leal sobre racismo com filhos de Ewbank: 'Me indignei junto'

Leandra Leal com a filha, Júlia - Reprodução/Instagram
Leandra Leal com a filha, Júlia Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

02/08/2022 12h10Atualizada em 02/08/2022 15h42

A atriz Leandra Leal comentou o episódio de racismo sofrido por Títi e Bless, filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso. Ela é mãe de Júlia, de 8 anos, do seu casamento com Alê Youssef.

"Eu chorei e me indignei junto com a Giovanna, e me senti de alguma forma gritando também. Eu sei o quanto é horrível ver algo assim acontecer com um filho, por isso me solidarizo e agradeço pela força de vocês nessa luta", escreveu a artista em publicação no Instagram.

"Não é fácil, é muito doloroso, mas é a única forma para seguir. Nenhuma criança deveria ser exposta a uma violência assim, crianças não precisariam ser fortes além do que é necessário, nem estar preparadas para enfrentar algo tão cruel quanto o racismo, mas crianças negras não têm essa escolha".

"O racismo está na estrutura da nossa sociedade porque durante anos pessoas brancas negligenciaram o seu papel na luta antirracista. Essa é uma missão de toda a sociedade, todos nós podemos e devemos agir", continuou Leandra.

O primeiro passo é reconhecer a estrutura racista em que vivemos, identificar comportamentos que reproduzimos, reconhecer o privilégio que brancos têm, não se calar nem ser conivente. Leandra Leal

O caso

A família de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso estava num restaurante em Portugal quando uma mulher branca proferiu ofensas racistas contra Titi e Bless — as crianças, nascidas no Malawi, têm respectivamente 9 e 7 anos.

Em vídeo que circula nas redes sociais, Giovanna Ewbank aparece chamando a mulher de "racista nojenta" e dizendo que ela merece "socos e porradas". Splash apurou que ela também cuspiu e deu tapas na mulher. Bruno Gagliasso chamou a polícia, que retirou a mulher do local e em seguida a liberou.

Os atores abriram uma queixa formal no país europeu.