Topo

Splash Vê TV exalta cobertura de racismo sofrido por filhos de Ewbank

Colaboração para Splash, em São Paulo

02/08/2022 15h55

O casal de atores Giovanna Ewbank, 35 anos, e Bruno Gagliasso, 40, concedeu uma entrevista ao "Fantástico" (TV Globo) para repercutir o ataque racista praticado por uma mulher branca contra os filhos Titi e Bless, de 9 e 7 anos, no último sábado, em um restaurante em Portugal.

As colunistas Marcelle Carvalho e Cristina Padiglione, do "Splash Vê TV", elogiaram a cobertura correta do caso pela emissora carioca no quadro "Melhores e Piores da Semana".

Para Padiglione, a emissora tem buscado uma pluralidade em sua equipe com pessoas que entendam e tenham vivência em determinados assuntos. A colunista também observou de forma positiva como essa política de diversidade tem melhorado ao longo dos anos.

O fato de você ter, olha que maravilha, uma figura como a Maju que pode conversar sobre esse assunto sabendo exatamente do que se trata, tendo uma vivência disso. Assim como no 'Encontro', onde a presença de Manoel Soares fez toda a diferença no mesmo debate na segunda-feira com a presença de Astrid [Fontenelle] e de outras pessoas, como uma senhora que chorou na plateia e ele pôde dar voz a isso. Cristina Padiglione

"Então, como é maravilhoso você ter pessoas com vivência em assuntos que antes passavam pela televisão muito pouco, muito menos do que hoje e sem ter uma voz do outro lado que pudesse entender exatamente do que se tratava aquilo. Isso é um avanço que a gente tem em função de uma política de diversidade que está se buscando em alguns canais e a Globo tem mostrado esforço sobre isso. Em uma hora como essa é que você vê como é fundamental que você tenha realmente essa pluralidade na tela", acrescentou.

Marcelle concordou com a colega, teceu elogios a Giovanna Ewbank e chamou o racismo de "imbecilidade".

Ali a gente realmente viu a dor de pais que presenciaram esses insultos racistas contra seu filho [...] Maju pôde conversar com esse casal e esse casal colocou de forma muito pontual, observando que, se de repente, fosse um casal negro a situação seria outra. Não teria nem voz, muito pelo contrário. A Giovanna usou essa entrevista muito bem e colocou esse questionamento que a racista não esperava que ela fosse mãe daquelas crianças e que fosse para cima como uma leoa, como muitas mães negras, muitos pais pretos fazem e são tachados como malucos ou então que estão vendo coisa [...] É importante ouvir mais vezes essa entrevista para cair a ficha de que há muito o que se lutar contra essa imbecilidade que é o racismo, Marcelle Carvalho

Em contrapartida, as colunistas repudiaram a entrada de um VT de macacos durante a exibição da matéria sobre o racismo dos filhos dos atores, no programa "Mais Você" de ontem.

"Uma situação que não deveria acontecer na televisão. Não só gera um desconforto, como é racista. Deixou a gente na dúvida que se foi um erro ou se foi intencional", lamentou Aline. "Quero acreditar que não haja motivos para isso ter sido intencional, mas de qualquer forma é um erro gigantesco. Não deveria e não poderia acontecer", opinou Padiglione.

"Deixou todo mundo assustado, perplexo. É um assunto muito delicado que ainda é um problema que não deveria mais existir no mundo, mas existe. É preocupante, necessário que se redobre novamente as atenções e que nada pode entrar de uma maneira equivocada. Não cabe isso", afirmou Marcelle.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Marcelle Carvalho, ao lado de Aline Ramos e Cristina Padiglione, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.