Topo

Fernando deixa o 'MasterChef' em disputa acirrada com Rafael

Fernando é o 11º eliminado do "MasterChef" - Reprodução/Band
Fernando é o 11º eliminado do "MasterChef" Imagem: Reprodução/Band

Colaboração para Splash, em Pernambuco

03/08/2022 00h43Atualizada em 03/08/2022 01h01

Fernando foi o 11º eliminado do "MasterChef Brasil", em sua 9ª temporada avaliando cozinheiros amadores.

Ele deu adeus a competição em uma prova de ballotine e disputou até o final com Rafael, com os pratos que tiveram mais erros técnicos.

Enquanto Fernando apresentou um prato que não parecia um ballotine, Rafael pecou no molho e no acompanhamento.

Fernando se emocionou bastante em sua saída e foi abraçado pelos chefs.

Confira tudo o que rolou no episódio de "MasterChef Brasil"

No top 7, os competidores foram surpreendidos com uma tarefa mais complexa: reproduzir um prato de Piá Léon, a chef número 1 do mundo.

O prato em que estão era uma espécie de ceviche peruano, que era composta de vieiras, amaranto e leite de tigre.

Para isso, eles receberam a cesta com todos os ingredientes necessários e tiveram 1h15 minutos para a execução.

Por ser um prato complexo e composto de várias etapas, praticamente todos os participantes se complicaram, De acordo com Pía, Rafael e Lays foram os mais organizados, mas eles também se complicaram na construção do prato.

Nos últimos 5 minutos, todo o top 7 ainda precisava finalizar algum processo.

Primeira e entregar, Melina foi elogiada por uma vieira deliciosa, mas criticada pela falta de acidez no leite de tigre e pelo crocante um pouco amargo. No geral, foi considerado um bom trabalho.

Renato entregou na sequência. O prato dele também foi apontado pela falta de acidez e picância, além de um crocante "chapado". Foi um prato equilibrado e agradável.

Rafael foi criticado pela espuma e pelo crocante oleoso. No final, o prato dele passou um pouco do ponto, mas foi elogiado pelo sabor e pela grande organização do início da prova.

Fernando teve um prato gorduroso, mas apontado positivamente pela boa acidez e bom sabor.

Fernanda foi bem elogiada pelas vieiras e pelo crocante, mesmo que este tenha passado um pouco do ponto.

Lays foi criticada pelo crocante queimado, que ficou muito tempo forno. Ainda assim, seu prato estava bem temperado e equilibrado.

Jason finalizou as entregas, com um prato que, visualmente, foi o que mais lembrou o da chef. O crocante foi considerado o melhor entre todos, mas a kiwicha estava dura e a espuma estava pouca.

O melhor "conjunto da obra" foi o de Jason, que foi eleito vencedor da prova. Todos os outros foram para a prova de eliminação, com os dois piores pratos (Melina e Rafael) com uma desvantagem.

Prova de Eliminação

A prova de eliminação trouxe um clássico da culinária francesa: ballotine, um frango dessossado e recheado, com um molho e um acompanhamento livre.

Rafael e Melina, pela desvantagem, perderam 5 minutos na prova.

Renato foi o primeiro a ser avaliado. Ele entregou ballotine de frango e cogumelos com batatas em cubos e aspargos, com molho velouté. O prato dele foi considerado gostoso, agradável e muito bem feito.

Fernando apostou em ballotine de bacon e cogumelos, com aspargos, mil folhas de batata e molho hollandaise. Seu prato foi considerado bom, mas um pouco pesado demais, especialmente pelo bacon no recheio.

Rafael fez um ballotine de frango e cogumelos e acompanhamento de mil folhas de pistache. O principal problema do prato dele foi o molho muito líquido. Porém, o mil folhas também foi considerado muito duro e um ballotine com pouco recheio, mas suculenta.

Melina também apostou no frango e cogumelos, com batatas ao murro e molho bleu blanc. Os chefs apontaram que os sabores de seu prato não estava ruim, mas que faltou cuidado no prato e na apresentação.

Lays apostou em frango e ervas, mil folhas de batata e molho de vinho porto. O prato foi considerado muito bem temperado, mas com destaque negativo para o molho, que não combinou e ficou muito pesado.

Fernanda fez o prato com cogumelos e espinafre e também usou batatas de acompanhamento e um molho picante, que foi considerado o vilão do prato por ser muito apimentado e grosso. No geral, o prato foi considerado inacabado.

Renato foi considerado o melhor prato da prova e subiu ao mezanino de cara. Já os outros 5 foram avaliados como medianos a ruins.

A eliminação ficou entre Rafael e Fernando, com o segundo sendo o escolhido para deixar a competição.