Topo

Ator Vítor diCastro relata homofobia em viagem à Grécia: 'Gatilho horrível'

Vítor diCastro e Vinícius Cordeiro se beijam na Acrópole de Atenas, na Grécia e em seguida são repreendidos - Reprodução/ Instagram @viniciuscord
Vítor diCastro e Vinícius Cordeiro se beijam na Acrópole de Atenas, na Grécia e em seguida são repreendidos Imagem: Reprodução/ Instagram @viniciuscord

De Splash, em São Paulo

22/08/2022 13h22Atualizada em 22/08/2022 14h45

O ator, apresentador e influenciador digital Vítor diCastro relatou em seu perfil no Instagram um episódio de homofobia que sofreu ao lado do marido, o jornalista Vinícius Cordeiro, durante viagem à Grécia. Eles estavam na Acrópole de Atenas, quando deram um beijo e foram repreendidos.

"Não faça isso. [...] Sem beijos", diz uma voz masculina em inglês. "Quase fomos expulsos por um homofóbico por conta desse beijo", escreveu o influenciador ao compartilhar o vídeo com o momento em que foram interrompidos ontem.

Na gravação é possível ver que o ator quase fica sem reação no momento em que foi repreendido por dar apenas um selinho.

"Eu e o Vinícius beijando e assim que as bocas encostaram já chegou o cara daqui assim 'não, não, não. Não pode, não pode. No kissing, no kissing'. E a gente ficou olhando assim", falou Vítor.

O homem teria dito ainda que eram apenas as regras dos locais que não permitiam beijo. Porém, o ator relatou que não encontrou essa informação em nenhum lugar e que outros casais — héteros — não foram parados por nenhum funcionário.

"'São as regras' ele disse. As regras de quem?", questionou. Na legenda da publicação, diCastro falou ainda que o momento foi muito constrangedor e despertou um "gatilho horrível".

"Isso foi muito constrangedor, um gatilho horrível, abriu uma caixa de memórias que eu prefiro esquecer. E pra sobreviver eu fiz e faço o de sempre: rio, debocho, finjo que não dou importância. Mas até quando? Até quando vamos ter que aguentar esse tipo de situação em que colocam a gente como errado, desertor das regras, pecadores?", escreveu.

No relato ele segue falando sobre outros casais que não foram abordados: "Tinham outros casais ali, todos héteros, e nenhum foi abordado. Ao final pesquisei e pesquisei e não encontrei nada sobre ser proibido um beijo nesse local. Foi só homofobia mesmo, gratuita e violenta como sempre".

1 - Reprodução/ Instagram @viniciuscord - Reprodução/ Instagram @viniciuscord
O marido do influenciador, jornalista Vinícius Cordeiro, também fez comentário sobre o episódio de homofobia
Imagem: Reprodução/ Instagram @viniciuscord

"E isso na Europa, tá? Num país de primeiro mundo, num dos pontos turísticos mais famosos de todos [e que desde Hércules sempre sonhei estar]. Só que diferentemente dessas ruínas, a homofobia não é uma história do passado. É real e atual. Acontece todo dia em todo lugar e a todo momento", ressaltou.

Por fim, Vítor diCastro disse que ficou refletindo e pensando que poderia ter reagido de maneira diferente. "Fiquei pensando depois em tudo que eu podia ter respondido pra esse homem que nos abordou, mas acho que só bastava um 'vai se fod*r, linda' ou, pra que ele entendesse, só um 'fu*k you, pretty'. 2022 galera! 2-0-2-2!", falou o apresentador seguido por 1,4 milhão de contas no Instagram.

Vinícius também comentou o caso e relembrou que nas lojas de presentes próximas ao local possuem várias referências a conotações sexuais que lembram um passado dali: "Os caras nem sequer [aguentam] ver um selinho. Quando você passa pelas lojinhas de presentes, encontra diversos tipos de pênis em mármore, argila, esculpidos em pedra, decorados, ilustrações sexuais explícitas e por aí vai, mas o selinho das gays isso não pode. Homofobia é homofobia em qualquer lugar do mundo".