Topo

Partido BBB: 30 ex-brothers já se candidataram, mas quantos foram eleitos?

Ariadna, Adrilles e Elis vão disputar as eleições 2022 - Reprodução: TV Globo
Ariadna, Adrilles e Elis vão disputar as eleições 2022 Imagem: Reprodução: TV Globo

Bruno Laurato

Colaboração para Splash, em São Paulo

23/08/2022 04h00

Angariar votos eles sabem bem, mas será que isso é o suficiente para ocupar uma cadeira nas câmaras e assembleias brasileiras? Em 2022, com a candidatura de três novos nomes, chega a 30 o número de ex-BBBs que tentaram iniciar carreira política.

Ou seja, se Boninho quisesse, ele poderia criar uma edição só de candidatos que saíram do "Big Brother Brasil" (TV Globo). Embora o número seja alto, vale considerar que somente um ex-confinado conseguiu se eleger, que foi Jean Willys, campeão da 5ª edição do game. Ele foi eleito deputado federal em 2010, 2014 e 2018, mas renunciou ao terceiro mandato e deixou a vida pública.

Jean, no entanto, não foi o único campeão que mirou na vida pública. Outros oito vencedores do reality se candidataram a algum cargo nos últimos anos. Nenhum, porém, saiu vitorioso.

Em 2014, Kleber Bambam, campeão da primeira edição do Big Brother Brasil, registrou candidatura como deputado estadual. Antes mesmo da eleição, o idealizador de "Maria Eugênia" renunciou à candidatura.

Os campeões da segunda e terceira edição seguiram o mesmo caminho. Rodrigo Cowboy, do BBB 2, tentou vaga como vereador em Ribeirão Preto, em 2008. O peão, porém, recebeu somente 329 votos. Dhomini, por sua vez, da terceira edição do game, já se candidatou duas vezes.

Dhomini - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Dhomini
Imagem: Reprodução/TV Globo

A primeira, em 2004, para tentar se eleger como vereador em Goiânia. Em 2010, o ex-BBB tentou novamente, mas como deputado estadual. Na primeira vez, o ex-affair de Sabrina Sato somou 2276 votos. Na segunda, porém, ele desistiu da candidatura antes da eleição.

Lembram de mim?

"Lembram de mim?", questionava Cida Santos, campeã da quarta edição do "BBB", em sua campanha eleitoral em 2014. A moça tentava uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Sem o mesmo sucesso que teve na final do BBB, Cida conquistou somente 167 votos e não foi eleita.

Da sétima edição, o campeão Diego Alemão bem que tentou também uma vaguinha como deputado federal no Rio de Janeiro, em 2014. O badboy ainda fez referência ao reality na sua campanha, prometendo "colocar a corrupção do paredão", mas não colou. Alemão recebeu apenas 4.946 votos.

Maria Melilo, que venceu o BBB 11 foi outra personalidade vista nas urnas eleitorais após o reality. Em 2014, a moça tentou ser deputada estadual em São Paulo. Na época, Maria havia acabado de vencer um câncer no fígado e essa foi a bandeira da sua candidatura que tinha como slogan: "Uma Maria pelas outras Marias". A ex-BBB somou somente 3199 e também não conquistou a cadeira.

Maria Melilo - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Maria Melilo no BBB11 e atualmente
Imagem: Montagem/UOL

Em 2014, Fael, o campeão da 12ª edição do reality, buscou uma vaga na Assembleia Legislativa. No pleito, do Mato Grosso do Sul, o ex-BBB até que teve um número razoável de votos, mas não conseguiu se eleger. Fael recebeu 13.726 votos.

O último campeão a tentar carreira política foi Cézar, que venceu o reality em 2015. Três anos mais tarde, o ex-confinado tentou uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas não teve sucesso.

Jean Wyllys, do BBB 5, portanto, foi o único campeão a conquistar os votos necessários para um cargo. Jean venceu em 2010, 2014 e 2018 como deputado federal. Em 2019, no entanto, Jean renunciou ao cargo após declarar que estava sendo ameaçado de morte. Atualmente, o ex-deputado não vive no Brasil.

Jean Wyllys  - Reprodução - Reprodução
Jean Wyllys na época do BBB e, em seguida, na política
Imagem: Reprodução

Três novas caras em 2022

Para o próximo pleito, que acontece em outubro deste ano, outros rostos já conhecidos poderão ser vistos nas urnas eletrônicas. São eles de Ariadna Arantes, do BBB 11, Adrilles Jorge, do 15, e Elis Nair, do 17. Ariadna foi a primeira mulher trans a participar do reality show e concorrerá ao cargo de deputada federal por São Paulo pelo PSB.

Adrilles Jorge, por sua vez, embora seja natural de Minas Gerais, buscará também o cargo de deputado federal por São Paulo. O jornalista é filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e é um apoiador de Jair Bolsonaro. Ele já foi denunciado por fazer uma suposta saudação nazista ao vivo na Jovem Pan.

Do Distrito Federal vem Elis Nair, que não escondeu as raízes e assumiu o nome de "Elis do BBB" para disputar a próxima eleição. Ela tenta o cargo de deputada federal no DF pelo partido Agir (antigo PTC). No BBB, Elis viveu a "vilã" da edição e recebeu o apelido de "agente do caos". A moça foi eliminada do reality com 80% de rejeição pelo público.

Outros BBB's que se candidataram

  • BBB 1: Além de Kleber Bambam, Adriano Didi também se candidatou em 2008 para vereador em Salvador. O ex-BBB se apresentava ao público na época, como "Didi BBB".
  • BBB 3: Famoso por desistir do BBB após uma paixão avassaladora, Dilsinho, do BBB 3, tentou o cargo de deputado estadual pelo Mato Grosso do Sul em 2010. "Disinho Mad Max", como se apresentava, porém, não conquistou os eleitores.
  • BBB 5: A excêntrica Tati Pink, amiga fiel de Grazi Massafera e Jean Wyllis também tentou a vida pública - inclusive, por três vezes. Em 2008, 2012 e 2016 a ex-BBB tentou o cargo de vereadora no Recife, mas não conquistou nenhuma eleição.
Tati Pink - Renato Rocha Miranda/TV Globo - Renato Rocha Miranda/TV Globo
Tati Pink, do BBB5
Imagem: Renato Rocha Miranda/TV Globo
  • BBB 6: Da sexta edição, o representante nas urnas foi Carlão, que tentou vaga na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, em São Paulo. O "Cartão do BBB", como se apresentou, não conquistou os eleitores e também amargou a derrota.
  • BBB 7: Alemão não foi o único a sair do BBB 7 e mirar na vida pública. O arquirrival do campeão da edição, Alberto Cowboy, se candidatou em 2008. O objetivo do ex-BBB era se tornar vereador em Belo Horizonte.
  • BBB 9: Em 2020, uma década após a sua edição, Emanuel voltou a aparecer na televisão para tentar uma vaga como vereador em São Bento do Sul, em Santa Catarina. Com 133 votos, o ex-BBB também não conseguiu conquistar a cadeira.
  • BBB 10: Dois integrantes do grupo "arco-íris" do BBB 10 buscaram a carreira política: Serginho e Dicesar. Enquanto o mais novo tentou ser vereador em São Paulo, em 2012, Dicesar esperou mais um tempo. O criador da Drag Queen Dimmy Kier concorreu ao cargo em 2016, mas assim como o amigo, não teve sucesso.
  • BBB 11: Daniel Rolim, famoso por dançar com coqueiro ao som da Grande Rio, é mais um ex-BBB nesta vasta lista. O ex-participante tentou uma vaga na Câmara Municipal do Recife no ano seguinte da sua saída da casa. Com o slogam "O que tá errado, vai pro paredão", o amigo de Lucival não convenceu.

  • BBB 14: Mais uma dobradinha da mesma edição, agora no BBB 14. Diego Grossi e Marcelo Zagonel se candidataram. O primeiro, em 2016, quando tentou a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Sem sucesso, Diego voltou para o mundo dos realities e migrou para "A Fazenda", da TV Record. Já Zagonel recentemente mirou no pleito. Em 2018 o ex-confinado tentou se eleger como vereador em Curitiba. Com só 321 votos, ele não viu o sonho se realizar.
  • BBB 16: Em 2018, a advogada Adélia Prado tentou o cargo de deputada federal por São Paulo, mas não deu. Candidata pelo Patriota, ela teve apenas 718 votos, o que representa 1% dos votos válidos.
  • BBB 17: A 17ª é a edição recordista de participantes que tentaram a carreira política. Marcos Hartes, Ilmar Mamão e Daniel Fontes buscaram cargos públicos assim que saíram do reality. Marcos, que foi expulso do BBB por agressão à Emily Araujo, tentou se eleger duas vezes. Em 2018 e em 2020. Na primeira, como deputado federal no Mato Grosso, na segunda, vereador em Sorriso. Ambas sem sucesso. Pelo Partido dos Trabalhadores, Ilmar Mamão também tentou a dobradinha. Em 2018 o ex-BBB tentou como deputado federal, já em 2020 como vereador em Campo Grande. Daniel Fontes, por sua vez, foi atrás da cadeira na Câmara de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo. O agente de trânsito, porém, recebeu somente 36 votos.
  • BBB 18: A primeira eliminada da edição, Mara Telles que é cientista política, nas duas últimas eleições se candidatou. Em 2018, como deputada estadual e, em 2020, vereadora pelo Partido Comunista do Brasil.
  • BBB 19: A última dupla vem do BBB 19. Vanderson, que foi desclassificado do reality por denúncias de assédio, tentou uma vaga como vereador do Rio Branco, no Acre, em 2020. Nas últimas eleições, também, a Tetê (Tereza Souza) disputou como vereadora de Arcoverde, em Pernambuco. Com apenas 42 votos, a psicanalista não ocupou a cadeira.