Topo

Renato é o penúltimo eliminado do 'Masterchef' antes da semifinal

Renato foi o penúltimo eliminado do "MasterChef Brasil" - Reprodução/Band
Renato foi o penúltimo eliminado do "MasterChef Brasil" Imagem: Reprodução/Band

Colaboração para Splash, em Pernambuco

24/08/2022 00h43Atualizada em 24/08/2022 00h45

O agente de saneamento básico Renato foi o 14º eliminado do "MasterChef Brasil", em sua nona temporada avaliando cozinheiros amadores.

O paraense disputou até o final com Fernanda em uma prova envolvendo chocolate e deixou a competição por ter se atrapalhado mais no preparo.

Ele se emocionou com os elogios dos 3 chefs durante sua saída e saiu às lágrimas. Jacquin declarou que ele foi um excelente competidor.

Restam 3 competidores, que disputarão a semifinal de semana que vem: Rafael, Lays e Fernanda.

Confira o que aconteceu no episódio de hoje do 'MasterChef Brasil':

Na última prova externa da temporada, o top 4 visitou a Neo Química Arena, estádio do Corinthians, e cozinhou como uma equipe só.

O quarteto precisou preparar um menu brasileiro, com entrada, dois pratos principais e sobremesa.

Os convidados à provar o menu foram o ex-jogador Edmílson, às atacantes Andressa Alves e Cristiane Rozeira e o chef Pablo Peralta.

Tucupi, cachaça, banana da terra e caju eram os ingredientes obrigatórios durante a elaboração dos pratos.

Rafael, que venceu a prova da última semana, pode escolher qual prato faria, escolhendo o prato principal 1 e dividindo os demais, ficando Lays com entrada, Fernanda com prato principal 2 e Renato com sobremesa.

O carioca dividiu também os ingredientes, ficando assim dividindo:

  • Lays: Caju
  • Rafael: Cachaça
  • Fernanda: Banana
  • Renato: Tucupi

Responsável pela entrada, Lays entregou duas texturas de caju e purê de batata-doce defumada. O prato foi considerado bom, mas que precisou de mais força. Os chefs consideraram que ela não aproveitou bem o mercado e que faltou estrutura.

Rafael apostou em coxa e sobrecoxa de galinha de angola, milho e cenoura glaceada em cachaça. A galinha foi considerada boa, com bom gosto e um prato elegante, mas que precisaria de um pouco mais de redução no molho.

Fernanda apresentou um espetinho de carne de sol com quiabo enrolado no bacon e farofa de banana da terra. A carne de sol foi considerada dura e um pouco salgada, embora ela tenha trabalhado bem.

Renato fechou o menu com a sobremesa, entregando um sorvete de tucupi, crumble de castanha e purê de bacuri. Os chefs elogiaram o prato, que tinha uma acidez e um frescor.

Os chefs elogiaram o menu de uma forma geral e escolheram Rafael como o vencedor da prova e primeiro semifinalista.

Prova de eliminação

A prova de eliminação que definiu os outros dois semifinalistas da temporada foi uma prova de cacau.

Fernanda, Renato e Lays ficaram livres para definir o que fariam em seu menu com 3 pratos, mas deveriam usar um derivado do cacau.

Renato entregou primeiro. Um dos mais atrapalhados, ele conseguiu fazer apenas 1 dos pratos: magret de pato, batata ao murro, salada com molho de cachaça de cacau. O ponto do pato estava gostoso e bem temperado, mas ele foi criticado pela salada que destoou do resto da comida.

Fernanda apostou em risoto de cacau e alho poró, carne na pressão e uma trufa de cacau 70%. Ela foi elogiada pelo risoto, mas criticada pela carne dura e seca, bem como a trufa um pouco ácida.

Lays entregou um cordeiro com nibs de cacau, molho de curry com cacau e couve-flor com manteiga. O ponto da carne foi elogiado, bem como o conjunto da obra. A principal crítica foi ao molho um pouco forte.

Lays foi eleita a vencedora da prova e foi para a semifinal.