Quem é o fisiculturista que perdeu 25 mil seguidores por live com Bolsonaro
Na terça-feira (23) o influenciador digital fitness e empresário Renato Cariani, de 46 anos, anunciou live com o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) no podcast Ironberg junto com o médico Paulo Muzy. Entretanto, ontem ele afirmou que perdeu cerca de 25 mil seguidores nas redes sociais após o anúncio.
Na avaliação dele, a polarização política provocou a perda. Contudo, isso passa de raspão no que ele construiu ao longo dos últimos anos, em um processo que o tornou muito relevante na cena fisiculturista.
Nesta tarde ele fez uma sequência de Stories falando como se sente por ter perdido os 25 mil seguidores e acredita que eles voltarão.
"Será que as pessoas acham se eu fico aborrecido por perder seguidores? Claro que eu fico. Eu fico acima de tudo por quê? Porque eu amo meus seguidores e eu entendo que de alguma forma eu magoei essas pessoas e eu não quero entrar na vida das pessoas através da minha rede social para magoar", disse.
"Mas, eu tenho minha consciência tranquila por três fatores: número 1, esses seguidores vão voltar, porque o que eu transmito na internet é algo bom que faz bem pra elas; segundo, amanhã, após o podcast, todos esses seguidores verão que a causa que é nobre, que é algo importante e necessário; e terceiro, a lei da justiça. Eu tenho certeza que amanhã faremos algo épico para nosso esporte", afirmou.
Quem é Renato Cariani?
Renato Cariani Pessoa nasceu em 1976 no bairro Cidade Dutra, em São Paulo capital. Filho de uma empregada doméstica e um operário industrial, ele teve uma infância simples, e sofreu bullying na escola por usar roupas desgastadas e ser obeso, conforme informou a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.
Em 2019, ele foi homenageado pelo vereador Estevão Camolesi, na época no Cidadania e hoje no PSDB, com o Título de Cidadão São-Bernardense.
Quando ainda estava na escola, iniciou sua carreira na área de química aos 15 anos como auxiliar de laboratório, terminando o ensino médio profissionalizante e tendo passado por empresas como a Natura. Paralelamente veio sua paixão por musculação, também para se livrar do bullying.
Com 23 anos ele participou da primeira competição de fisiculturismo, quando conquistou o segundo lugar no Campeonato Paulista. Aos 24 ele teve seu primeiro filho, Guilherme Cariani, fruto do seu primeiro casamento.
De acordo com seu Currículo Lattes, em 2017 ele se graduou em Química pela Universidade Metropolitana de Santos e exibe em suas biografias nas redes sociais que é professor de química, além de professor de educação física, empresário e youtuber.
Ao todo são quase 4 milhões de inscritos no principal canal do YouTube — onde tem meio bilhão de visualizações — em que divulga vídeos gravados e editados pelo produtor Mauricio Lavorato, 33, com quem Cariani trabalha desde 2018. "A história de vida do Renato e tudo o que ele conquistou me inspira muito. Recebo todos os dias mensagens de agradecimento e carinho por todo o trabalho que fazemos juntos no YouTube", disse ao UOL o cinegrafista, conhecido como Mauricião.
No Twitter e Facebook, o fisiculturista veterano acumula 4,2 milhões de seguidores. Em entrevista de abril no podcast "Mais que 8 Minutos", de Rafinha Bastos, ele falou sobre o reconhecimento de fãs na rua.
"O mais legal é quando ele [o fã] vira e fala assim: 'Renato, graças a você eu perdi x quilos, saí de uma depressão, comecei a fazer uma atividade física. Inspirado em você eu montei meu negócio e agora ele tá indo bem'. A mudança de vida. Acho que quando você atua na vida das pessoas e você de alguma forma consegue mudar a vida delas, isso é incrível", falou o influenciador.
Família influencer
Sócio-diretor em uma indústria química do ABCE Paulista, Renato construiu uma carreira sólida como químico e posteriormente como fisiculturista e influenciador fitness. Quando foi reconhecido pela Câmara de São Bernardo do Campo, ele lembrou dessa parte importante da influência digital e o impacto que ele tem na vida dos seguidores.
"Construir algo para você é muito importante, mas o trabalho que nós fazemos é muito mais importante do que a minha fábrica, meu carro, minha casa confortável. Por que aí eu sou uma pessoa que traz valor na vida de outras pessoas. Me emociona saber que esse título que eu estou recebendo não está ligada à minha carreira profissional ou àquilo que eu acumulei de patrimônio, mas está ligado ao número de pessoas que eu pude ajudar através de nossos vídeos", declarou.
O filho mais velho, que nas redes sociais é identificado como Gui Cariani, tem 292 mil seguidores no Instagram e exibe no perfil que é atleta, assim como o pai. O jovem de 22 anos que também estuda Educação Física na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e Direito na FAAP compartilha sua rotina de treinos e até alimentação.
Já a nutricionista esportiva Tatiane Martines Cariani, esposa de Renato com quem tem os filhos Thales, de 9 anos, e Valentina, de 11 meses, possui 476 mil seguidores no Instagram e sua rotina inclui até treinos aos domingos.
"Tem duas missões dentro da internet: você pode ser uma missão de educador e aí você constrói uma página de conteúdo, eu sou formado, e aí você só ensina; ou você pode ser um influenciador. [...] 'Poxa Renato, o que é um influenciador digital?'. Dentro do mundo fitness, é eu, literalmente mostrar a minha vida e mostrar para as outras pessoas que, inspirado na minha vida, elas também possam fazer mudanças", falou o fisiculturista a Rafinha Bastos.
"Então tem que mostrar, acordar de manhã às vezes tá descabelado [mas] fazendo seu cardio, faz uma resenha com a mulher. Por que? Porque as pessoas precisam entender que eu tenho uma vida comum igual elas", completou.
"O que me motiva é literalmente o feedback. Sou viciado no contato com as pessoas. Quem já teve oportunidade de me conhecer pessoalmente em um evento ou na rua sabe. Eu agarro, agradeço, cumprimento, brinco com a pessoa. Porque o que eu recebo em troca de motivação e carinho é o que me fortalece para eu saber que tô no caminho certo", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.