Fafá de Belém 'se libertou' ao usar decote: 'Me descobri uma mulher bonita'
Fafá de Belém tem duas grandes marcas registradas: a risada contagiante e o decote generoso. Ele está lá nas capas dos álbuns e nos figurinos dos shows, mas não por acaso. Desde a adolescência, o visual significa uma "libertação" para a cantora de 66 anos, que se inspirou na atriz italiana Sophia Loren no início da carreira.
"Eu me descobri como possibilidade de mulher bonita e viável através de Sophia Loren, porque nada ficava bem em mim naquela época de roupas prontas. Sempre a modelagem era olhando tipos Twiggy, Veruschka, mulheres magras, mulheres chapadas. Eu sempre tive seio e os sutiãs eram horrorosos", conta.
Segundo ela, foi sua mãe, uma costureira talentosa que a ajudou a definir seu estilo.
"Ela passou a fazer todos meus vestidos. [...] Ela formatava o peito muito bonito. Ela gostava de botar um decote e a gente se inspirava nas grandes atrizes de Hollywood, mais voluptuosas, não nas eslavas ou nas inglesas", continua.
Aí, eu me libertei da imagem que pretendiam que eu tivesse: uma pessoa infeliz de decote fechado. Fafá de Belém
Em nova campanha para a marca de shapewear Plié, ela esbanja bom humor, valoriza suas curvas e não abre mão de defender causas sociais. Fafá é Embaixadora da Amazônia para o Mundo, protagoniza a campanha que leva o nome da região e lidera o novo projeto da marca.
A Plié investe na Global Shapers Manaus, que dá voz às jovens lideranças da comunidade ribeirinha: "Os investimentos feitos em projetos da região mostram o compromisso da marca com a sustentabilidade e o futuro do mundo", diz a artista.
Em entrevista a Splash, Fafá de Belém falou sobre as novas vozes da MPB, revelou o segredo para um visual poderoso e ainda aconselhou mulheres que querem ousar nas produções.
Veja mais da entrevista de Fafá para Splash:
Splash: Você adora usar figurinos exuberantes. O que diria para uma mulher que tem receio de usar um visual mais sensual por temer sofrer com etarismo ou preconceito?
Fafá de Belém: É muito delicado você falar sobre a forma como cada um vê o seu corpo. [...] Eu acho que o mais importante é você estar confortável na roupa e no corpo. Nós aqui do Norte temos essa ousadia. Botamos batom vermelho, uma saia rodada e saímos pra dançar. Se nenhum homem nos tirar pra dançar, dançamos entre a gente. [...] Quando você vai pro Sudeste, as coisas começam a ter padrões mais rígidos, rigorosos. Eu acho q é preciso quebrar com isso, mas quebrar não é uma coisa simples. É você ir conquistando teu espaço e descobrir onde você se sente bem. [...]
A gente precisa parar de julgar, parar de ditar regras comportamentais e dar conforto para essas mulheres. Magras, gordinhas, gordas, de várias descendências e ascendências.
Nós temos que estar confortáveis e nos sentirmos bem. Não adianta a pessoa soltar a franga e se sentir desconfortável na roupa. Não, a roupa tem que vestir seu corpo e aí é um processo de ir vestindo e achando como você tá bem e se sentir linda. É um processo, é uma conquista, mas a gente chega lá. Respeite suas curvas.
Splash: Na campanha, você aparece ao lado de Luiza Possi, Paula Lima e Simone, outras vozes da MPB. O que você mais admira nas novas gerações da música brasileira?
Fafá de Belém: A Luizinha eu conheço desde que nasceu. A Simone tem esse corpinho dela, todo redondinho, que acho lindo e ela canta muito bem. E a Paula é essa explosão. Então eu achei maravilhosa, inclusive a seleção de pessoa, porque eu amo a música delas todas. [...] O que mais foi bacana foi a harmonia com que a gente tem feito essa campanha: quatro mulheres de corpos diferentes, formas diferentes, mas com muito talento e muito senso de humor, além das gostosuras que nós somos, né?
Splash: Qual é sua peça de shapewear favorita para montar um look poderoso?
Fafá de Belém: Um bom sutiã. Um sutiã que dê a segurança de um bom decote. Essa peça é a preferida minha, da qual eu não abro mão. E eu não tinha um bom sutiã na minha época, entendeu? Parava em 42, sempre fui 46. Esse decote que termina em U é tudo, meu amor
Splash: Você já contou que, quando mais nova, tinha dificuldades para encontrar roupas que se ajustassem ao seu corpo. Qual a sensação de estrelar e promover uma campanha de shapewear, peças que são feitas justamente para valorizar as curvas de cada mulher?
Fafá de Belém: Eu acho simplesmente fabuloso. Eu me senti muito honrada e me sinto muito honrada em fazer parte, porque nós temos corpos reais. Eu fico preocupada com as meninas se retalhando pra ter o corpo que divulgam como corpo perfeito. Não existe corpo perfeito, existe o corpo de cada uma de nós. A brasileira tem bunda, tem peito, tem cintura, tem coxa grossa. [...] Quando eu vi a campanha da Plié, eu amei e acho genial que a marca tenha olhado para nós, mulheres normais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.