Topo

Elton John e Britney pegam 1º lugar em 40 países com nova 'Tiny Dancer'

Britney Spears e Elton John são destaques em 40 países após lançamento de "Hold Me Closer" - Michael Kovac/Getty Images
Britney Spears e Elton John são destaques em 40 países após lançamento de "Hold Me Closer" Imagem: Michael Kovac/Getty Images

De Splash, em São Paulo

27/08/2022 12h35

"Hold Me Closer", parceria entre Elton John e Britney Spears lançada ontem, atingiu grandes marcas em apenas 24 horas. O single aparece em primeiro lugar em quarenta países segundo dados do aplicativo iTunes.

A cantora celebrou o sucesso da canção em vídeo divulgado nas redes sociais. "Estou no topo, tendo o melhor de todos os dias", afirmou Britney ao exaltar a parceria com Elton John.

"Hold Me Closer" é uma releitura da música "Tiny Dancer", em mashup com "The One", também de Elton John, ambas frutos de uma parceria do cantor britânico com Bernie Taupin. "Tiny Dancer" foi escrita há 52 anos e lançada no quarto álbum do artista, "Madman Across the Water" (Louco de Outro Lado da Água).

O que impressiona é a mudança da percepção do público em relação ao single. Em 1971, "Tiny Dancer" ficou somente na 41ª posição da lista divulgada pela Billboard nos EUA e, por isso, teve o lançamento cancelado em outros países, até mesmo no Reino Unido.

Mas, depois de integrar a trilha sonora do filme "Quase Famosos", lançado em 2000, quase trinta anos depois de lançada, a canção foi alçada ao status de clássico e passou a ser "obrigação" no setlist do cantor.

O trabalho também marca o primeiro lançamento inédito de Britney Spears nos últimos seis anos. A cantora voltou a gravar após o fim da tutela do pai, Jamie Spears, que durou 13 anos. A decisão judicial foi divulgada em novembro de 2021.

Casos parecidos

Outras músicas também passaram a atingir importantes números mesmo após décadas de seu lançamento. O caso mais recente é "Running Up That Hill", de Kate Bush, que viralizou após 40 anos devido à repercussão da série "Stranger Things", da Netflix.

A música da cantora de 64 anos chegou a ser a mais ouvida no mundo em junho deste ano, segundo dados divulgados pela plataforma Spotify. Ela faturou R$ 12 milhões com o retorno do hit.

A canção "I Wanna Know What Love Is', da banda de rock britânica Foreigner, também atingiu grande repercussão após ser regravada pela cantora Mariah Carey em 2009.

No Brasil, uma música sertaneja também se destaca mesmo após 32 anos de seu lançamento. "Evidências", da dupla Chitãozinho & Xororó, é a mais cantada nos karaokês do Brasil, segundo pesquisa divulgada pela KWC Brasil em 2017.