Topo

Empresário no marketing, 'Guinho' visitou Palmirinha após briga na Justiça

Ator que interpreta o boneco Guinho comentou relação com Palmirinha - Reprodução/ Instagram @andersonclaytontv
Ator que interpreta o boneco Guinho comentou relação com Palmirinha Imagem: Reprodução/ Instagram @andersonclaytontv

De Splash, em São Paulo

27/08/2022 04h00

Anderson Clayton, 39, ator, empresário e criador do personagem Guinho, comentou sobre a relação com Palmirinha Onofre, 91, em conversa com Splash. Em briga na Justiça, o artista, que era empresário artístico e assessor de imprensa da então apresentadora da Gazeta, recebeu uma indenização em 2016 após ela romper contrato.

"O mundo empresarial é complicado, todos os lados precisam estar conectados. E não era só a figura da Palmirinha. Ela tinha um grupo de empresários, familiares com interesses pertinentes que devem ser respeitados, como os meus foram", disse ele.

Em 2014, Palmirinha anunciou ao jornal Folha de S. Paulo que decidiu romper o acordo com o então empresário por "não querer sujar o nome". Anderson chegou a se posicionar apontando "ingratidão" da apresentadora ao ser procurado pelo site Notícias da TV na época.

Segundo Anderson, o último encontro ocorreu em dezembro de 2020, época em que Palmirinha foi internada em São Paulo para tratar uma infecção de urina. Ele disse manter a admiração e o respeito pela ex-colega após 11 anos trabalhando juntos.

"Eu fiz parte da criação da marca Vovó Palmirinha. Seria muito ingrato da minha parte falar algo. Mas como empresa, questões jurídicas e contratuais prevaleceram", comentou sobre a ação na Justiça.

Ele afirma que foi constantemente procurado para falar sobre o assunto durante o andamento do processo, mas sempre preservou uma posição de silêncio. O ator afirmou que fez as pazes com a apresentadora após a decisão judicial.

Levei o Guinho e falei da minha admiração e gratidão olhando nos olhos. Palmirinha sempre será minha vovó, tem um lugar eterno no meu coração. Conversamos, choramos e nos abraçamos.
Anderson Clayton

"A gente não se machuca com quem a gente não gosta. Eu sempre procuro saber como ela está e fico presente dentro do possível. Foi lindo e especial estar próximo", concluiu.

Em contato com Splash, a equipe de Palmirinha afirmou que o assunto está encerrado por parte da apresentadora e cozinheira. "Ela deseja muito sucesso e sorte para o Anderson Clayton", concluiu sem confirmar o reencontro.

Como nasceu o Guinho?

Companheiro de Palmirinha na TV, Guinho surgiu muito antes de se destacar ao lado da apresentadora. O personagem foi criado durante a adolescência de Anderson, que se interessou pelo universo dos bonecos ainda na infância por influência dos programas "Cocoricó" e "Castelo Rá-Tim-Bum".

"O Guinho nasce no coração de uma criança curiosa, artista. [...] Ele nasceu durante um curso de bonecos, comecei a fazer manipulação e confecção. Comecei a ir em hospitais, queria ver a minha criação em movimento. Eu levava o boneco e fazia apresentações para as crianças."

O boneco passou a fazer ainda mais sucesso após o início do programa "CQC", da Band, que costumava mostrar interações engraçadas entre Palmirinha e Guinho ao vivo.

Na época, Anderson entendeu que não era o momento de revelar a identidade do personagem. "É a coisa mais engraçada e louca do mundo fazer um personagem e ninguém saber que é você".

"Eu tive que repetir a voz do Guinho milhares de vezes porque as pessoas não acreditavam. Passei por momentos memoráveis de encontrar fãs que choravam porque o boneco trazia uma lembrança. É incrível como os personagens ficam na memória das pessoas".

Também formado em jornalismo, Anderson, que afirma ter se inspirado em Tom Veiga (Louro José), morto em 2020, contou estar investindo para que Guinho seja protagonista em novos trabalhos. "Enquanto eu estiver vivo, o personagem estará aí".

Responsável pela agência Entusiamo, voltada para marketing e eventos, o ator contou que o principal objetivo da empresa é aproximar artistas e marcas. A atriz Zezé Motta e os funkeiros Valesca Popozuda e PK Delas estão entre os nomes envolvidos em projetos.