Topo

Quem é a 'Venenosa' que acabou demitida da Record ao voltar das férias?

Ana Paula Portuguesa participou do "Balanço Geral RJ" por quase dois anos e meio. - Reprodução/Instagram
Ana Paula Portuguesa participou do "Balanço Geral RJ" por quase dois anos e meio. Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

27/08/2022 04h00

Ana Paula Portuguesa, demitida da RecordTV do Rio ontem após retornar de férias, trabalha em rádios há 25 anos. A comunicadora, que disse estar surpresa com a decisão da emissora, conversou com Splash sobre carreira e experiência na televisão.

Apresentadora da Super Rádio Tupi há três anos, Ana Paula também passou pelas rádios Manchete e Dia FM, empresa em que iniciou como estagiária na capital carioca. O trabalho no quadro "Hora da Venenosa" foi seu primeiro e único na TV.

Ana Paula foi contratada em março de 2020 devido à pandemia da covid-19. Ela substituiu Amin Khader, 66, que se afastou do programa por fazer parte do grupo de risco determinado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

"Sempre fiz fofoca, minha vida sempre foi fofocar. Eu era produtora, mas tinha esse perfil de conversar muito. Os comunicadores sempre me viam e diziam que eu levava jeito. Eu fui para o microfone e não parei mais", contou.

Papo com Zeca Pagodinho

A apresentadora de 45 anos é casada desde 2017 e não tem filhos. "Eu sou portuguesa, nasci lá e cheguei no Brasil muito novinha, com 8 anos. Todo mundo sempre me chamou assim e acabou pegando".

Segundo Ana Paula, um dos momentos mais marcantes de sua carreira envolveu Zeca Pagodinho. Ela foi surpreendida pelo cantor ao apresentar um programa ao vivo em 2005.

"Estávamos comentando a história sobre a conta de luz do Zeca Pagodinho, era um problema envolvendo o condomínio em que ele morava. Tocou o telefone no estúdio, e era o Zeca para explicar o que acontecia com a dívida. Ele gosta muito de rádio, fica sempre ligado. Ficamos surpresos, mas foi divertidíssimo", lembrou.

Uma entrevista com o cantor Roberto Carlos e um bate-papo descontraído com o apresentador Nelson Rubens, da RedeTV!, também foram lembrados pela apresentadora.

"Eu amo rádio. Muitas pessoas diziam para abandonar quando estava na TV porque era complicada a minha rotina. Eu entro às 6h da manhã, saía do estúdio 10h para chegar na Record às 11h. Ainda bem que eu não larguei, pois agora estaria totalmente desempregada", brincou.

Representatividade na TV

Ana Paula Portuguesa apresentou o quadro "Hora da Venenosa" por dois anos e meio no "Balanço Geral", da Record. Ela afirma que não se imaginava na TV antes do convite feito pela emissora.

"Eu questionei se daria certo. Sou gordinha, não sou nova e nem estou no padrão de beleza da TV. Mas eu adorei esse período. Já teve momentos que a gente já fez mais de 1h ao vivo, muitas vezes ficando em primeiro lugar de audiência", analisou.

O público sempre viu pessoas magras, loiras e bonitinhas na TV. O que mais recebia eram recados dizendo: 'que bom que você está lá'. As pessoas se sentiam representadas.
Ana Paula Portuguesa

A apresentadora afirmou que a passagem pela TV lhe rendeu ainda maior noção da responsabilidade em relação ao que é dito ao vivo. "Você precisa fazer a fofoca sem maldade. Muitas vezes, os parentes da pessoa vão te ouvir".

"Eu gostei, quem sabe posso voltar (para a TV) caso receba um novo convite. Eu não planejo muito, sempre depende do que aparecer", concluiu.