Topo

Após 31 anos, Djavan volta ao Rock in Rio para seu 1º show solo no festival

Djavan no encerramento da turnê Vesúvio, em São Paulo, em junho de 2022 - Clayton Felizardo/Brazil News
Djavan no encerramento da turnê Vesúvio, em São Paulo, em junho de 2022 Imagem: Clayton Felizardo/Brazil News

De Splash, em São Paulo

28/08/2022 04h00

Em janeiro de 1991 Djavan já era uma estrela na música e colecionava hits, mas sua participação no Rock in Rio se limitou a duas músicas. O cantor brasileiro foi um dos convidados do mexicano Carlos Santana, lenda da guitarra, e subiu ao Palco Mundo apresentado pelo astro como um "tesouro internacional".

No dia 10 de setembro, Djavan volta a pisar no Palco Mundo, mas dessa vez como estrela principal e com um show solo. Uma dívida paga pelo festival 31 anos depois. Ele abre a noite para Coldplay, Camila Cabello e Bastille.

Aos 73 anos de idade e com um disco de inéditas recém-lançado, "D", Djavan prepara um show especial para o Rock in Rio, em que vai privilegiar os hits dos seus quase 50 anos de carreira. "Oceano", a música que embalou o público do Rock in Rio de 1991 e ganhou acompanhamento da guitarra de Santana, estará no repertório.

"Quero fazer um belo espetáculo, um show que proporcione ao público participar intensamente. Acho que vai ser bonito", diz o cantor em entrevista a Splash. Mesmo com tantos anos de estrada, Djavan está ansioso pela recepção do público no festival. "Estou no aguardo de que seja uma coisa inesquecível para mim."

guitar - John Atashian/Getty Images - John Atashian/Getty Images
O guitarrista mexicano Carlos Santana em seu show no Rock in Rio em janeiro de 1991
Imagem: John Atashian/Getty Images

Sobre o convite feito por Santana em 91, Djavan conta que foi uma coisa entre amigos. "O Santana me convidou, a gente é amigo há muitos anos, nos encontramos algumas vezes. E eu fui com alegria, foi uma noite bem bonita." Para se aquecer para a nova participação no Rock in Rio, o músico alagoano reviu o show e recordou um momento que tinha apagado da memória.

"Não lembrava que eu tinha cantado também 'Soweto' naquela apresentação. Eu só lembrei disso porque vi na internet algum tempo atrás. Eu achava que só tinha cantado 'Oceano'", confessa.

Lançada em 1989, "Oceano" é vista como uma canção perfeita. O solo de guitarra executado no Rock in Rio por Santana é originalmente do espanhol Paco de Lucía (1947 - 2014), considerado o maior violonista de flamenco do mundo.

Naquela ocasião, o público do Rock in Rio se empolgou com a presença de Djavan no palco e pediu bis ao final da canção, quando foram avisados por Santana que o amigo ainda voltaria. Além das duas canções, o brasileiro pisou no palco de novo ao final do show.

Outro artista nacional ilustre que participou do show de Carlos Santana em 1991 foi Gilberto Gil, que também toca nessa edição do Rock in Rio. O cantor comemora seus 80 anos em um show no Palco Sunset no dia 4 de setembro.

Veja a apresentação de Djavan no show de Carlos Santana no Rock in Rio: