Política, Ivete e mais: o que vimos no RR Lisboa que se repetirá no Brasil
Pela primeira vez, o Rock in Rio terá edições em Portugal e no Brasil no mesmo ano: a de Lisboa foi realizada em junho, enquanto a do Rio de Janeiro começa no próximo dia 2 de setembro. Isso aconteceu após os adiamentos provocados pela pandemia nos últimos anos.
Em conversa com a imprensa, Roberta Medina disse que as estruturas das duas edições são diferentes apesar de realizadas em datas próximas, pois não haveria tempo hábil para desmontá-la em Lisboa e trazê-la ao Brasil. Mas algumas atrações do line-up e experiências são iguais ou, pelo menos, parecidas. E Splash te conta tudo!
"A única coisa que vai para o Brasil é o tênis de 1985", disse ela, durante o Rock in Rio Lisboa em junho, citando a escultura de um tênis sujo de lama que faz referência nostálgica ao primeiro ano do festival no Brasil.
As duas edições compartilham ainda um brinquedo bastante esperado: a Roda-Gigante. Além disso, elas possuem uma Cidade do Rock cheia de atrações e produtos a serem adquiridos.
Em relação aos shows, Lisboa e Rio compartilham algumas estrelas, como Post Malone, Ivete Sangalo e IZA. Confira o que esperar dos shows de cada um:
Post Malone: simples e solitário
O rapper Post Malone parece ficar bem à vontade diante de uma multidão, mesmo sozinho no palco. No Rock in Rio Lisboa, logo depois de Anitta, ele se apresentou para um público de 80 mil pessoas e dominou a plateia sem a companhia de instrumentistas e bailarinos.
No início do show, ao som de "Wow", ele entrou no palco com um cigarro e um copo de bebida em uma mão, enquanto segurava o microfone com a outra. Ao longo de uma hora de apresentação, cantou hits, interagiu com o público e fez piadas.
Na setlist, 17 faixas e alguns sucessos, como "Better Now" e "Circles". Ele também cantou músicas do novo álbum, "Twelve Carat Toothache", como "Reputation" e "I Like You". Para os românticos, o cantor performou "Go Flex" e "Stay" sentado em um banquinho e tocando violão.
A estrutura da apresentação de Post Malone para o Brasil não deve sofrer grandes alterações e ele sobe ao palco do Rock in Rio no dia 3 de setembro.
Assim como ocorreu em Lisboa, Malone fará dobradinha com Jason Derulo, que, por sua vez, se apresentou em Portugal quando ainda era dia e cantou músicas como "Wiggle" e "Talk Dirty", o que deve se repetir aqui também.
A "embaixadora" Ivete Sangalo
Ivete Sangalo é quase uma embaixadora do Rock in Rio. No dia 11 de setembro, ela sobe pela 15° vez no palco do festival, contando as participações em versões gringas (Portugal, Espanha e Estados Unidos). A cantora já chegou a dizer que Roberto Medina, criador do Rock in Rio, tem uma quedinha por ela.
O show na edição 2022 de Lisboa trouxe sucessos como "Abalou", "Eva", "Festa" e "Acelera Aê", além de muita agitação, o que Ivete promete repetir na performance carioca.
Não é à toa que o show rendeu a maior audiência do primeiro domingo do Rock in Rio Lisboa no canal SIC Radical, que exibia as atrações ao vivo na TV portuguesa, superando Ellie Gouding, Black Eyed Peas e o português David Carreira.
IZA e as estreias
Quem também se apresentou no primeiro fim de semana do Rock in Rio Lisboa foi a cantora carioca IZA, que cantou para uma multidão no Palco Music Galp Valley, correspondente ao nosso Sunset. Foi o primeiro show da artista na Europa.
Na edição portuguesa, ela cantou o single "Fé" pela primeira vez. Outros hits recentes também estiveram no setlist como "Sem Filtro" e "Gueto". Músicas mais antigas e conhecidas do público, como "Dona de Mim", "Pesadão" e "Ginga", também marcaram presença.
No Rock in Rio brasileiro, IZA se apresenta pela primeira vez no Palco Mundo no dia 4 de setembro, A artista ainda não soltou detalhes do show, mas espera-se que ela traga spoilers do seu novo disco, que deve ser lançado em breve.
Outros brasileiros
A banda Francisco El Hombre, que tocou no segundo final de semana do festival de Lisboa, sobe ao Palco Supernova no dia 8 de setembro. Lá em Lisboa eles fizeram uma apresentação marcada por mensagens políticas e críticas ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). "Pulando, pulando, quem não pula é miliciano... Fora Bolsonaro", disse o vocalista Mateo Piracés-Ugarte durante a música "Bolsonada".
Outras músicas do setlist foram "Triste, Louca ou Má", que ficou famosa na voz de Juliette durante o "BBB 21", e "Arranca a Cabeça do Rei". Elas também devem estar no show da edição carioca, assim como as dancinhas e passos coreografados com o público.
Quem também esteve no Rock in Rio Lisboa e aterrissa no Palco Supernova no Brasil são os meninos da Jovem Dionísio. Lá, eles cantaram em um palco voltado para quem faz sucesso na internet e ouviram a plateia cantar o hit "Acorda, Pedrinho" do início ao fim.
Os meninos, que fazem um pop alternativo, também apresentaram "Pontos de Exclamação" e "Algum Ritmo", faixas que devem estar no show carioca no dia 10 de setembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.