Topo

João Vicente de Castro viverá o próprio pai em série sobre 'O Pasquim'

João Vicente, um dos apresentadores do "Papo de Segunda" - Vídeo/Reprodução
João Vicente, um dos apresentadores do "Papo de Segunda" Imagem: Vídeo/Reprodução

De Splash, em São Paulo

28/08/2022 08h33Atualizada em 28/08/2022 11h07

João Vicente de Castro, 39, um dos apresentadores do "Papo de Segunda" (GNT), interpretará o próprio pai, o jornalista Tarso de Castro, em uma série sobre o jornal "O Pasquim". A produção é do serviço de streaming Paramount+. As informações são da coluna Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Tarso de Castro foi um dos fundadores do famoso semanário, ao lado de figuras como Jaguar, Ziraldo e Sérgio Cabral. A publicação, criada nos anos 1960, foi um fenômeno: começou abordando comportamento e humor, tornando-se mais politizada conforme crescia a repressão do regime militar e fazendo oposição à ditadura.

O astro de "Espelho da Vida" (TV Globo) desenvolve o projeto, que terá produção do Porta dos Fundos. Serão seis episódios, e alguns serão escritos por Murilo Hauser, que escreveu o documentário "O Marinheiro das Montanhas" (2021) e o filme "A Vida Invisível" (2019).

"Vai ser uma loucura. Ainda não sabemos quando vamos gravar. E estamos fazendo convites para o elenco", disse o ator a O Globo.

Perda na infância

Tarso morreu em 1991, aos 49 anos, de cirrose hepática. João Vicente tinha apenas oito anos de idade. Em entrevista à revista Marie Claire em 2015, o ator falou sobre a morte do pai.

"Minha mãe era muita nova quando nasci, dura, estava correndo atrás da vida dela. E meu pai era alcoólatra do pior nível, sabia que ia morrer porque não parou de beber quando o médico mandou. Por isso, resolveu grudar no filho. Ele ficou louco por mim — é um depoimento que recebo em looping dos amigos dele. Dormíamos na mesma cama, ia com ele em todos os bares", disse.

"Quando meu pai morreu, minha mãe [a estilista Gilda Midani], que também morava no Rio, tinha acabado de perder o pai, estava prestes a parir minha irmã e seu casamento estava acabando. Ela não tinha estrutura para segurar essa barra. Entendo a situação dela, não dava para mim. Fui, então morar com o Caetano e com a Paula [Lavigne]", contou ele, afilhado do cantor baiano.

A meia-irmã a que João se refere tem 31 anos e é fruto do relacionamento de Gilda e Tuca de Moraes, diretor de fotografia e neto de Vinicius de Moraes.

O ator costuma publicar homenagens ao pai nas redes sociais.

"Ainda vivo no nosso mundo. Ainda moro no seu abraço. Te amo, pai", escreveu ele em uma das publicações.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado, Ana de Souza Dantas, meia-irmã de João Vicente, tem 31 anos, não 24. A informação foi corrigida.