Topo

Se show de Justin Bieber for cancelado, tenho direito a reembolso?

Justin Bieber pode cancelar show no Rock in Rio - Reprodução/Instagram
Justin Bieber pode cancelar show no Rock in Rio Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Lemos

Colaboração para Splash, do Rio de Janeiro (RJ)

31/08/2022 04h00

Faltando apenas cinco dias para o show de Justin Bieber, a presença do astro do pop no Rock in Rio ainda é motivo de preocupação para os fãs, embora a organização do evento tenha confirmado a participação do artista na noite do dia 4 de setembro.

Mas caso o show seja cancelado, tenho direito a reembolso?

De acordo com o FAQ do festival, se a atração principal de um dia do festival for cancelada, por qualquer motivo, o ingresso permanece válido.

Se o comprador preferir não comparecer aos shows, ele poderá solicitar o reembolso em até 30 dias úteis após o anúncio das orientações de como proceder por parte da organização.

Procurado, o Rock in Rio confirmou que a prática de reembolso é prevista para headliners, como no caso de Bieber, e que para outros artistas, cada caso é avaliado individualmente.

Ainda de acordo com a política de ingressos, quem for ao evento mesmo após o anúncio do cancelamento de uma determinada atração, não terá direito a reembolso.

O diretor jurídico do Procon-Rio, Silvio Romero, tranquiliza os fãs:

"Não acredito em empecilhos para esse reembolso. No show da Lady Gaga, que foi cancelado no passado, alguns dias depois eles disponibilizaram no site uma ferramenta para pedido de reembolso. As atrações principais são o chamariz do consumidor que adquire o ingresso e tem expectativa de que aquilo seja cumprido, por isso há o direito à restituição", explicou.

Despesas com hotel e transportes

Ainda segundo a página do RIR na internet, a organização do evento não se responsabiliza por eventuais despesas envolvendo hospedagem, locomoção e alimentação, por exemplo. Ou seja, fãs que venham de outras cidades ou estados e tenham contratado transporte e hospedagem em virtude do festival, não terão os serviços reembolsados em caso de cancelamento de uma atração principal.

No entanto, Romero destaca que o consumidor tem, sim, direito a reembolso das despesas, já que o risco do negócio não pode ser remetido ao consumidor.

"Neste caso, é possível minimizar as despesas, realizando os cancelamentos possíveis e buscar indenização pelas multas pagas".

Em caso de dificuldades, o consumidor pode registrar uma reclamação no Procon buscando uma conciliação com a organizadora do evento ou acionar a Justiça.

"Confirmado como sempre esteve", diz festival

Neste ano, o cantor Justin Bieber revelou sofrer de uma condição chamada síndrome de Ramsay Hunt, que causa paralisia facial. Em junho, ele anunciou que precisou adiar três shows da turnê "Justice World Tour" para cuidar da saúde.

O artista canadense desabafou nas redes sociais e disse sem entrar em detalhes: "Não acredito que estou dizendo isso. Já fiz de tudo para melhorar, mas minha doença está piorando. Meu coração se parte por eu ter que adiar os próximos shows (ordens médicas)."

Apesar da preocupação, a assessoria do festival afirma que "o assunto de cancelamento não existe, Justin Bieber está confirmado como sempre esteve".

A resposta também foi a mesma, tratando-se dos shows do artista em São Paulo. Segundo a T4F, "os shows em São Paulo da turnê Justice World Tour estão confirmados".

No dia 18 de agosto, os fãs do astro receberam a notícia de que havia sido cancelado o "Meet & Greet", oportunidade que garante uma foto com o artista e outros benefícios, em ambas apresentações no Brasil.

A decisão ocorreu devido à preocupação com a saúde do cantor, da banda, da equipe e dos fãs, segundo o site de venda dos ingressos Ticket For Fun.