Topo

Cão-robô vira celebridade e é escoltado por seguranças no Rock in Rio

Cão-robô: de segurança a celebridade no Rock in Rio - Lucas Pasin/Splash
Cão-robô: de segurança a celebridade no Rock in Rio Imagem: Lucas Pasin/Splash

De Splash, no Rio de Janeiro

02/09/2022 21h04

Anunciado como a grande novidade para a segurança do Rock in Rio, o cão-robô Yellow ganhou status de celebridade na área vip do festival nesta sexta-feira (2). Concebida para proteger, ´é a máquina amarela quem circula com seguranças na primeira noite de shows do Rock in Rio.

Para quem estava na área vip da Cidade do Rock, o burburinho com a chegada de Yellow foi semelhante a de uma grande celebridade, dada a quantidade de seguranças e a movimentação para a sua chegada.

O cão-robô do Rock in Rio atrai atenções desde que foi apresentado pela organização do festival, como ferramenta que usaria a inteligência artificial para preservar a tranquilidade do público.

Usado na versão lusitana do festival em junho, Yellow chega ao Brasil pela primeira vez, utilizando tecnologia 5G para coletar dados do ambiente e detectar eventos suspeitos. Ele reporta tudo em tempo real aos agentes de segurança do Rock in Rio — os humanos.

A novidade gerou muitos comentários nas redes sociais e rendeu alguns memes. De cara, os internautas notaram semelhança entre o cão-robô Yellow e os cães-robôs do episódio "Metalhead" da quarta temporada da série "Black Mirror", em que máquinas se rebelam do controle dos seres humanos e buscam matá-los.