Topo

Afinal, por que ricos como Anitta gostam de jogar dinheiro para o alto?

Anitta fez chover dinheiro durante festa em balada
Anitta fez chover dinheiro durante festa em balada
Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, de São Paulo

03/09/2022 04h00Atualizada em 03/09/2022 17h37

Depois de fazer história no último VMA, Anitta tem feito uma verdadeira maratona de comemorações pelas baladas mundo afora. Na última quinta, ela fez a alegria dos presentes em uma festa ao jogar notas e notas de dólares para o alto enquanto dançava.

Mas por que pessoas ricas como Anitta fazem isso? Splash te explica!

Continua depois da publicidade

Jogar dinheiro para o alto é uma tradição antiga em casamentos nos Estados Unidos. A money dance consiste em pagar para dançar com o noivo ou a noiva, ou promover uma chuva de notas em cima do casal. A brincadeira é uma maneira de simbolizar uma ajuda financeira para os pombinhos.

Só que o gesto ganhou novos contornos a partir dos clipes de hip hop dos anos 90 e 2000, época em que a ostentação dominou o movimento e jogar dinheiro para o alto deixou de ser uma tradição para virar quase que um passo de dança.

O ato ganhou ainda mais força ao se popularizar por filmes e mais filmes em Hollywood, como é o caso de "O Lobo de Wall Street" (2013), longa que aborda — e critica — diretamente a relação do mercado americano com o dinheiro.

via GIPHY

Jogar dinheiro em cima de outras pessoas pode também ser visto como um insulto. Foi o que ocorreu quando o lutador Floyd Mayweather jogou uma pilha de dólares em cima do oponente, Conor McGregor, para provocá-lo durante um evento do UFC em 2017.

Afinal, dinheiro é o principal símbolo de poder do planeta. Ou seja, em um mundo onde boa parte das pessoas precisam de grana, jogar dinheiro para o ar pode ser visto como uma bela de uma tentativa de se mostrar superior.

Continua depois da publicidade

Mas e quando a ostentação vem carregada de caridade? O rapper 6ix9ine, em visita ao Brasil em agosto, fez chover dinheiro durante passagem pelo Morro da Mangueira, no Rio, para delírio dos moradores que o cercavam. Enquanto a galera corria atrás das notas, ele aproveitou para deixar o local.

Independente de ser ostentação, tradição, caridade ou insulto, uma coisa é certa: fazer chover dinheiro por aí não é pra qualquer um, ainda mais quando se nasce no subúrbio do Rio de Janeiro. Ou seja, se a Anitta tá brincando de São Pedro das verdinhas por aí é porque ela mereceu!