Topo

ANÁLISE

Jota Quest para quê? Rock in Rio errou em deixar Luísa Sonza em palco menor

Yolanda Reis

Colaboração para Splash, do Rio

04/09/2022 19h02Atualizada em 05/09/2022 15h26

Migos, trio de trap dos EUA, abriria o Palco Mundo no primeiro domingo do Rock in Rio 2022. Após um cancelamento, a organização do evento precisou trabalhar às pressas para substituir a atração, e escolheram Jota Quest para colocar no lugar. Muita gente torceu o nariz: o que a banda tem a ver com Iza, Demi Lovato e Justin Bieber, as outras atrações do palco no dia no pop? Muito pouco.

Jota Quest, provavelmente, era uma das opções mais alheias ao line up. A verdade é: a substituição ideal estava bem ali, ao lado, e tocaria na sequência do Jota Quest, embora em palco menor. Falamos de Luísa Sonza, a artista que mais faria sentido para abrir o Palco Mundo hoje. Afinal, em 2022, ela é uma das maiores artistas do pop nacional brasileiro.

Luísa Sonza no Rock in Rio 2022

Luísa Sonza subiu ao palco Sunset, o segundo maior do Rock in Rio, no final da tarde. Seguiu-se, então, um show histórico tanto para a artista quanto para o festival. Destinada ao Sunset, a cantora provou ser digna de tocar no palco principal.

O principal ponto é o público. As pessoas que foram ao dia do pop provaram adorar Sonza. Lotaram o espaço destinado ao Sunset - e faltou chão para tanta gente. As multidões e empurra-empurra seriam facilmente resolvidos se ela estivesse no lugar do Jota Quest.

Além do público local, o show de Luísa extravasou na internet. Como informado no Multishow, esse foi o primeiro show dela transmitido ao vivo, e chegou ao topo do Trending Topics do Twitter - tornando-se um dos assuntos mais falados do mundo.

O sucesso de Luísa Sonza

Com um sucesso bem impressionante desde 2019, Luísa Sonza escalou surpreendentemente no pop brasileiro durante 2022. Hoje, a cantora aparece entre os principais artistas musicais do nosso país.

Duvida? Os números não mentem: "Cachorrinhas", hit mais recente, foi a música que ficou mais tempo seguido no topo do Spotify Brasil. Antes disso, ela já colocara três faixas do disco Doce 22 no topo da mesma parada. Foi ela, também, a pessoa brasileira quem alcançou 50 milhões de streams em uma faixa no menor período de tempo. Se isso não bastasse, na última semana ela ultrapassou 2 bilhões de ouvintes mensais no Spotify.

Espontânea e animada

O show do Jota Quest no Rock in Rio 2022 foi exatamente o que esperávamos. Gostoso de assistir, ordenado, bem ensaiado... E previsível. A banda tocou com a profissionalidade de quem faz aquilo há décadas - porque, de fato, o fazem. Talvez, depois de quase 30 anos, eles tenham se acostumado com o show, e preferem ficar na zona de conforto, ou tocar algumas músicas para preencher uma agenda. Rende uma apresentação legal? Sim. Mas nada além disso.

Luísa Sonza foi o oposto disso. Pode ser pela novidade de tocar para dezenas de milhares de pessoas, ou pela jovialidade em si, mas ela estava bem mais animada. Verdadeiramente emocionada, deixou-se levar pela animação contagiante do público. Pulou, brincou, dançou (muito!) e não teve medo de se jogar, literalmente, na apresentação. Convenhamos, é quase impossível não se animar assim.

Luísa Sonza combina mais com Bieber e Lovato

Tudo isso prova: Luísa Sonza é uma estrela pop de cacife internacional. Faria muito mais sentido se ela apresentasse os hits pop e recentes dela no palco que depois subiriam Demi Lovato e Justin Bieber.

Mas, depois dessa semana cheia de recordes - de topo do Spotify a brilho eterno no Rock in Rio - talvez as organizações de evento comecem a levá-la mais a sério. Quem sabe Luísa Sonza não toca em um palco principal do próximo grande evento musical brasileiro?

Rock in Rio 2022: terceiro dia tem comando do pop