Alok nega que laser queimou iPhone em show do RiR: 'Brincadeira na web'
Após apresentação no Rock in Rio, no final de semana, o DJ Alok, de 31 anos, tomou conhecimento de críticas na internet sobre as luzes de seu show terem danificado celulares e se manifestou dizendo que as histórias são "brincadeiras", já que seus equipamentos para o evento não estavam direcionados ao público.
Em contato com Splash, o artista explicou que os canhões de laser foram testados e aprovados pela organização do evento, além de terem sido posicionados para impedir o contato com a retina ocular dos fãs e equipamentos de transmissão do festival.
Toda a estrutura do show foi previamente testada e aprovada pelos órgãos competentes. Os feixes dos canhões de laser tinham uma angulação acima do nível do público, o que impedia contato direto com a retina ocular ou as câmeras de celulares. Inclusive, o direcionamento das luzes precisa assegurar a segurança das câmeras de transmissão do evento.
diz a nota enviada pela equipe do artista
Alok diz crer que os relatos dos casos de celulares danificados nas redes sociais não passam de "brincadeiras".
"Portanto, os relatos de que os lasers utilizados na apresentação teriam danificado alguns aparelhos eletrônicos, possivelmente, se trata de uma brincadeira na internet. Além disso, o RiR zela pela segurança de todas as pessoas presentes", informou o comunicado do cantor.
A equipe do DJ ainda enviou uma foto tirada durante a apresentação no Rock in Rio para reafirmar que os canhões de luz ficam acima do nível do público.
"Queimou a câmera do celular"
Um fã presente na segunda noite do Rock in Rio usou as redes sociais para desabafar sobre o prejuízo que teria tido no show de Alok. Ele afirmou no Twitter que a câmera de seu celular queimou devido às fortes luzes dos lasers usados na apresentação do DJ.
O rapaz, chamado Rodrigo, publicou uma foto no Twitter e escreveu: "Última foto antes do laser do Alok queimar a câmera do meu iPhone. Que ódio", desabafou.
Os jogos de laser são uma marca dos shows do brasileiro. Após a foto viralizar, o DJ respondeu, brincando: "Oxe, cê tava na tirolesa?"
Alok questionou o lugar onde o fã estava porque o jogo de luzes teria ficado apontado para cima durante toda a apresentação. Além disso, a performance contou com fogos e duas mãos gigantes decorando o palco.
É possível isso acontecer?
Algumas fabricantes de celular alertam para riscos envolvendo as câmeras e luzes fortes. O risco de danificar os aparelhos ocorre porque as câmeras possuem sensores de imagem e cor. Quando a luz captada é muito forte, é possível que a leitura seja comprometida.
Em seu site oficial, a Sony avisa: "Não exponha as lentes a feixes como os de laser. Isto pode causar danos ao sensor de imagem e deixar a câmera defeituosa".
Já a Samsung sugere precaução com "calor excessivo ou energia de alta densidade", ou "uma fonte de luz forte".
No fórum oficial da Apple, uma pergunta registrada em 2022 sobre o tema levou à seguinte resposta: "Você não tem nada a temer. Provavelmente você está se referindo a uma caneta laser de baixa intensidade. Ela não vai machucar a lente da sua câmera."
A resposta — que recebeu o selo de "recomendada" pela Apple — traz na sequência a seguinte ressalva: "Note que uma luz com alta intensidade direcionada a um objeto vai transmitir radiação e criar calor que pode danificá-lo."
Nas redes sociais, outras pessoas relatam que tiveram as câmeras de seus celulares danificadas em situações parecidas, mas em outros festivais, shows de música ou festas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.