Modelo musa dos anos 1990 mostra antes e depois: 'Me sinto no auge'
Musa dos anos 1980 e 1990, a modelo tcheca Paulina Porizkova, de 57 anos, compartilhou um "antes e depois" para fazer um desabafo. Acostumada a falar sobre envelhecimento, ela afirmou que atualmente se sente no auge.
Em um longo desabafo no Instagram, ela comentou sobre o olhar diferente que começou a receber nos últimos anos, com a mudança da sua aparência física. "Como era quando você era mais jovem por ser tão bonita? Como era quando você entrava em uma sala e as pessoas olhavam para você? Você se sentia especial? Você sente falta de toda essa atenção?", começou ela.
"Eu sinto falta da atenção. Envelhecer, em nossa sociedade, quando toda a sua vida foi sobre a sua aparência — não é fácil de aceitar", admitiu.
Em seguida, ela desabafou que algumas vezes acontecia até de as pessoas falarem da sua aparência, mas de forma negativa, com comentários ruins e a comparando com outras modelos. "Como entrar em uma sala sabendo que algumas pessoas estão sussurrando que você não é tão gostosa assim de perto ou na vida real? Ou que Elle tem um corpo melhor, que Christie tem dentes melhores, que Cindy tem uma boca mais sexy…".
Embora receba os comentários negativos, ela disse não ligar e afirmou estar vivendo o auge da sua beleza. "E agora, quando finalmente aprecio o que me foi dado, é na opinião da sociedade que estou perdendo minha beleza. Estou tentando ao máximo resistir às críticas de ter passado do meu auge, porque, caramba, eu me sinto no meu auge agora!".
"A combinação do meu aprendizado, amadurecimento e conquista das minhas rugas, aliada à minha aparência, acredito ser o melhor equilíbrio que já tive. Então, desculpe a todos que não podem ver e sentir que a juventude é necessária para a beleza", finalizou ela.
Paulina se tornou modelo aos 18 anos, e foi a mais jovem a posar para a capa da Sports Illustrated Swimsuit Edition. Paulina ainda foi eleita uma das 50 mulheres mais bonitas do mundo pela revista People, nos anos 90.
Recentemente, ela posou nua ao refletir sobre o corpo feminino. Em um pensamento sobre o machismo, ela questionou se a mulher é sempre vítima da "objetificação" ou se deveria ser "celebrada". Ela chegou à conclusão de que deve elogiar o seu.
Em uma publicação no Instagram, Paulina argumentou sobre como as mulheres são vistas na sociedade. "Em uma sociedade patriarcal, as mulheres sempre foram vistas como objetos de desejo ou cuidado. Porque estas são as necessidades dos homens que governam o mundo. É por isso que a juventude e a beleza são uma moeda tão forte", disse.
No desabafo, a modelo refletiu sobre as diferenças entre homens e mulheres, ainda que façam as mesmas coisas na sociedade. Nesse caso, ela destacou que o peso negativo sempre recai para o lado feminino.
"Quando eu era uma jovem modelo expondo meu corpo, era porque alguém aprovava. Alguém decidiu que era para ser comemorado. Eu não sabia o suficiente para ter uma compreensão das consequências. Daí a objetivação. Agora, quando exponho meu corpo, faço-o com meu pleno conhecimento e consentimento. Por isso, celebração", afirmou ela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.