Gil, Sabatella e mais: Famosos comemoram 7 de Setembro e comentam atos
Hoje comemora-se o Dia da Independência do Brasil, e muitas celebridades aproveitaram para comemorar os 200 anos da data e reforçar posicionamentos políticos.
Alguns famosos criticaram o discurso do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em um ato no Distrito Federal. O candidato ao cargo de chefe do Executivo puxou um coro de "imbrochável" no evento e incentivou comparações entre as primeiras-damas.
Veja abaixo o que artistas e celebridades publicaram sobre o 7 de Setembro nas redes sociais:
Gilberto Gil
Em comemoração à data, o ex-ministro da Cultura compartilhou um vídeo em que afirma que "o papel do Brasil é o papel da fraternidade universal".
"200 anos de independência do Brasil e seguimos na luta pela construção da nossa nação fraterna e solidária com o potencial de todas as nações", escreveu o artista na legenda.
Paulo Ricardo
"Parabéns, meu Brasil. 200 anos de uma história linda e louca, e que a gente volte a sorrir como esta bandeira", disse o cantor, ao publicar uma obra do artista Zilando Freitas que representa a bandeira do país "sorrindo".
Maria Cândida
A apresentadora fez uma analogia entre a Independência do Brasil e a independência das mulheres. "Seja país, povo ou pessoa, nunca mais tirarão nosso poder, inclusive de voto", escreveu.
Letícia Sabatella
A atriz comemorou a data, aproveitando para defender a Amazônia e outras causas sociais.
"Para conquistarmos a Independência do ser! Salve, Brasil! Nenhuma gota mais de sangue indígena, nenhuma arma mais contra a população das favelas! Liberdade aos que ainda são escravizados! Dignidade a todos os cidadãos! Justiça histórica aos oprimidos! Reparação aos negros e pardos pelos danos da colonização! Independência é vida!", escreveu.
Karina Bacchi
Karina publicou um registro em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, e fez um apelo religioso, pedindo orações pelo país.
"Que a integridade e o caráter de Deus se manifestem em nossos governantes, em nossas ações e decisões! Em nome de Jesus, por valores eternos! Somos um país independente há 200 anos, mas somos dependentes de Deus com orgulho, temor e amor", comentou.
Felipe Neto
O influenciador digital criticou o discurso de Bolsonaro em Brasília (DF) na manhã de hoje, em que o atual presidente puxou um coro de "imbrochável".
Neto compartilhou uma frase da filósofa francesa Simone de Beauvoir para comentar a atitude do candidato do PL: "Ninguém é mais arrogante em relação às mulheres, mais agressivo ou desdenhoso, do que o homem que duvida de sua virilidade."
Ele também compartilhou uma charge e zombou do presidente chamando-o de "Broxonaro".
Paulo Vieira
O humorista também comentou indiretamente o discurso de Bolsonaro no Distrito Federal.
"Todo mundo sabe que o problema do [Bolsonaro] é fálico. É falta do dele, de outros", escreveu nas redes sociais.
Erika Schneider
A ex-peoa de "A Fazenda" e ex-bailarina do Faustão ressaltou a importância do feriado e compartilhou uma foto ao lado de uma criança indígena.
"Hoje, dia 7 de setembro, o Brasil comemora 200 anos de independência. É uma das datas mais importantes da trajetória do país como nação!", escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.