Topo

Lays é campeã: como foi a final da 9ª temporada do 'MasterChef'

Lays venceu a 9ª temporada do "MasterChef Brasil" - Reprodução/Band
Lays venceu a 9ª temporada do 'MasterChef Brasil' Imagem: Reprodução/Band

Colaboração para Splash, em Pernambuco

07/09/2022 00h52Atualizada em 07/09/2022 01h08

A engenheira Fernanda e a designer Lays disputaram a grande final da 9ª temporada do "MasterChef Brasil" de sua versão amadores, com Lays sendo coroada a vencedora.

"Você entrou aqui uma menina e hoje eu vejo você uma mulher, uma ótima cozinheira, que dá pra enfrentar o que você quiser na sua vida", declarou Fogaça.

"Tua cozinha é muito equilibrada, você trabalha muito bem o doce e o salgado", disse Helena Rizzo.

Como é de praxe na final, as duas finalistas tiveram o cardápio livre, precisando entregar um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa.

Splash te conta tudo que aconteceu no último episódio:

Entrada:

Para cada uma das etapas, Lays e Fernanda tiveram 1 hora de prova e 3 minutos de mercado.

Para a entrada, as duas apostaram no mesmo ingrediente principal: a vieira.

Lays se enrolou um pouco mais com seu prato, pois demorou a mexer com as vieiras, enquanto Fernanda montou todos os pratos bem antes do prazo.

Fernanda serviu primeiro seu prato: Vieira com caldo de flor de clitória farofa de pistache e castanha xerém. A ideia da mineira era trazer um prato que lembrasse o mar.

Os chefes consideraram sua ideia e planejamento bom, com uma vieira gostosa, mas em pouca quantidade. O caldo foi considerado gelatinoso e sem tempero. A montagem do prato também foi apontada como algo que poderia ter sido melhor trabalhado.

Lays apostou em vieira com beurre blanc, folha de arroz crocante e caviar. Suas vieiras estavam bem no ponto, o molho foi considerado interessante e o crocante do arroz foi elogiado. O que foi apontado foi apenas um pouco de gordura na receita.

Prato principal

Já no prato principal, Lays estava mais calma que Fernanda. Enquanto a engenheira queimou sua couve-flor, Lays seguiu tranquilamente no processo de preparar sua lagosta.

Nos últimos 5 minutos, as duas já estavam com os processos adiantados e montando os pratos.

Lays entregou lagosta com creme de cenoura, cogumelos e milho. Um dos pontos criticados foi o ponto da lagosta, mas o purê de cenoura foi bastante elogiado e a acidez que ele trouxe foi elogiada por quebrar a acidez da lagosta.

Fernanda serviu legumes na brasa, farofa negra e uma glace, com a ideia de representar o fogo. Ela não serviu a couve-flor queimada por achar estranha. O prato dela foi elogiado e foi considerado bastante ousado.

Os chefs declararam que a disputava estava muito acirrada até então e que a sobremesa decidiria a vencedora.

Sobremesa

Na sobremesa, as duas se atrapalharam desde o mercado: enquanto Lays esqueceu de pegar chocolate branco, Fernanda esqueceu leite de côco.

Durante a prova, tanto o mezanino quanto Fernanda se incomodaram porque Lays recebeu dicas do mezanino, mas a competidora também foi ajudada por conselhos vindos dos eliminados.

Lays, que decidiu fazer um sorvete, fez duas bases, para usar nitrogênio líquido ou o ultra-congelador, mas ambas deram certo e ela acabou escolhendo usar o do ultra.

Fernanda serviu primeiro, apostando em sopa de frutas vermelhas, quenelle de bauliha, raspas de limão e tuille. O prato foi considerado bem equilibrado, com uma tuille equilibrada, mas foi aconselhada a ter colocado mais frutas.

Para se despedir, Lays entregou sorvete de missô e cumaru, farofa de castanhas e coentro com framboesa. O prato foi bem elogiado, simples e bem finalizada. Ela foi apontada por ter fundido a comida oriental com outros toques.

Ao final do menu, Lays foi coroada a vencedora da temporada.