Atleta olímpica, acusado de assédio e produtor: os filhos de Elizabeth 2ª
A rainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta-feira, aos 96 anos. A monarca estava no poder há 70 anos e, agora, quem assume o trono da família real britânica é o, agora, Rei Charles 3º, 73, primeiro herdeiro.
Elizabeth foi casada com o Príncipe Philip por 74 anos e, além de Charles, teve outros três filhos, Anne, Andrew e Edward.
Anne Elizabeth
A única herdeira mulher da Rainha é Anne Elizabeth Alice Louise, de 72 anos. Nascida em 15 de agosto de 1950, em Londres, desde jovem ela é conhecida por não seguir à risca os desejos da família.
Reservada, sua vida pessoal não é muito conhecida pela imprensa e suas aparições são, em sua maioria, para divulgar os seus trabalhos de caridade. Ela atua em mais de 200 instituições.
Apaixonada por cavalos, Anne sempre teve muito talento para esportes e é a única da família real que já participou das Olimpíadas ao competir na modalidade de hipismo. A herdeira já venceu duas medalhas de prata e uma de ouro na European Eventing Championship.
Em 1973, ela se casou com Mark Phillips, tenente e capitão da Cavalaria Armada, com quem teve dois filhos, Peter e Zara Phillips. No entanto, em 1992, o casal se separou e a Princesa se tornou a primeira da família real a se divorciar e casar novamente. No mesmo ano que o relacionamento com Mark acabou, ela se casou com o ex-comandante da marinha Timothy Laurence.
Em 2002, Anne foi questionada sobre a rainha Elizabeth 2ª não ser uma mãe calorosa com seus filhos e, em sua resposta, defendeu a mãe. "Eu simplesmente não acredito que haja alguma prova para sugerir que ela não seja carinhosa. É inacreditável", disse, irritada, à BBC.
Andrew Albert
O terceiro filho de Elizabeth é Andrew Albert Christian Edward. Quando nasceu, em 1960, ele era o segundo na linha de sucessão ao trono. Agora, ele é o oitavo.
Chamado de Duke de York, ele dedicou sua vida à carreira militar, atuando por 22 anos como piloto de helicóptero, Comandante e vice-almirante da Marinha Real.
Tido como o filho favorito de Elizabeth, Andrew foi considerado um dos solteiros mais cobiçados da coroa, até 1986, quando se casou com Sarah Ferguson, com quem teve duas filhas, Beatrice e Eugenie. Eles se separaram dez anos depois.
Ser o querido da mãe não fez com que ele se afastasse de polêmicas. Andrew era muito amigo de Jeffrey Epstein, bilionário americano acusado de exploração sexual de menores. O Principe foi acusado de agressão sexual por Virginia Roberts Giuffre, algo que ele sempre negou.
Com o escândalo, ele se afastou dos compromissos reais em 2019. Já em 2020, príncipe Andrew foi acusado na justiça de ser o "indivíduo poderoso" que era alvo das "escravas sexuais" de Jeffrey Epstein. As informações são do tabloide britânico The Mirror.
Nos processos, o príncipe também é acusado de fazer "orgia com várias outras meninas menores de idade". O Mirror aponta ainda que ele "pressionou o governo dos EUA a conceder um acordo judicial" a Epstein, em 2007.
Em fevereiro deste ano, príncipe Andrew e Virginia Giuffre chegaram a um acordo. As partes "chegaram a um acordo extrajudicial", escreveu o advogado de Giuffre, David Boies, em uma carta a um juiz de Nova York enviada em nome de ambas as partes. Os termos financeiros do pacto não foram divulgados pelo advogado.
Em janeiro deste ano, ele perdeu seus títulos militares e da realeza. À época, o Palácio de Buckingham informou que Andrew, que era duque de York, deixou de ser chamado de Sua Alteza Real.
Edward Antony
O quarto filho do casal é o caçula Edward Antony Richard Louis, condecorado conde de Wessex. Nascido em 1964, o Príncipe nasceu em Londres e, assim como irmão Andrew, quis seguir carreira militar. No entanto, suas tentativas foram frustradas e resolveu voltar seus esforços ao entretenimento, trabalhando como produtor de TV.
Em 1999, Edward se casou com Sophie Rhys-Jones e teve dois filhos, Louise e James Windsor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.