Topo

Âncoras da BBC vestem preto após notícia sobre saúde da rainha; entenda

O âncora Huw Edwards, da BBC News, apareceu de terno e gravata pretos e preocupou os telespectadores - Reprodução/Twitter
O âncora Huw Edwards, da BBC News, apareceu de terno e gravata pretos e preocupou os telespectadores Imagem: Reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

08/09/2022 11h20Atualizada em 08/09/2022 16h10

Após noticiarem que a rainha Elizabeth 2ª foi colocada sob observação médica após piora em seu estado de saúde, os âncoras da BBC apareceram vestindo preto, preocupando os telespectadores.

O protocolo é adotado na emissora pública britânica quando há preocupação grave sobre o estado de saúde da monarca. O mesmo aconteceu após a morte do príncipe Philip, em abril de 2021.

Na época, fontes dentro da BBC contaram ao site Business Insider que os apresentadores sempre têm roupas pretas à disposição para o caso de mortes de figuras importantes, como membros da família real ou do governo.

Além da troca de roupas, a emissora também cancelou toda a sua programação para exibir um plantão sobre o assunto.

Hoje, os médicos da monarca de 96 anos anunciaram que estão novamente preocupados com seu estado de saúde. Os familiares imediatos da rainha foram informados e levados à Escócia, onde ela se encontra. Esse tipo de anúncio é considerado incomum e causou preocupação entre súditos e autoridades.

"Na sequência de uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A Rainha permanece confortável e em Balmoral", disse um porta-voz do palácio de Buckingham.

Uma fonte do palácio minimizou as especulações de que a monarca sofreu uma queda.

Após verem os apresentadores da BBC vestindo preto, os telespectadores se preocuparam: "Eu não estou preparado para mais uma atualização do Palácio de Buckingham. A rainha sempre foi uma presença constante na minha vida, Deus a abençoe".

Rainha Elizabeth 2ª