Daniel Radcliffe, Colin Firth e mais: britânicos que são contra a monarquia
A morte da rainha Elizabeth 2ª causou comoção mundial, com admiradores de todos os lugares demonstrando seus sentimentos de luto pela monarca.
Mas não é só de amor de seus súditos que vive a família real e muitos famosos já expuseram em público seus posicionamentos contra a monarquia.
Com mais de 70 anos de reinado, Elizabeth foi alvo de críticas não apenas de figuras políticas, mas também de algumas celebridades que já deixaram claro que não eram a favor dela e da sua maneira de governar o Reino Unido.
Splash separou alguns nomes que nasceram na terra da rainha e já se posicionaram publicamente contra o regime monárquico.
Daniel Radcliffe
Um dos principais ícones britânicos, além da família real, é Harry Potter, personagem criado por J.K. Rowling e que ganhou o mundo na pele de Daniel Radcliffe, com a sua série de livros e filmes.
No entanto, o protagonista da saga não é fã da realeza.
Em entrevista ao Daily Beast, o ator declarou: "Eu não sou um monarquista. De jeito nenhum. Eu sou definitivamente um republicano no sentido britânico da palavra. Eu simplesmente não vejo utilidade na monarquia, embora eu seja um patriota feroz.
Tenho orgulho de ser inglês, mas acho que a monarquia simboliza muito do que havia de errado com o país.
Daniel Radcliffe
Colin Firth
Vencedor do Oscar de melhor ator por justamente ter interpretado um monarca, Colin Firth já admitiu não gostar da monarquia como sistema de governo.
O ator interpretou o rei George 6º, pai da rainha Elizabeth 2ª em "O Discurso do Rei".
Questionado sobre a família real pela CNN, Firth disse que ele não conseguia concordar com a maneira totalitária pela qual os monarcas chegaram ao poder.
"Eu realmente gosto de votar, é uma das minhas coisas favoritas", falou. Além disso, ele disse que não existir eleições nesse sistema é um "problema" para ele.
Sex Pistols
A banda formada por Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock não esconde o seu descontentamento e lançou até mesmo a música "God Save the Queen", que diferente do que se pode imaginar pelo título, "Deus Salve a Rainha", não é uma homenagem.
Na faixa, o Sex Pistols chama a monarquia de regime fascista e diz que não há futuro na Inglaterra.
Morrissey
O terceiro álbum do Smiths não mostra muita simpatia pela rainha da Inglaterra. Intitulado "The Queen is Dead", algo como "A Rainha Está Morta", o disco deixa claro o pensamento da banda.
O vocalista Morrissey também sempre foi o mais aberto sobre seu sentimento pela família real. Durante uma entrevista ao The Telegraph, ele disse que a rainha era "a ditadora suprema".
"Se o povo britânico decidisse amanhã que a rainha deve sair do cargo, então a rainha não hesitaria em virar seus tanques contra o povo britânico. Isso aconteceria", completou.
Seu desprezo não é apenas por Elizabeth. Quando questionado sobre o incidente em que um estudante australiano atirou contra o príncipe de Gales, em 1992, Morrissey respondeu:
Eu gostaria que o príncipe Charles tivesse sido baleado. Acho que faria o mundo um lugar muito mais interessante.
O cantor também ligou o suicídio de uma enfermeira de Londres à Kate Middleton.
"Ninguém culpa Kate Middleton, que estava no hospital sem qualquer motivo, pelo o que eu posso ver... Ela não se sente envergonhada com a morte desta mulher. A arrogância da realeza inglesa é inacreditável, absolutamente inacreditável."
Na época, Morrissey fez sua banda vestir camisetas com os dizeres "Nós odiamos William e Kate" durante um show.
Danny Boyle
Diretor vencedor do Oscar, Boyle já falou publicamente sobre seu desejo de ter um governante eleito.
Em entrevista ao The Guardian, ele disse que a monarquia deveria ser "abolida" e, caso houvesse um desejo público de ainda ter uma família real, o chefe de estado deveria ser escolhido por meio de uma votação.
"Acho que a pressão sobre eles é muito grande, como mostram alguns eventos recentes. É um holofote ridículo sob o qual eles estão. Você ainda pode ter uma família real, se quiser, mas tenha um chefe de estado eleito."
Noel Gallagher
O ex-integrante do Oasis foi bastante sincero e assertivo ao falar sobre a monarquia britânica.
"Eu não desejaria que a família real morresse, apenas seriamente mutilada. Eu tiraria algumas pernas", disse à Rolling Stone.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.