Topo

Morte de Elizabeth 2ª faz hino censurado do Sex Pistols perder o sentido?

Sex Pistols foi censurado pela monarquia - Reprodução
Sex Pistols foi censurado pela monarquia Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

11/09/2022 04h00

A morte da rainha Elizabeth 2ª muda muita coisa na monarquia britânica, acostumada com a mesma monarca há 70 anos. Mas não é só dentro do ambiente real que alterações devem acontecer.

É o caso da música "God Save The Queen", hit da banda inglesa Sex Pistols lançado em 1977 no álbum "Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols", o único de estúdio da banda.

Em tradução para o português, o título da faixa diz "Deus Salve a Rainha" e faz uma alusão ao agora antigo hino britânico.

No entanto, a letra tem um significado totalmente oposto e acusa a monarquia de ser um regime fascista. Além disso, diz que a rainha Elizabeth 2ª não é um ser humano.

Agora, com a morte da monarca, o hino oficial do Reino Unido passou por modificações e mudou para "God Save the King" ("Deus Salve o Rei"), já que Charles 3º, filho mais velho da monarca, assume o trono.

A letra de "God Save the Queen" permanecerá a mesma na essência, mas as menções à "rainha" serão substituídas por "rei", além de "ela" e "dela", trocadas por "ele" e "dele".

Censura

Como é de se imaginar, a rainha Elizabeth 2ª não gostava da versão do Sex Pistols do hino e a música foi censurada. Na época, a família real exigiu que todas as cópias do álbum com a canção fossem destruídas.

A faixa foi lançada poucos dias antes do Jubileu de Prata — comemorações dos 25 anos da ascensão ao trono da rainha, que aconteceu em 1977.

Mesmo banida da rádio e televisão, a música alcançou o segundo lugar nas paradas musicais. Em apenas cinco dias foram vendidas 150 mil cópias. O hit se tornou um dos maiores clássicos da história do punk.

Rainha Elizabeth 2ª