Holyroodhouse; como é o palácio onde corpo da rainha está descansando
O corpo da rainha Elizabeth 2ª chegou a residência oficial da família real na Escócia, o Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo. Ele é o primeiro destino de um cortejo iniciado por volta das 10h do horário local, 6h do horário de Brasília. De carro, o caixão de carvalho, com flores brancas partiu do castelo de Balmoral.
Na Holyroodhouse, o corpo deverá descansar no Salão do Trono até amanhã. Em cortejo a pé, com previsão de início às 14h35 do horário local, 10h35 pelo horário de Brasília, o rei Charlles 3º e outros integrantes da família real seguirão para a Catedral de St. Giles, em Edimburgo.
Afinal, como é o palácio?
Com mais de 900 anos de história, o palácio já foi casa de muitos membros da família real, como a Rainha Maria 1ª da Escócia, que se tornou rainha com apenas seis dias de vida, e já tinha casamento marcado antes mesmo de aprender a falar ou andar.
Segundo informações do site real, Holyroodhouse foi fundado em 1128 por David 1ª da Escócia e serviu como residência oficial para reis e rainhas desde o século 15. A estrutura de palácio começou a ganhar forma apenas com a chegada de Jaime 4º, que decidiu converter os aposentos reais na época de seu casamento com Margaret Tudor, em 1503. Na sequência, o local passou por uma série de reformas e ampliações.
Em 1650, o palácio sofreu um incêndio durante uma visita de Oliver Cromwell. Não há informações se teria sido premeditado ou não. No entanto, a consequência do incidente fez com que o palácio fosse abandonado por um tempo.
Apenas uma década depois que Charles 2º decidiu restaurar o local e Holyroodhouse mais uma vez tornou-se um palácio real. As construções que dão a visão do que ele é hoje foram finalizadas em 1679.
Ao todo, o palácio tem 8.093 m² de área útil e contém 289 quartos. Os cômodos do monarca e de membros da Família Real estão localizados no segundo andar das alas sul e leste.
Já os quartos que são abertos ao público totalizam 17 e, entre eles, está a Grande Galeria e os cômdos do século 16 na Torre de James V.
Semana real
A rainha Elizabeth 2ª tinha costume de passar pouco tempo no local, apenas durante a semana de Holyrood (ou "semana real", como é conhecida na Escócia), momento em que a cultura do país é celebrada com desfiles e festas. Além disso, o local também é onde o monarca normalmente nomeia o primeiro-ministro da Escócia.
Cortejo fúnebre
A rainha Elizabeth 2ª morreu na quinta-feira (8) aos 96 anos. Ela foi considerada a monarca do reinado mais longo da história do Reino Unido.
Para o cortejo de despedida, um caixão de carvalho, com flores brancas colhidas no próprio castelo, levou o corpo da alteza pouco mais de seis horas até o primeiro destino, o Palácio de Holyrood, residência oficial da família, onde descansará no Salão do Trono.
Na rota, o cortejo passa por cidades e vilas escocesas, como Aberdeen, Dundee e Perth.
Em silêncio na maior parte do tempo, a população acompanhou a comitiva formado por sete carros para testemunhar a jornada final da rainha. O primeiro levava o caixão. A princesa Anne, uma das últimas pessoas a verem a rainha ainda em vida, seguiu no segundo com o marido, Timothy Laurence.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.