Quem é a ex-modelo de 57 anos que postou foto de biquíni e rebateu haters?
Paulina Porizkova, ex-modelo de 57 anos, tem chamado atenção nas redes sociais por suas publicações contra o etarismo e a relação com a beleza e a sensualidade após a juventude.
A tcheca ficou famosa nos anos 80 ao estampar capa de revistas internacionais como Vogue, Elle, Sport's Illustrated, Harper's Bazaar e Playboy. Nos anos 90, foi eleita uma das mulheres mais bonitas do mundo pela revista People. Ela também foi casada com um famoso cantor por 30 anos.
No entanto, antes disso, ela já havia sido destaque nos noticiários internacionais por ser alvo de uma disputa entre seus pais e o governo tcheco após o Pacto de Varsóvia.
Conheça a história de Paulina:
Tensões políticas separaram a família
Paulina passou anos separada de seus pais na infância. Em 1968, os antissoviéticos Anna Porizkova e Jiri Porizka fugiram da Tchecoslováquia para fugir da invasão da Rússia durante o Pacto de Varsóvia, deixando Paulina sob os cuidados da avó.
As autoridades tchecas proibiram o casal de reaver a guarda da filha. Três anos depois, a mãe de Paulina tentou sequestrá-la, mas foi presa. Ela estava grávida de sete meses. Depois de ser anistiada, Anna ficou em prisão domiciliar por três anos, até que a família foi expulsa do país.
Paulina, então, se mudou com a mãe e o irmão mais novo para a Suécia e conseguiu cidadania sueca. Pouco depois, seu pai abandonou a família. Ela havia passado seis anos sem vê-lo. Eles não são próximos desde então.
Por isso, a ex-modelo falou abertamente sobre seu apoio a Ucrânia na guerra contra a Rússia: "Quantas pessoas, quantas famílias vão sofrer agora por causa da luxúria de um homem por poder? Esse assunto é muito pessoal para mim e para minha família. Nós apoiamos a Ucrânia", escreveu em uma publicação.
Estrela de clipe e casamento com vocalista
Em 1984, Paulina estrelou o clipe do sucesso "Drive", da banda americana The Cars. Durante as gravações, ela conheceu o vocalista e guitarrista Ric Ocasek. Ela tinha 19 anos e ele, 40, quando se apaixonaram e começaram a viver um romance.
"Ric sempre foi encantado por ela. Ele era casado quando conheceu Paulina e ela era muito jovem, mas foi amor à primeira vista. Ele não conseguia acreditar que uma pessoa tão linda queria ficar com ele", disse um executivo que ajudou a produzir o vídeo.
Eles se casaram cinco anos depois, quando Paulina tinha 24 anos e Ric, 45. Eles tiveram dois filhos juntos: Jonathan Raven Ocasek, de 28 anos, e Oliver Orion Ocasek, de 24.
Modelo mais bem paga
De 1988 a 1944, Paulina Porizkova foi o rosto da marca de cosméticos Estée Lauder. De acordo com algumas publicações, a modelo assinou o contrato mais caro da época para representar a marca: US$ 6 milhões ou mais de R$ 30 milhões na cotação atual. Nos seis anos em que representou a grife, Paulina estampou campanhas e atuou em comerciais.
Após o fim do trabalho com a Estée Lauder, ela passou a ser o rosto da grife alemã Escada após assinar um novo contrato milionário.
Separação, morte de Ric e testamento surpreendente
Em maio de 2018, Paulina e Ocasek anunciaram a separação. Pouco mais de um ano depois, Ocasek morreu aos 75 anos. Ele lutava contra problemas cardíacos e um enfisema pulmonar.
No dia seguinte da morte, uma reviravolta: Paulina descobriu que Ocasek reescreveu seu testamento semanas antes, deixando ela de fora. Ele alegou que ela a abandonou enquanto ele estava doente.
"Não faço provisões para minha mulher [...] porque estamos no processo de divórcio. Mesmo que eu morra antes de nosso divórcio ser finalizado, [...] Paulina não tem direito a qualquer parte [...] porque ela me abandonou", escreveu o artista no documento.
No entanto, amigos do casal entrevistados pelo jornal Page Six afirmaram que Paulina esteve ao lado de Ocasek mesmo após a separação, e dizem que foi o cantor quem mudou de comportamento e "deixou o relacionamento de lado".
Em setembro do ano passado, Paulina fez uma homenagem a ele nas redes sociais: "Em 35 anos que passamos juntos, a grande maioria das memórias que criamos são maravilhosas. É nisso que vou focar. Nos 25 anos de memórias maravilhosas. Meu amor, você sabe que sentimos sua falta todos os dias."
Demissão de programa de televisão
Em 2009, Paulina anunciou que foi demitida do reality show "America's Next Top Model" pelo telefone no dia do seu aniversário. Ela passou dois anos no painel de jurados do programa, que elegia a "nova top model americana" e era apresentado por Tyra Banks.
"Me falaram que a razão da minha demissão, aparentemente, é que o programa tinha muita gordura, e eles precisavam cortar parte da gordura, e a gordura era eu", disse ela, debochando da situação no programa de televisão "Late, Late Show".
Questionada sobre o motivo, ela deu detalhes de um clima ruim nos bastidores: "Eu imagino que deve ter sido por isso [questão financeira] ou meu ego gigante. Eu não sabia que tinha um ego gigante até os produtores me falarem que eu tinha um problema de ego", completou Paulina.
De acordo com a produção do programa, a demissão de Paulina aconteceu por motivos financeiros.
"O estado atual da economia forçou programas de televisão a fazer grandes cortes de orçamento. 'America's Next Top Model' não está imune aos desafios financeiros desses tempos. Tivemos que fazer cortes significativos em todas as áreas de produção e, infelizmente, Paulina foi uma das afetadas por esses cortes", afirmaram.
Namoro com diretor
No ano passado, Paulina namorou por alguns meses o roteirista americano Aaron Sorkin. Ele venceu o Oscar em 2011 de "Melhor Roteiro Adaptado" pelo filme "A Rede Social", além de ter ganhado vários Emmys por seu trabalho na série "The West Wing: Nos Bastidores do Poder".
A ex-modelo anunciou o término por meio das redes sociais, publicando uma foto dos dois com um coração partido.
"Eu sou tão grata pela presença dele na minha vida. Ele me ajudou a me curar e a me recuperar. De verdade, não deve haver um homem melhor, um homem que seja mais genuinamente bom. Ele é brilhante, divertido, engraçado e sexy", elogiou Paulina ao falar sobre o fim do relacionamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.