Topo

OPINIÃO

8 artistas que o Rock in Rio errou em não dar mais atenção

Avril Lavigne foi uma das artistas subestimadas do Rock in Rio 2022 - Zô Guimarães / UOL
Avril Lavigne foi uma das artistas subestimadas do Rock in Rio 2022 Imagem: Zô Guimarães / UOL

Yolanda Reis

Colaboração para Splash, do Rio

12/09/2022 12h00

Fazer um festival não é tarefa fácil. Ainda mais um tão grande quanto o Rock in Rio: são sete dias de música, centenas de artistas convidados, diversos palcos.. É muito detalhe!

É impossível ser perfeito, mas é possível ser melhor. O Rock in Rio 2022 errou em algumas distribuições de artistas em palcos. Não foram poucos os que

Ludmilla

Ludmilla gastou R$ 2 milhões para fazer um show espetacular e icônico no Rock in Rio. Ela trouxe assuntos importantíssimos para o palco - racismo, lesbofobia, política. Também convidou diversas artistas pretas para recontar a história da mulher negra na música do Brasil.

Isso sem contar o público. Embora não haja contagem oficial, aparentemente o público foi o maior do palco Sunset, chegando a lotar até mesmo o fosso, espaço entre grade e palco, de famosos.

Luísa Sonza

Luísa Sonza foi outra que subiu no palco Sunset mas deveria estar no Palco Mundo, principal do festival. Primeiro, pelo som: ela combinaria muito com Justin Bieber e Demi Lovato, que tocaram por lá. Segundo, pela energia: o show dela foi empolgante e contagiante, com um público enorme. A cantora precisava de um lugar maior e de mais destaque para brilhar, pois ela tem todo o potencial.

Papatinho, L7nnon, MC Hariel e MC Carol

Os ícones do trap e funk trouxeram um público jovem - e gigantesco - para o Sunset. A estrutura não foi suficiente para aguentar tanta gente, e logo no começo do show não era mais possível acessar um lugar no qual o palco fosse visível. Talvez por estar "começando" com o trap, o Rock in Rio não pensou que pudesse fazer tanto sucesso - mas o estilo e os artistas precisam de mais valorização

Avril Lavigne

Alguém consegue explicar por que Avril Lavigne subiu no palco Sunset, e não do Palco Mundo? Não? Ninguém? Realmente, é difícil entender o porquê uma das maiores artistas 2000 foi chamada para um dia cheio de nostalgia e não foi para o palco principal. Depois de oito anos, a princesa do punk voltou ao Brasil - e com o tanto de fãs dela, estava na cara que ia lotar. Daria, facilmente, um show principal.

Racionais

Os Racionais são um dos maiores grupos musicais brasileiros, e grandíssimas referências do hip hop. Apresentaram, no palco Sunset, um show espetacular - com um visual de palco dinâmico e impecável, mensagens importantes e uma galera bem grande assistindo. Pela história da banda e todo o potencial deles, mereciam um destaque maior.

Ratos de Porão

O Rock in Rio errou duas vezes com os Ratos de Porão: a primeira, escreveram o nome da banda de forma errada no camarim. A segunda, colocaram-os no palco Supernova, um dos menores do festival. A banda é uma das mais tradicionais e conhecidas do rock brasileiro. Com recém-completos 40 anos de carreira, poderiam ter sido melhor aproveitados no evento.

Jão

O queridinho da nação de 2022 mostrou, entre diversos shows esgotados pelo Brasil, e números incríveis de streaming, que é adorado. Sabiam que ele teria um grande público, baseando-se no sucesso dele e performances em outros festivais. Mesmo assim, foi encaixado para fazer um show diurno em um palco que não era o principal. Mas, enfim, acontece.

Jovem Dionísio

Jovem Dionísio é uma banda com um sucesso recente. Mas, mesmo assim, não é qualquer um que tem um dos gêneros queridinhos de música do Rock in Rio e viraliza com uma das músicas mais tocadas do ano. "Acorda Pedrinho" tocou no Supernova - mas simplesmente explodiria em um palco maior. Também seria uma chance deles mostrarem as outras faixas, que são muitíssimo boas.