Da Escócia a Londres, por onde passará o cortejo da rainha Elizabeth 2ª
Rainha Elizabeth 2ª estava no Castelo de Balmoral, na Escócia, quando morreu na última quinta (8). Ontem, corpo da monarca foi transferido de carro para a capital do país, Edimburgo, onde se encontra agora para cortejo.
Segunda-feira
Segundo o jornal The Scottish Daily Express, hoje o corpo fará uma procissão pela Royal Mile (Milha Real), rua no centro histórico da capital escocesa, saindo do Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial da rainha em Edimburgo.
Depois, membros da família real se reunirão na Catedral de Santo Egídio, onde acontecerá o primeiro velório. Após a cerimônia, o corpo da rainha ficará num caixão fechado na catedral por 24 horas, para que possa ser velado pelo público.
Terça-feira
Amanhã, o corpo será levado a Londres. A Operação Unicórnio determina que o trajeto deve começar na Estação Waverley, onde o caixão será colocado no trem privativo que a família real britânica usa desde 1840.
Segundo o jornal The Daily Mail, as autoridades já estão preparadas para lidar com as multidões que se reunirão ao redor das ferrovias para ver o trem passar. No entanto, caso a viagem de trem não seja possível, o corpo será levado num voo partindo do aeroporto de Aberdeen — foi por lá que os membros da família real chegaram para acompanhar a rainha em seus últimos momentos.
Quarta, quinta, sexta e sábado
Em Londres, a primeira-ministra e os ministros participam de uma cerimônia para receber o caixão. O corpo será levado em procissão do Palácio de Buckingham até o Palácio de Westminster, a sede do parlamento britânico.
Lá, ficará exposto por quatro dias, coberto pelo estandarte real e com a coroa, o cetro e o orbe imperiais do Estado. Membros do público podem prestar sua homenagem mediante compra de ingresso.
Segundo a Operação Unicórnio, o funeral está planejado para ocorrer dez dias após a morte, ou seja, no próximo domingo. A data, porém, ainda não foi confirmada oficialmente.
O corpo da rainha deve ser enterrado na capela memorial Rei George 6º. O caixão passa a ficar ao lado de onde está enterrado o duque Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.