Topo

'Round 6' faz história com vitórias no Emmy 2022

Diretor coreano Hwang Dong-hyuk aceita prêmio no Emmy por "Round 6" - AFP
Diretor coreano Hwang Dong-hyuk aceita prêmio no Emmy por 'Round 6' Imagem: AFP

De Splash, em São Paulo

12/09/2022 23h47

'Round 6' fez história no Emmy 2022! Lee Jung-jae ganhou o prêmio de melhor ator em série dramática, e Hwang Dong-hyuk ganhou o prêmio de melhor direção, no mesmo gênero.

Com isso, eles marcam as primeiras vitórias para uma série falada de forma predominante em uma língua não-inglesa no prêmio da Academia. Veja aqui a lista completa de vencedores.

Aos 51 anos, Hwang agradeceu à Netflix e ao elenco da série, e prometeu voltar para a cerimônia com a segunda temporada. "Espero que esta não seja a última série coreana aqui", declarou.

A indicação de 'Round 6' em 14 categorias já havia sido algo histórico para a premiação da Academia de Artes e Ciências Televisivas. Com as vitórias, ela começa a seguir os passos de "Parasita", que ganhou o Oscar de melhor filme em 2020.

Aos 49 anos, o ator e cineasta coreano Lee Jung-jae também levou sua estatueta para casa, e agradeceu a Hwang por criar a série que aborda um problema realista dentro de uma fábula que conquistou o mundo.

"Gostaria de agradecer à Academia e à Netflix, e ao diretor Hwang Dong-hyuk, or fazer os problemas realistas ganharem vida na tela", declarou. Em seguida, ele agradeceu em coreano a todo o público assistindo à série em seu país.

Embora ele tenha ganhado destaque no ocidente após o sucesso de "Round 6", Lee já tem outros projetos em vista. No último fim de semana, ele foi anunciado como membro do elenco de "The Acolyte", nova série do universo Star Wars criada por Leslye Headland ("Boneca Russa"). Ele vai atuar ao lado de Amandla Stenberg.

Lee Jung-jae começou a carreira à frente dos holofotes por volta de 1993, quando foi descoberto por acaso pelo designer Hang Yong-soo enquanto trabalhava em um café.

A partir de então, passou a trabalhar como modelo, e sua estreia na TV foi com o k-drama "Dinosaur Teacher" ("Professor Dinossauro", em tradução livre). Antes de "Round 6", ele ficou quase 10 anos longe das telinas — havia voltado em 2019, com o drama político "Chief of Staff".

Dois anos depois, sua escalação para a série da Netflix transformaria sua carreira.