Topo

Ludmilla x Anitta: entenda como show de Lud no RiR reacendeu rivalidade

Anitta e Ludmilla levaram o funk ao Rock in Rio nos anos de 2019 e 2022 - Reprodução/Instagram
Anitta e Ludmilla levaram o funk ao Rock in Rio nos anos de 2019 e 2022 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, no Rio

13/09/2022 04h00

Ludmilla transformou o Rock in Rio em um grande baile funk no último domingo. A apresentação, que teve investimento de R$ 2 milhões, foi elogiada pelo público e pela crítica, mas um detalhe chamou atenção das redes sociais e reacendeu a antiga treta da artista com Anitta.

Ao cantar a música "Onda Diferente" no final do show, Lud retirou a voz da cantora da performance.

Só que não foi uma decisão unicamente "contra" Anitta. Durante o show, Ludmilla também retirou os vocais de Leo Santana, em "Invocada", e de Mariah Angeliq, em "Socadona".

Por outro lado, ela manteve as vozes de Gloria Groove no dueto do "Lud Sessions", e de Xamã em "Deixa de Onda", música lançada originalmente por Dennis DJ.

Apesar disso, a ausência do vocal de Anitta foi suficiente para renascer a história entre os fãs das cantoras, que começaram a trocar farpas no Twitter.

Os fãs da poderosa alegam que Lud não superou o fim da amizade, diferente da intérprete de "Vai, Malandra" que tem mantido a voz da ex-colega em apresentações recentes, como o show no Coachella, nos Estados Unidos, e no Rock in Rio Lisboa, realizado em Portugal.

"A Anitta deixou a voz da Ludmilla no Rock in Rio, Coachella, Lollapalooza e Tomorrowland e hoje a Ludmilla provou mais uma vez que ainda não amadureceu o suficiente pra colocar de volta a voz da Anitta nas músicas delas durante os shows", escreveu um fã em tweet que já teve mais de 11 mil curtidas.

Outros fãs também defendem Ludmilla e afirmam que a artista é criticada injustamente. "O fato é o seguinte: se a Ludmilla colocasse a voz da Anitta no Rock in Rio, iriam falar que ela tava querendo hype em cima da Anitta. Se ela tira, ela é imatura. A verdade é que vocês nunca irão ficar satisfeitos com o brilho da Ludmilla, vão sempre arrumar um jeito de reclamar", disse uma internauta.


Apesar de deixar a voz de Ludmilla durante a faixa "Onda Diferente", Anitta também já retirou a voz da colega de profissão ao cantar outra parceria delas, a música "Favela Chegou", gravada originalmente para o DVD "Hello Mundo", lançado por Ludmilla em 2019.

Fãs levantaram a hipótese de que Anitta não retira a voz de Ludmilla de "Onda Diferente" dos shows porque ela não detém os direitos sobre a música. Splash apurou que não há nenhuma proibição em relação ao uso do hit para nenhuma das artistas.

Nos shows realizados em grandes festivais recentemente, é comum Anitta deixar os vocais de seus parceiros, como Marília Mendonça, Cardi B, Wesley Safadão e J Balvin.

Entenda a treta

Composição de Ludmilla, "Onda Diferente" foi lançada originalmente em 2019 para o álbum "Kisses", de Anitta — a faixa ainda conta com a participação do rapper Snoop Dog. No entanto, meses depois, a parceria foi responsável por azedar a amizade entre as duas.

Quando Ivete Sangalo tocou a canção no palco do Rock in Rio 2019, Ludmilla usou as redes para agradecê-la, sem citar o nome dos parceiros de interpretação, gerando críticas dos fãs de Anitta.

Lud, em sua defesa, explicou que a canção era uma composição sua apenas e ainda disse que, inicialmente, a gravadora nem queria lançá-la. A divulgação só aconteceu após Anitta entrar no projeto.

Em seguida, o rapper Snoop Dog somou-se à parceria, mas impôs uma condição para participar: 50% da faixa seria dele.

Foi nessa época que Ludmilla tomou ciência de que Anitta tinha colocado seu nome na composição e criação da música. Lud, então, foi tirar satisfações, enquanto Anitta alegou que tudo tinha sido negociado anteriormente porque ela garantiu a viabilidade com a gravadora e auxiliou na produção.

A briga chegou aos fãs das duas cantoras nas redes sociais e o nome de Anitta foi tirado da música.